Lançamento de livro no Tribunal Marítimo

Coluna Luís Celso Borges "Navegando no Social" - Domingo

Na quarta-feira (22) o Vice-Almirante (RM1) Wilson de Lima Filho Presidente do Tribunal Marítimo participou do lançamento da versão em português do livro “Estabilidade do Rebocador, um Guia Pratico para Operações Seguras”, que foi realizada pelo CLC Plínio Calenzo, com apoio da Fundação Homem do Mar. O evento aconteceu no Tribunal Marítimo, com a presença de inúmeros representantes da comunidade marítima, especialmente, Oficiais da Marinha Mercante, e profissionais de empresas ligadas ao apoio portuário. Reencontrei dois estimados Chefes Navais que são minhas referências: VAlte Laranjeiras (Presidente da CDRJ) e VAlte Paulo José.

O emprego adequado dos rebocadores é essencial para que as manobras em nossos portos e terminais sejam seguras. Todos juntos pela justiça e segurança da navegação.

PROJETO

Exemplo positivo da parceria entre a academia e a indústria, foi apresentado na quarta-feira, (22), em Belém, o projeto de uma embarcação totalmente elétrica, movida à energia solar fotovoltaica, que deverá beneficiar comunidades amazônicas da região do Xingu, no Pará. O barco faz parte do Sistema Inteligente Multimodal da Amazônia (SIMA), resultado de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Norte Energia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

AGENTE MARÍTIMO

O dia 23 de junho é dedicado ao “Agente Marítimo”, foi instituído pela Lei nº 11.791, de 2 de outubro de 2008.  Essa profissão existe desde os primórdios da história, quando se instituiu o comércio marítimo. No mundo, é fácil encontrar agências marítimas centenárias. O agente representa um elo essencial na cadeia de comunicação entre os diversos profissionais que interagem com o navio quando ele chega a um porto nacional, pois é por meio de um agente que o navio recebe as orientações legais para atracar no porto e também para descarregar as mercadorias.

Na foto a Diretoria do SINDAMPA (Sindicato das Agências Marítimas do Estado do Pará, Amapá e Amazônia). Na comemoração dos 20 anos.

25 DE JUNHO

Dia Internacional do Marítimo – A data foi criada em 1978 pela Organização Marítima Internacional (OMI), a agência Nações Unidas especializada na segurança da navegação e na prevenção da poluição marinha provocada por navios. Realiza-se também um evento paralelo à data anualmente, desde 2005, num país membro da OMI. A Coluna parabeniza todos os marítimos.

PREMIAÇÕES

Autoridades portuárias e gestores de terminais tiveram seus trabalhos e suas gestões reconhecidos pelo Ministério da Infraestrutura durante a terceira edição do Prêmio Portos + Brasil. A cerimônia que marcou o reconhecimento à excelência de todo o setor ocorreu na noite da quinta-feira (23), em cerimônia realizada no Clube Naval, em Brasília. A região norte estar com cinco premiações, com Vila do Conde com duas.

Crescimento da movimentação TUP

Granel Sólido Agrícola

1º – Terminais Portuários Fronteira Norte – Terfron (PA)

Ranking do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP)

3º – Santos Port Authority (SPA) e Companhia Docas do Pará (CDP)

Crescimento da movimentação – Portos Públicos

1º – Companhia Docas de Santana – CDSA (AP)

Container

3º – Super Terminais Comércio e Industria, (Manaus/AM)

 Avanço IGAP

1º – Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia – SOPH (RO)

Cobertura completa no site: www.luiscelsnews.com.br

EBF

A Assembleia de Deus Campo Coqueiro – Grupo XXI. Vai realizar a EBF 2022 (Escola Bíblica de Férias) de 4 a 9 de julho 2022. Esse evento é para crianças e adolecentes aproximadamente  umas 600 pessoas nas quatro Congregações do Grupo XXI, com alimentações, brincadeiras e ensinamentos bíblicos. Queremos agradecer as parcerias da Praticagem da Barra do Pará e Fábrica Ricosa, mais estamos precisando de mais parceiros para essa grande obra que seja feita conforme a vontade do nosso Deus. Informação: PIX (91) (98112-0021).  A coluna irá cobrir o evento.

CASAIS E PESSOAS EM EVIDÊNCIAS

Tiago e Tatiane Pinto em Belém/PA

João Antônio e Valéria Garcia em Belém/PA

Andreza Gonçalves, Cantor Kaian Muniz, no Petra Gastrobar em Goiânia/GO

Alexandre Carvalho e Rodolfo Nóbrega em Belém.

NEWS

União Europeia planeja eliminar gás russo em meio à alta inflação. A UE dependia da Rússia para até 40% de suas necessidades de gás antes da guerra.

Confiança do consumidor volta a crescer em junho, aponta FGV. Crescimento ocorre após queda de 3,1 pontos de abril para maio.

Prévia da inflação oficial é de 0,69% em junho, diz IBGE. Taxa é maior que a registrada em maio: 0,59%.

Mais cargas estão passando pelos trilhos do Brasil. Foi registrado um aumento de 14% na movimentação de grãos nos pátios administrados pela Valec Ferrovias. A movimentação de combustíveis também cresceu, passando de 738.116 toneladas para 846.689 toneladas.

O Prêmio Portos + Brasil 3ª Edição foi sucesso. 22 Portos Públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) foram reconhecidos pela excelência na gestão e na governança. “As setas estão apontadas para cima de norte a sul do país“, afirmou o secretário de Portos do Brasil, Mário Povia.

O setor não é mais considerado um gargalo. Portos são exemplos de lucro, de gestão e de boas novas em tempos difíceis. “O setor (portuário) mostrou resiliência“, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio, sobre os esforços realizados ao longo dos anos.

A movimentação de trigo subiu, de janeiro a maio, nos Portos do Rio Grande do Sul. Os dados levam em consideração as operações nos cais públicos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, além dos terminais existentes. Entre os destaques do Porto do Rio Grande está o trigo, com alta de 266.83%.

Os Portos do Paraná lança neste mês o Mapa Estratégico com ações e projetos para o período de 2022 até 2027. O documento dá maior transparência às ações da empresa pública e projeta expansão dos Portos de Paranaguá e Antonina nos próximos anos.

O Porto de Suape permanece na liderança nacional na navegação por cabotagem e na movimentação de granéis líquidos entre os atracadouros públicos. Os dados do primeiro quadrimestre de 2022 foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O melhor mês de maio da história da Companhia das Docas da Bahia. Os Portos Organizados (Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus) registraram a movimentação de 1.213.021 toneladas de cargas – um crescimento de 8,40% em relação ao mesmo período de 2021.

No dia 20 de junho, o Núcleo de Assistência Social do Comando do 4° Distrito Naval, em parceria com o Serviço de Assistência Social Hospitalar do Hospital Naval de Belém, realizaram palestra para 21 militares, do Navio-Patrulha “Bracuí”, em Belém (PA).

O Departamento Regional Abrigo do Marinheiro em Belém realizou, em junho, o II Encontro do Projeto da Obra do Berço, no ARES Veleiro, em Belém (PA), com o apoio da Diretoria Seccional Voluntárias Cisne Branco (VCB) Belém e do Hospital Naval de Belém (HNBe). A ação contou com a presença de 20 militares e cônjuges que estão à espera do nascimento de seus filhos.

No II Encontro, foram abordados temas como “Alimentação saudável para gestantes”, pela nutricionista Primeiro-Tenente (RM2-S) Ana Caroline e “Planejamento Familiar”, pela Primeiro-Tenente (RM2-T) Mayse, além de dinâmicas sobre autoconhecimento e fortalecimento familiar no momento de chegada do bebê pela voluntária e psicóloga Primeiro-Tenente (RM2-T) Ketrynne Kauffmann.

Um abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira.

Fontes: (CLCB), Ascom/Minfra, Acs/4°DN e Agência Brasil.

Por (LCN) @luiscelsonews

luiscelsoborges@hotmail.com

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios