Tribunal Marítimo realiza Sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Coluna "Convés Principal" - CLC - Ricardo Monteiro

Vice-Almirante Lima Filho (Centro) ao lado da CLC Hildelene e Juiz do TM.

Sessão Solene importantíssima foi realizada pelo “Tribunal Marítimo” (TM) no dia 08 de Março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A nossa Corte do Mar tem como Juiz-Presidente o digníssimo Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, que vem realizando um trabalho excelente e exemplar à frente da instituição.
Entre as representantes femininas que discursaram no evento estava a Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia. Além de contar sua história de vida na Marinha Mercante Brasileira, também relatou a vitoriosa presença da força feminina a bordo dos nossos navios, onde muitas exercem cargos de Comando e Chefia de Máquinas.
Com certeza absoluta, o Presidente do TM Lima Filho e público presente se emocionaram com os vários depoimentos das convidadas no evento. Parabéns a todo pela iniciativa nobre de homenagear as valorosas mulheres.

Sessão Solene em homenagem às mulheres no Tribunal Marítimo

A CLC Hildelene Lobato Bahia representou a Marinha Mercante na Sessão do TM.

A CLC Hildelene em sua participação aos presentes.

Sra. Isabel Lopes na emoção do seu discurso.

Público presente no Tribunal Marítimo.

Navio Veleiro “Cisne Branco” chega em Montevidéu pelo “Velas Latinoamérica 2022”.

Do dia 1º a 06 de Março ocorreu a etapa uruguaia do “Velas Latinoamérica 2022”, da qual estamos acompanhando. O evento teve início com os navios participantes ancorando na cidade de Punta Del Este, posteriormente seguindo para atracação em Montevidéu.
Assim como aconteceu no Brasil, um desfile naval foi realizado na capital do Uruguai, onde no dia 04 de Março, o NVe “Cisne Branco” recebeu autoridades e convidados em recepção oficial. Também houve visitação pública nos veleiros participantes da comissão.
As embarcações agora se encontram na cidade de Mar Del Plata, na Argentina, de onde aportaram em 09 de Março e com previsão de saída para 15 de Março. O colunista já esteve nessa cidade, por ocasião da docagem do gaseiro NT “Guaporé”, sendo uma bela região. Nela fica a Base de Submarinos da Armada Argentina.

Navio Veleiro “Cisne Branco” representa o Brasil no “Velas Latinoamérica 2022”.

Mulheres nas Forças Armadas têm seus merecidos destaques

No mês em que comemoramos as mulheres, cujo ápice foi no dia 08 de Março, a coluna tem destacado algumas delas no cenário nacional e internacional. Nas Forças Armadas não poderia ser diferente. Sua crescente participação tem demonstrado a competência e eficiência.
No Exército Brasileiro, a Força conta com mais de 13 mil mulheres, desde cargos de combatentes à administração. Já a Marinha do Brasil, primeira a permitir o ingresso feminino, tem 9 mil mulheres, algumas chegando na patente de Oficial-General. Na Aeronáutica, mulheres demonstram a importância de sua participação.

Militares femininas do Exército Brasileiro.

A Marinha do Brasil foi pioneira no ingresso das mulheres.

Na FAB, mulheres já ocupam Comando de Unidades Operacionais

Rapport – Técnica chamada de empatia, conexão e afinidade – Parte I.

Temos uma grande contribuição do Oficial de Náutica Ricardo de Sá Mendonça exclusivamente para a coluna, que fala sobre a técnica Rapport. Ele que é formada na Turma “Ayrton Senna da Silva” da EFFOM-CIABA, em 1997.
A técnica é também chamada de empatia, conexão, afinidade e qualquer outro sinônimo que demonstre bom entrosamento entre o time ou quando duas ou mais pessoas conseguem compreender os sentimentos e as necessidades umas das outras.
Nem sempre essa afinidade surge facilmente entre o suporte e o cliente. Devemos conquistar a confiança do cliente, baseando-se no relacionamento entre os agentes do suporte e o público na honestidade e empatia. Esse sempre será o melhor caminho, já que os consumidores se sentirão mais confiantes com o apoio prestado. Obter uma relação a longo prazo mais do que ajuda a conquistar um cliente, a conexão criada entre o suporte e o público vai evitar o churne manter a recorrência de suas aquisições.
Benefício do Rapport é tornar-se referência de bom atendimento. Os clientes que confiam na empresa indicam para amigos. E são essas indicações que irão influenciar a visão do mercado e torná-la referência de atendimento.
Na próxima edição voltaremos com a Parte II dessa matéria.

RUMO CERTO.

  • O Capitão de Longo Curso Francisco César Monteiro Gondar recebeu importante Moção em evento realizado em Niterói. Voltaremos com mais detalhes
  • O professor e mestre Capitão de Longo Curso Antônio José Filo Creão Garcia tem como passatempo preferido o Origami japonês. Muito bom!
  • A Tenente Layza, com seu belo sorriso, estampou as páginas do jornal “O Liberal”, na coluna “Navegação em Foco” do amigo Luiz Omar Pinheiro, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.
  • A coluna é lida a bordo de vários navios de bandeira brasileira, demonstrando que nossas tripulações abraçaram a ideia. Agradecimentos a todos de coração.

NAVEGANDO

A Marinha, em conjunto com a Polícia Federal, vem atuando no combate ao crime. No dia 11 de Março, policiais embarcados no Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” apreenderam 6.200 caixas de cigarros contrabandeados no litoral cearense. Sete homens foram presos e a embarcação escoltada até o Porto do Mucuripe.

Alunos do “Instituto Militar de Engenharia” (IME), do glorioso Exército Brasileiro, visitaram as instalações do Complexo Naval de Itaguaí e assistiram palestra sobre o “Programa de Desenvolvimento de Submarinos” (PROSUB), no dia 08 de Março. Foram 73 alunos do 3º Ano do Curso de Formação e Graduação dessa Escola Militar de renome.

No dia 04 de Março, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, participou da Cerimônia alusiva ao 252º Aniversário da Intendência da Marinha, no “Centro de Instrução Almirante Newton Braga” (CIANB). Atualmente o Oficial mais antigo do Corpo de Intendentes da Marinha na ativa é o Vice-Almirante (IM) Wagner Corrêa dos Santos.

A “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental” (CPAOR) realizou no último dia 10 de Março a “Cerimônia de Encerramento do Programa de Segurança na Navegação na Amazônia 2021” (PSNA-2021), homenageando as empresas e instituições que se destacaram. O evento foi presidido pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa. A CAPOR tem como Comandante o ilustre amigo Capitão de Mar e Guerra André Luiz Martini Vieira, que realiza um excelente trabalho.

Uma expedição localizou o navio explorador “Endurance”, do Sir Heny Shackleton, que afundou após colidir com gelo em 1917, na Antártida, que até livros já lançaram sobre essa viagem. Foi usado o veículo subaquático “Sabertooth” da Saab, numa profundidade de 3008 metros. O “Endurance” estava intacto.

Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, as rotarianas do “Club Rotary Satélite Rio Comprido Vésper” realizaram uma série de ações sociais em prol das pessoas carentes. Envolve, emociona e estimula a fazerem algo mais, ou muito melhor. É a semente plantada em solo fértil.

O “Tribunal Marítimo” (TM) realizou sua primeira sessão de julgamento pelo “SEI” (Sistema Eletrônico de Informações). Realizada no dia 09 de Março, a Sessão Plenária 7.558 teve um marco na modernização da Corte Marítima. Os pontos fortes foram a celeridade e tecnologia que o colegiado utilizou.

Relato que chegou a coluna, bastante interessante, é que uma determinada empresa de navegação vendeu um de seus navios, alegando que não dava lucros. O concorrente comprou a embarcação, colocando novamente no trade, inclusive voltando a ser afretado. Se não serviu para uma, por que serve para outra? Vai entender isso!

A empresa de navegação “Log In” vem a cada dia inovando em sua gestão. A partir dessa semana, ampliou a capacidade na cabotagem para Manaus. O serviço prestado recebeu como batismo o nome “Expansão Manaus”, conectando o Estado do Amazonas às regiões Sudeste e Nordeste do país.

Terminais pesqueiros de Vitória, Belém e Manaus receberão investimentos de R$ 370 milhões da iniciativa privada, onde mais de 51 mil pescadores artesanais serão beneficiados, conforme apontam estudos, além de garantir apoio e aumentar a eficiência do setor. (RM).

Fonte: (RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios