Presidente do Tribunal Marítimo é indicado para Diretor da Antaq.

Coluna "Convés Principal" (CLC) Ricardo Monteiro

Vice-Almirante Lima Filho ao lado do CMG Josué e o colunista.

Nosso estimado Juiz Presidente do “Tribunal Marítimo” (TM), Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho, está cotado para assumir a Diretoria de um importante órgão do Governo Federal, que é a da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
O Vice-Almirante é um profundo conhecedor das nossas atividades da área marítima, uma vez que foi “Diretor de Portos e Costas” (DPC) no período de 14 de Agosto de 2015 à 17 de Abril 2018. Sua passagem por essa Organização Militar, responsável como Autoridade Marítima Brasileira, foi marcada pela reformulação da Normam (Norma da Autoridade Marítima), além das criações da Medalha de Mérito Marítimo e da Bandeira da Marinha Mercante.
Já na reserva, assumiu a Presidência do Tribunal Marítimo, onde permanece atualmente exercendo um papel de grande importância na Corte Marítima, fruto de sua competência e dinâmismos nas aplicações das leis que regem o setor.
Sem dúvida nenhuma, se concretizada, sua indicação para Diretor da Antaq terá papel relevante para esse órgão, com a presença de um Oficial-General que muito bem conhece o mar.
O colunista deseja bons ventos e mares a favor, Almirante Lima Filho!

Vice-Almirante Lima Filho, ao lado da CLC Hildelene.

Moção da Ordem dos Comendadores do Brasil é entregue a CLC Hildelene Lobato Bahia.

O “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) recebeu mais um grande evento no dia 08 de Abril de 2022, quando a Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia recebeu a “Moção de Congratulações e Aplausos ao Mérito da Ordem dos Comendadores do Brasil” (OCB).
Estiveram presentes na brilhante Cerimônia, o Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar, responsável pela entrega da Moção, a Sra. Rose Vitória, Vice-Presidente da APMM (Associação dos Profissionais da Marinha Mercante) e a Sra. Lúcia, que é uma grande admiradora da profissão de Marinha Mercante.
A Comandante Hildelene atualmente é a Embaixadora da IMO no Brasil, sendo a primeira mulher a chegar ao Comando de navio de grande porte, além de ter várias condecorações ao longo da carreira.
Cabe ressaltar que a Cerimônia Oficial de entrega ocorreu no “9° Encontro de Autoridades” realizada na cidade de Duque de Caxias (RJ), tendo a presença do nosso ilustre Comendador Rodrigo Agostini da AIEB-Brasil.

Rose Vitória, CLC Gondar, CLC Hildelene e Sra. Lúcia.

CLC Hildelene recebendo a Moção do CLC Gondar.

“Operação Poseidon” é encerrada com Desfile Aeronaval na orla do Rio de Janeiro.

No último sábado (09), a cidade do Rio de Janeiro foi contemplada com magnífico Desfile Aeronaval que percorreu as praias da Zona Oeste e Zona Sul.
Além das aeronaves, vários navios participaram dessa emocionante exibição ao público presente, encerrando dessa maneira a “Operação Poseidon 2022”.
Fizeram parte do desfile o Navio Doca Multipropósito “Bahia”, a Fragata “Independência”, aeronave H-36 “Caracal” da Força Aérea Brasileira, aeronave HM-4 “Jaguar” do Exército Brasileiro, e a aeronave UH-15 “Super Cougar” da Marinha do Brasil, que se juntaram ao NavioAeródromo Multipropósito “Atrântico”. (Foto e contribuição: Marinha do Brasil).

Aeronaves marcaram o Desfile Aeronaval no Rio de Janeiro.

Aeronaves da Marinha e da FAB em ações conjuntas.

Fragata “Defensora” recebe jovens escoteiros para visitação.

A Fragata ”Defensora” recebeu a visita de 19 jovens pertencentes ao 75º Grupo de Escoteiros do Ar (GEAR) “Baden Power”, atualmente mais antigo grupo em atividade no Rio de Janeiro, fundado em 1916, sendo também o mais tradicional do Brasil.
Esses jovens escoteiros, com as idades variando de 7 a 11 anos, foram acompanhados de quatro adultos, onde conheceram as instalações de bordo como o Passadiço e o Centro de Operações de Combate (COC).
Uma boa maneira de motivar a futura geração para a carreira no mar. (Foto e Contribuição: Marinha do Brasil).

Visita de escoteiros na Fragata “Defensora”

RUMO CERTO.
Os agradecimentos ao colega e amigo Capitão de Longo Curso Patrick Telles, que prestou assessoria ao colunista em sua viagem pela primeira vez no Comando de navio aos Estados Unidos. Somente os bons amigos ajudam. Quem deveriam ajudar, nem se movimentaram.

Depois de muito tempo, o colunista manteve cordial conversa com o Capitão de Corveta (T) Neto, Superintendente de Ensino do nosso CIABA. Amigo de sempre, onde espera revê-lo na próxima estadia em Belém.

A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia está “a todo pano” com sua pré-candidatura a Deputada Estadual pelo Rio de Janeiro.

Também quem está vindo para a candidatura a Deputado Federal pelo mesmo estado é o Coronel
Régis Lermen, Presidente da Abrammil. Estamos na torcida para ambos.

O Capitão de Longo Curso Joselito Câmara, atual 2º Presidente do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) enviou fraternal mensagem ao colunista, quando navegava pela costa do Suriname.

Por falar em CCMM, em breve o colunista estará fazendo aquela agradável conversa com o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, atual Presidente dessa instituição.

Em breve, na próxima estadia em porto brasileiro, o colunista estará recebendo a bordo mais uma Praticante, que desta vez efetuará seu embarque final de Praticagem. Trata-se da PON Isabel. Boa sorte para ela.

Finalmente sairá de forma oficial a aposentadoria do Oficial de Máquinas Magalhães. Ele que esteve a bordo conosco no NT “João Cândido”, onde realizou um grande trabalho.

A Marinha em Belém tem dois grandes fotógrafos. São eles, o Marinheiro Saraiva, no CIABA, e o Marinheiro Ayram, na Base Naval de Val de Cães.

O Capitão de Longo Curso Afonso, Diretor de Comunicação Social do CCMM, em breve voltará com força total, após se recuperar de um pequeno acidente. Força, Comandante. Toda máquina avante!

NAVEGANDO
Grupo “CBO” assinou três contratos de apoio marítimo com a Equinor no dia 05 de Abril. Os inícios das operações estão previstas para os próximos dois meses, com duração de três anos, podendo renovar oportunamente. Serão embarcações do tipo “PSV 4500”. Essa empresa do ramo offshore conta com 44 embarcações.

Muitas empresas estão acreditando no potencial de crescimento e apostam na presença em larga escala na Região Norte do país. As demandas de navegação interior e apoio portuário são vistas com bons olhos. Para isso há necessidades de renovação da frota, concentrando-se em empurradores para o transporte de carga geral.

A “Maersk” anunciou a inauguração da “Maersk Air Cargo”, rede de frete aéreo do grupo “A. P. Moller –Maersk”, que terá como objetivo atender as demandas globais por uma logística integrada. Essa empresa de renome é uma das maiores do mundo, tendo vários navios atuando na costa brasileira.

O Navio Polar “Almirante Maximiano” recebeu a visita do Embaixador do Brasil no Uruguai, Marcos Leal Raposo Lopes, no dia 31 de Março, por ocasião da estadia no porto de Montevidéu. A embarcação participa da 40° Operação Antártica (OPERANTAR XL). Também estiveram a bordo o Representante Permanente do Brasil no Mercosul, Embaixador Antônio Simões, e o Comandante da Armada da República Oriental do Uruguai, Almirante Jorge Wilson Menéndez.

Maceió ganhará uma Estátua do Almirante Tamandaré, fazendo parte das comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil. As obras já foram iniciadas e ficará na orla da Ponta Verde, ao lado da barraca Lopana, tendo 2 metros de altura, com uma base de 1,5 metros. A inauguração está prevista para 12 de Maio.

A “Amazul” (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S. A.) conquistou o prêmio “Transformação Digital Brasil 2020-2022” no dia 05 de Abril, em evento realizado em São Paulo (SP). Essa organização tem como Diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas da Amazul, o Vice-Almirante (RM1) Newton de Almeida Costa Neto, que foi Comandante do 4º Distrito Naval.

O Exército Brasileiro vem dando uma ampla ajuda ao munício de Angra dos Reis (RJ), após as fortes chuvas que atingiram a região. Através da Engenharia do Comando Militar do leste, desobstruiu trecho da BR-101 fazendo com que o fluxo rodoviário fosse restabelecido mesmo que parcialmente. Os trabalhos continuam para liberação do tráfego nessa rodovia.

A “Força Aérea Brasileira”, que teve participação destacada na “Operação Ágata Amazônia”, concluiu com sucesso mais essa missão. No total foram empregadas 14 aeronaves da Aviação de Caça, Asas Rotativas, Transporte e Reconhecimento. Uma forte ação contra o crime e ações preventivas e repressivas foram realizadas.

A temporada de Cruzeiros 2021/2022 ainda deve injetar capital na economia brasileira, com data de término prevista para 22 de Abril. Já há visibilidade para a temporada 2022/2023 prevista para iniciar em outubro, tendo perspectivas de recorde econômico, número que pode superar três vezes a temporada atual. Torçamos para que dê certo.

Finalmente o colunista e sua tripulação estão navegando por “AJB” (Águas Jurisdicionais Brasileiras). Depois de tanto tempo, voltou a navegar pela costa do Pará, sentindo saudades de outrora. A última vez que navegou por essa área foi em 2018, quando se destinava a Santa Lúcia, no Caribe, e antes disso, em 2016, quando por muito tempo esteve comandando um gaseiro no trecho Manaus, Coari e Belém. Só saudades! (RM).

Fonte (RM) ricardo.monteiro@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios