CIABA realiza Cerimônia alusiva ao “Dia da Vitória”.

Coluna "Convés Principal" - CLC - Ricardo Monteiro

Cântico do Hino Nacional Brasileiro na celebração do “Dia da Vitória”.

O “Dia da Vitória”, que neste ano comemorou seu 77º Aniversário do término da Segunda Guerra Mundial, foi celebrado em importante Cerimônia no “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA). A data relembra o maior de todos os conflitos realizado no teatro europeu, no qual a Força Naval Brasileira atuou na Campanha do Atlântico. O evento se reveste de um motivo especial para os Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM): os navios mercantes, que trafegaram no Oceano Atlântico durante a Segunda Guerra Mundial, foram escoltados por navios de guerra da Marinha do Brasil, garantindo e mantendo o transporte marítimo pela nossa costa. A mensagem do Ministro do Estado da Defesa, referente ao Dia da Vitória, foi lida para a Tripulação, em verdadeira demonstração de patriotismo e reverência aos nossos heróis do Atlântico. O evento foi presidido pelo Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra Enes, e foi restrito apenas ao público interno. (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Tripulantes e Alunos da EFOMM participara da Cerimônia.

Pai e Filho presentes na Marinha Mercante Brasileira.

No nosso meio de trabalho, o que costumamos ver nas famílias são gerações diferentes atuando na Marinha Mercante Brasileira, tal qual na foto, em que temos o Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa e seu filho, hoje o 1º Oficial de Náutica Matheus Costa. O pai foi formado na turma de 1983, no CIAGA, tendo praticado no VCLL “Barão de Mauá”, iniciando a carreira em 1984. O filho, também formado no CIAGA na turma de 2014, praticou nos NT’s “José do Patrocínio” e “João Cândido” entre os anos de 2016 e 2017. Hoje o Comandante Carlos Alberto curte a aposentadoria, após uma longa vida no mar, tendo encerrado a carreira no dia 23 de Dezembro de 2020, a bordo do NT “Olavo Bilac”. Seu filho, atualmente atua na profissão embarcado no NT “Flumar Brasil”.

Em 2017, pai e filho estiveram a bordo do NT “João Cândido”, numa viagem para o Chile, onde passaram pelo Estreito de Magalhães, escalando os portos de Talcahuano e San Vicente, no Chile. Na família Costa, assim como em várias outras famílias, a carreira de Oficial da Marinha Mercante é passada de geração e geração. Parabéns, pai e filho. Orgulho para nós.

CLC Carlos Alberto Costa e seu filho, na época PON Matheus Costa.

Colunista passa o Comando do NT “André Rebouças” ao CLC Luciano Santos Rodrigues.

Em cerimônia singela, o Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues assumiu o comando do NT “André Rebouças”, atracado no porto de São Sebastião (SP), no último domingo (22).
A foto relembra a Passagem de Comando anterior, ocorrida em novembro de 2021, quando por coincidência, acontecia entre os dois Comandantes.
O colunista deseja sucesso ao Comandante Luciano Rodrigues e sua tripulação, que no momento se encontram em viagem ao próximo destino.

CLC Luciano Santos Rodrigues ao lado do colunista.

Operações Ship-to-Ship crescem no Brasil.

Operação Ship-to-Ship ocorrida na Amazônia Azul.
Um crescimento de quase 40% em relação a 2021 foi registrado nas operações Ship-to-Ship na costa brasileira e áreas portuárias.
Cerca de 977 operações de transbordos foram contabilizadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), Organização Militar subordinada a Marinha do Brasil. Em 2021 foram registrados 703 operações, o que demonstra que essa modalidade vem ganhando aceitação no transporte marítimo em nossas águas, tal qual ocorre no Golfo do México, nos Estados Unidos.
A entrada de novos terminais nas áreas portuárias contribuiu para o aumento significativo na quantidade de operações STS, bem como o crescimento das exportações de óleo cru.

Operação Ship-to-Ship ocorrida na Amazônia Azul.

RUMO CERTO.

Provavelmente virá uma grande reportagem da nossa Marinha Mercante Brasileira. Daremos informações após a conclusão da matéria. Nosso amigo jornalista Cattete Fonseca estará frente desse especial.

O Comendador Rodrigo Agostini bastante emocionado. Ainda repercute positivamente o “10º Encontro de Autoridades”, realizado no dia 20 de Maio em Duque de Caxias (RJ).

Foi um prazer enorme rever o mestre e Capitão de Longo Curso Antônio Garcia. Seus ensinamentos são aplicados até aos dias de hoje nas grandes navegações.

Nosso amigo Altair Souza, firme e forte, já se encontra em terras paraenses. Participará na obra da Nova Ponte Tocantins, na cidade de Marabá. Boa sorte nesse grande empreendimento.

Ainda sendo boa atração o podcast que o colunista participou no início do ano, como convidado da ”Safety Seeds Consultoria”. Para acessar, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=_PIeQ_SHreE

Recebida palavras generosas do nosso grande amigo Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva. Pessoa do bem e que sempre mantém contatos com os amigos.

Quando falamos em Talcahuano, o Imediato André Luiz Oliveira fica com lágrimas de alegria nos olhos. O por quê disso somente ele pode dizer. A bordo do NT “Dragão do Mar” realizou essa grande viagem passando pelo Estreito de Magalhães.

O grande irmão paraquedista, Coronel Moura Júnior, agora servindo como civil no glorioso Exército Brasileiro, depois de uma vida devotada a nossa força terrestre.

O seu irmão, Daniel Moura, atua na empresa “Log-In”, exercendo a função de 1º Oficial de Náutica. Em breve chegará a Imediato pelo seu ato grau de profissionalismo.

O Marinheiro de Máquinas Antonilo Goes em breve será o mais novo Condutor a embarcar nos navios. Ele está cursando, no CIABA, para acessar de categoria. Boa sorte

NAVEGANDO

Prestadores de Serviços de Empresas que atuam no combate ao derramamento de óleo apostam em novas tecnologias. Avanços em desenvolvimento, testes e adoção de inovações tecnológicas são os principais pontos investidos para o combate a poluição em zonas portuárias, que exigem os cumprimentos de normas e regulamentos.

Filas de navios no Canal do Panamá refletem gargalo global, mesmo durante a pandemia. No dia 19 de Maio foi constatado que 107 navios esperavam a viagem de 64 Km através do canal, sendo considerada a maior média em até o presente momento no ano.

Ex Diretor da Antaq, Mário Povia, foi nomeado pelo Governo Federal como Secretário Nacional dos Portos. Ele substituirá Diogo Piloni, que apresentou pedido de exoneração. O órgão é ligado ao Ministério da Infraestrutura. Povia ocupa atualmente o cargo de Diretor de Gestão Portuária da CDRJ.

A empresa “Hidrovias do Brasil” lançou, na última terça-feira (24), seu Compromisso Sustentável, representando um passo na estratégia de sustentabilidade da companhia. Torçamos para que o programa tenha alavancagem e tudo ocorra conforme o planejamento. O meio ambiente e a humanidade agradecerão.

O “BR do Mar” permitirá três embarcações afretadas a tempo para cada própria. A Antaq e o Tribunal Marítimo analisam as questões envolvendo a transição dos limites de tonelagem de afretamento a casco nu até que a modalidade se torne livre desses parâmetros. Como sabemos, foi uma perda para o marítimo brasileiro. Para o país, somente com o tempo saberemos.

Nos últimos dois anos, quando exatamente a humanidade enfrentou a pandemia de Coivd, um grande crescimento da frota mundial de contêineres foi desencadeada. Houve enorme quantidade de novas encomendas realizadas pelos armadores. Isso poderá resultar em excesso de 13 milhões de TEUs.

O Complexo do Terminal Marítimo Ponta Ubu recebeu a visita, no dia 19 de Maio, de comitiva composta pelo Capitão dos Portos e militares que servem na Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES). De forma técnica e institucional, o sistema operacional Samarco foi apresentados aos visitantes.

No dia 24 de Maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou palestra educativa sobre a conscientização no trânsito para os cadetes da “Academia Militar das Agulhas Negras” (AMAN), fazendo parte das ações conjuntas do Maio Amarelo.

Novos Marinheiros Auxiliares de Convés e de Máquinas foram formados pela “Capitania dos Portos de Alagoas” (CPAL), em Cerimônia de Encerramento do Curso de Formação de Aquaviários realizada no dia 25 de Maio, no Município da Barra de São Miguel. Parabéns aos novos profissionais da Marinha Mercante.

Hoje o colunista estará visitando a sede da Praticagem “Pará River” a convite do nosso saudoso amigo, Prático Marcelo Salgado. Sem dúvida nenhuma, um dos grandes profissionais desse nosso setor da Marinha Mercante. Como dizia o mestre Alyrio Sabbá: são os “anjos da guarda do patrimônio público e privado”. (RM).

Fonte: (RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios