CPAOR realiza premiação do PSNA

Coluna Luís Celso Borges - (CLCB)

Na quinta-feira (10) No Auditório da Fiepa (Federação das Industrias dos Estado do Pará) a Cerimônia de Encerramento do Programa de Segurança na Navegação na Amazônica 2021, a solenidade foi presidida pelo Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa (Comandante do 4°Distrito Naval) e Com o Capitão de Mar e Guerra André Luís Martini vieira (Capitão dos Portos da Amazônia Oriental).

Com o objetivo de estimular e edificar a mentalidade fluvial voltada para a segurança da navegação de modo a reduzir as ocorrências de acidentes, em junho de 2001 a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental lançou o Programa “Segurança da Navegação na Amazônia – PSNA”, para melhor atender a suas tarefas básicas previstas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário conhecida como “LESTA”, que são a segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição do meio hídrico. Desde então, tem sido realizado anualmente o evento de premiação do PSNA que agracia pessoas, entidades, órgãos, agências e empresas públicas e privadas, ligadas ao setor de transporte de passageiros e cargas, que cooperaram para a disseminação da mentalidade de segurança da navegação na região amazônica. A premiação é um reflexo dos esforços conjuntos, entre a Marinha do Brasil e os diversos parceiros que ajudaram a fomentar, durante o ano de 2021, a importância das diretrizes do PSNA, na área de jurisdição da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental.

Vice-Almirante Edgar Barbosa, Daniel Pereira recebendo a premiação pela Soamar-Pa e o CMG André Veira

Rui Brandão recebendo a premiação pela Ocrim e o CMG André Vieira

CMG André Veira entregando um diploma para Luiz Omar Pinheiro Colunista do Jornal O Liberal

CMG Paiva (Comandante da BNVC), Jorge Barbeito (Superintendente da Barra do Pará) e Junior Guzzo (Diretor da  Reicon)

Luis Celso Borges (Colunista), CMG Enes (Comandante do Ciaba), Apoliano Nascimento (Presidente do Sinpesca) e CMG (MR1) Sergio Ventura.

MULHERES

O Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, reuniu a tripulação feminina, no dia 08 de março, para um congraçamento em comemoração do Dia Internacional da Mulher. A reunião ocorreu no Salão Nobre do prédio do Comando do 4º Distrito Naval e contou com a presença de Oficiais e Praças femininas e servidoras civis.

No dia 8 de março de 2022, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado nas Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém, em homenagem às militares e funcionárias civis das suas unidades.

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) comemorou o Dia Internacional da Mulher com a Tripulação Feminina, dentre elas: as militares, as servidoras e funcionárias civis, além das alunas da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, a Barra do Pará compartilha com muita alegria o resultado de um trabalho liderado por um grupo de mulheres da Comunidade de Vista Alegre, em Marapanim-PA, que com o apoio da empresa, por meio dos cursos de geração de renda (panificação, confeitaria e bombons de chocolates) estão hoje repassando os seus conhecimentos para outras mulheres das comunidades do município, multiplicando o que aprenderam e gerando uma rede de solidariedade e empoderamento.

Foi feito uma comemoração do Dia Internacional da Mulher a bordo do NT “André Rebouças“. Representante da classe feminina: 2ON Takeda, esse navio é composto de 25 tripulantes.

NOVO PRESIDENTE

BARRA DO PARÁ TEM NOVO DIRETOR PRESIDENTE. O Prático Sylvio Paul Fróes é o novo Diretor Presidente da Barra do Pará, após dois anos da importante gestão do Prático Leonardo Claro Garcia. Os dois práticos são oficiais superiores da reserva da Marinha do Brasil. Durante a sua atuação como Presidente, o Prático Leonardo Claro contribuiu com importantes ações voltadas para a segurança da navegação e do tráfego aquaviário, sempre assessorando tecnicamente a Marinha do Brasil, quando necessário e solicitado, com informações persistentes sobre a Zona de Praticagem 3. Pode-se também destacar uma grande atuação na área social voltada para as comunidades ribeirinhas nas localidades em que a empresa possui bases operacionais, além do apoio incondicional às ações de prevenção e combate ao escalpelamento. O atual Presidente possui uma vasta experiência na região amazônica, pois comandou no período de 2010 a 2011 o Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval. Em 2015, se tornou prático da Barra do Pará após realizar todo o processo de treinamento exigido pela Marinha do Brasil para o exercício do Serviço de Praticagem. 

Vice-Almirante Edervaldo (Ex:Comandante do 4° DN) e CMG (RM1) Fróes Representando a Barra do Pará na premiação do PSNA (2019)

ANIVERSÁRIO

Na sexta-feira (11). Foi o aniversário do Empresário e Armador, Apoliano Nascimento, (Presidente do Sinpesca), (Conselheiro da Fiepa), (Vice-Presidente da Pesca-BR) e (Diretor da Soamar-Pará). Ele tem Empresas de Pescados no Estado do Pará e no Estado de Santa Catarina, contribuído para o desenvolvimento desses Estados e do Brasil. A comemoração foi na residência com as presenças dos familiares e amigos. Na foto estar o Aniversariante com o Vice-Almirante Edgar Barbosa e o Colunista Luís Celso Borges

DESTAQUE

O destaque da coluna vai para o Advogado Dr. Nicholas Alexandre Campolungo, que atua na Advocacia em Geral.

Um grande profissional e um ser humano exemplar, ele estar entre os amigos do Colunista.  Contatos: (91) (98229-0062) advnicholas@hotmail.com

ACONTECIMENTO

A minha amiga Selete Dallaqua, que reside em Botucatu/SP, ela está na foto no muro da Igreja de Santo Antônio, Localizado a 920 metros de altitude, do mirante do morro de Rubião Júnior/SP é possível ver a cidade de Botucatu inteira, numa perspectiva totalmente diferente. O morro de Rubião Junior ficou conhecido pela sua proximidade com a estrada de ferro, neste distrito temos a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (USNEP). Nele encontram-se instalados a Faculdade de Medicina de Botucatu e o Hospital das Clínicas de Botucatu.

A maravilhosa Vera Nilo que reside em São Leopoldo/RS, mais no verão vai para as praias de Santa Catarina, na primeira foto na Lagoa do Nato em Guaiuba/SC e nas outras duas fotos na Praia da Vila Nova Imbituba/SC

NEWS

Servidores públicos federais podem baixar o comprovante para fins de Declaração do Imposto de Renda a partir do aplicativo ou computador.

GOVERNO FEDERAL ZERA IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO DE GÁS DE COZINHA Com o objetivo de diminuir o valor do gás de cozinha para o bolso do brasileiro, o Ministério da Economia zerou as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins sobre o botijão de gás de cozinha de 13 kg de uso doméstico.

Em reunião com ministra Tereza Cristina, países árabes admitem aumentar exportações de fertilizantes para o Brasil.

Conab projeta alta de 4% na safra 2021/22 de grãos com colheita de 265,7 milhões de toneladas.

Emirados Árabes ultrapassam a China e se tornam o maior importador de carne de frango do Brasil.

A Revista Força Aérea leva o leitor ao dia-a-dia das unidades da Força Aérea, da Aviação do Exército, da Aviação Naval do Brasil e de diversos outros países.

No mês das mulheres, o DNIT revela estudos que mostram o número de mulheres habilitadas no país. Segundo um mapeamento da Abramet com dados do Senatran, o Brasil contava com 25,8 mi de motoristas mulheres, o equivalente a 35% do total de CNH válidas no Brasil.

Sediado no Rio de Janeiro, o Comando Militar do Leste é um dos oito Comandos Militares de Área do Exército Brasileiro que abrange os estados do RJ, MG e ES.

IBGE: alta no preço dos combustíveis vai se espalhar para outros setores da economia.

Portos paranaenses registram novo recorde duplo de movimentação.

Wilson Sons participa da primeira operação com carga total do novo berço do Porto de Itaqui Recém-construído no terminal maranhense, o Pier 99 será dedicado à movimentação de commodities, principalmente celulose.

O Conexão Agro é Apoiador de Mídia do 2º Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio – IBDA. O evento será no dia 6 de abril. Inscrições gratuitas no site: https://congressodireitoagro.com.br

Na noite da sexta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro sancionou, na íntegra, o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 11, de 2020, que prevê a cobrança em uma só vez do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, inclusive importados.

O terminal de Belém foi o primeiro a ser negociado, e foi arrematado pela Amazonpeixe Aquicultura, única empresa a participar do leilão. Ela ofertou R$ 140.757,74, o que representou um ágio de 50,50%.

Bom domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira.

Fonte: (CLCN) luiscelsoborges@hotmail.com

Por (LCN) Seguir no Twitter do Site: @luiscelsonews

 

Um Comentário

  1. Essa coluna mostra que é forte e traz notícias importantíssimas para o conhecimento do leitor. Parabéns Luis Celso pela edição e profissionalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios