Petrobras utiliza técnicas inovadoras

Coluna "Navegação em Foco" - LOP - Jornal O Liberal

Navio Tanque Aliviador utilizando tecnologia DP – Dynamic Positioning (Posicionamento Dinâmico).

As operações de transferências de petróleo das FPSO – plataformas que produz e armazena o óleo cru – para os navios aliviadores no Brasil, são realizadas através de um navio Tanque Aliviador DP (Dynamic Positioning Shuttle Tanker) que possui uma tecnologia chamada DP – Dynamic Positioning (Posicionamento
Dinâmico), sistema onde a embarcação mantém a posição desejada pelo operador, considerando forças externas como, vento, corrente entre outras. Com isso, possibilita-se o carregamento mais seguro.
A operação convencional com uso de navio DPST, atualmente, é uma das mais usadas pelas empresas de E&P no Brasil. O petróleo é transferido do FPSO para o Shuttle Tanker, na locação do campo, e depois é realizada uma operação de transbordo (ship- to-ship), para, então, transferir o petróleo para o navio tanque.
O conceito operacional do CTV está na vanguarda das operações de transferência de petróleo offshore. Na nova forma de offloading que está sendo utilizada pela Total no Campo de Lapa, toda operação é realizada na locação do campo: o petróleo é transferido do FPSO através do CTV para o navio-tanque que leva a carga até o seu destino final (Europa, Ásia etc). Esta operação está sendo realizada pelos navios SEALOADER I e SEALOADER II, considerados os mais modernos para esse tipo de operação. Inclusive, um oficial paraense faz parte da tripulação do navio SEALOADER I: trata-se do oficial de náutica Patrick Carvalho, filho do Prático da Bacia Amazônica, Zé Maria de Carvalho. O CTV eliminará a necessidade de uma jornada completa de navio-tanque na logística de exportação de petróleo bruto, trazendo importantes vantagens como: minimizar riscos de uma operação de carga/descarga, evitar emissões de uma viagem de navio-tanque com duração média de 7 dias, reduzir custos de afretamento de embarcações e diminuir o tempo de comercialização da produção.

Marajó com extensa programação em julho

Municípios marajoaras receberam milhares de turistas em julho. O maior arquipélago fluviomaritomo do mundo atrai visitantes pelas belezas naturais, vivências únicas e vasta programação cultural.
Em Breves, teve até a realização dos Jogos Abertos Estudantis que contou com a participação de 800 jovens atletas. O prefeito Xarão Leão promoveu também o Festival de Verão com programação cultural, lazer, arte e ações sociais, além da realização dos festejos de Sant’Ana, a padroeira do município.
Em Afuá, milhares de macapaenses atravessaram a foz do Amazonas para prestigiarem o Festival do Camarão, que termina hoje com farta programação de shows e o melhor da culinária como a mujica, um caldo à base de camarão, muito apreciado.
Em Portel, o carnaval fora de época arrastou milhares de foliões para as ruas da cidade que é uma das mais belas do Marajó, com suas praias de águas límpidas e povo hospitaleiro.
Ponta de Pedras, Salvaterra e Soure, receberam um grande número de turistas paraenses e de outros estados, além de estrangeiros querendo desvendar o misticismo da região.
O Governo do Estado inaugurou diversos terminais hidroviários que vieram se somar às novas e modernas embarcações que singraram as águas dos rios da região transportando milhares de passageiros.
Registramos com destaque o novo ferry boat Henvil I, da empresa Henvil de Navegação, inaugurado há poucos dias, mas com sucesso consagrado pela qualidade e segurança do equipamento, que tem até elevador para idosos e solarium para apreciar a viagem pela grandiosa baía do Marajó.

Novo ferry boat Henvil I

MARES & RIOS

Termina hoje o 38º Festival do Camarão de Afuá, no arquipélago do Marajó. A programação que começou no último dia 28 de julho é promovida pela prefeitura, administrada pelo prefeito Mazinho Salomão. Em tempo, a nossa querida Afuá, que carinhosamente é conhecida como Veneza Marajoara estará em festa recebendo um grande número de turistas. Visite Afuá.

Na última quarta- feira (27), foi comemorado o 43º aniversário da criação da SOAMAR-Brasil, que é uma associação que congrega os agraciados com a medalha de Amigo da Marinha. A instituição foi criada em 27 de julho de 1979, durante a primeira convenção nacional das Sociedades de Amigos da Marinha, pelo então presidente e ministro da Marinha, almirante de esquadra Maximiniano Eduardo da Silva Fonseca (foto), considerado o patrono da Soamar.

O ICLEI América do Sul e o Instituto Humanize vão realizar I Encontro Regional ICLEI Amazônia, nos dias 1 e 2 de agosto de 2022, em de Barcarena. O reunirá ao longo de dois dias, parceiros da Prefeitura de Barcarena, associados do ICLEI e demais partes interessadas da região amazônica, proporcionando a troca de experiências, amplo networking e incentivando parcerias e negócios sustentáveis. O evento será fechado. A coluna agradece o convite.

As homenagens a Nossa Senhora de Nazaré ocorrem em diversas capitais brasileiras e no Rio de Janeiro (RJ), a programação é especial para os devotos e paraenses que residem na capital fluminense. A imagem peregrina da padroeira dos paraenses irá visitar o Rio de Janeiro no período de 11 a 14 de agosto, onde ela irá visitar vários locais e órgãos da cidade carioca. As informações são da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Como forma de chamar atenção da população para a Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o Palácio da Justiça foi iluminado de azul. A cor representa a campanha universal Coração Azul, criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para fortalecer as ações contra esse tipo de crime e como uma forma de prestar solidariedade às vítimas. A iluminação especial permaneceu até 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O Grupo Atlântica Matapi segue investindo em pronto atendimento aos exportadores e importadores no transporte rodoviário de cargas. O vice-presidente Tiago Pinto compartilhou o registro da entrega de 15 dos 30 novos caminhões que irão operar no terminal da Matapi em Vila do Conde.

Fonte: (CNF)(LOP) luizopinheiro@gmail.com

Por (LCN) Luis Celso News

luiscelsoborges@hotmail.com – @luiscelsonews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios