Formatura dos novos Capitães de Cabotagem na Turma APNT-01/2022 do CIABA.

Coluna "Convés Principal" - CLC - Ricardo Monteiro

Os novos Capitães de Cabotagem Fábio Rolim, Paulo Renato e Felipe Damasceno.

Logo mais estará acontecendo no Auditório do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), tradicional “Universidade do Mar”, a Cerimônia de Formatura da Turma do “Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica” (APNT) 01/2022.
Os Alunos participantes ascenderão à categoria de Capitão de Cabotagem, que os credenciará a assumirem as funções de Comando nos navios de cabotagem, que atuam em nossa costa e países de América do Sul, e de Imediato no longo curso, que realizam as grandes travessias. Exercendo essas duas funções, começarão a contagem de tempo para ascender a Capitão de Longo Curso, futuramente.
Entre os amigos do colunista que fazem parte dessa turma estão os agora Capitães de Cabotagem Felipe Damasceno, Fábio Rolim e Paulo Renato, que recentemente estivemos reunidos num jantar de longo curso.
Eles, que juntamente com o colunista, serão agraciados nesta data com a Medalha de Mérito Embaixador da Paz no Brasil da AIEB-Brasil. Coincidência das grandes para coroar com brilhantismo mais essa etapa de suas vidas profissionais.
Pela noite, ocorrerá o Baile de Formatura, que será realizado em um Clube de Eventos no Centro de Belém. Se tudo ocorrer bem e o grande Pai permitir, estaremos presentes.
Parabéns aos formandos e sucessos nas novas missões que virão!

A turma homenageando o Suboficial Cleber Passos em reconhecimento ao seu estorço pessoal.

Logo mais o “12° Encontro de Autoridades” da “AIEBBrasil” na Câmara Municipal de Duque de Caxias.

Logo mais, às 17:00h, será realizado o “12º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil” (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz). O evento será presidido pelo Presidente da Instituição, Comendador Rodrigo Agostini, tendo como palco principal a Sede da “Organização dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro” (OAB-Rio).
A Cerimônia marcará o lançamento da Medalha de Mérito Embaixador da Paz no Brasil, onde diversas personalidades civis e militares serão condecoradas por seus serviços prestados a humanidade.
Conforme vínhamos noticiando, entre os agraciados estarão vários Oficiais da Marinha Mercante Brasileira, que merecidamente foram aprovados pelo Presidente e Conselho Diretor da AIEB-Brasil.

Os relacionados:

Francisco César Monteiro Gondar – Capitão de Longo Curso.
Ricardo Monteiro da Fonseca – Capitão de Longo Curso.
João Américo da Costa Gaspar Neto – Capitão de Longo Curso.

Fábio Pinto Rolim – Capitão de Cabotagem.
Felipe Ferreira Damasceno de Araújo – Capitão de Cabotagem.
João Evangelista de Menezes Neto – Capitão de Cabotagem.
Paulo Renato de Almeida Barbosa – Capitão de Cabotagem.
Tábata Grana Fuentes – Capitão de Cabotagem.
Waldemar de Oliveira Valente – Oficial Superior de Máquinas.
Lucyana Ferreira Pimentel Rolim – Primeira Oficial de Náutica.
Parabéns aos agraciados! Viva os Embaixadores da Paz!

12º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil.

Ilha do Combu (PA) recebe militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental

No dia 14 de Julho, militares da “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental” (CPAOR) realizaram palestra sobre segurança da navegação para os moradores da Ilha do Combu (PA).
Com o apoio da Marinha do Brasil, a ONG “Amigos Voluntários do Pará” promoveu a ação, juntamente com várias empresas, levando informações sobre prevenção de acidentes, escalpelamento, cursos oferecidos pelo Ensino Profissional Marítimo e demonstração do uso de colete salva-vidas. Aproximadamente 35 pessoas participaram e houve a doação de 28 coletes salva-vidas.
(Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – 4DN)

Crianças ribeirinhas recebendo cartilhas de orientações

Novos Aquaviários são formados na Capitania dos Portos do Amapá.

No dia 11 de Julho, a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) realizou Cerimônia de Encerramento de Curso de Formação de Aquaviários.
Nos municípios de Chaves (PA) e Santana (AP), 120 novos tripulantes foram formados nas categorias de Marinheiro Fluvial de Máquinas e Marinheiro Fluvial de Convés.
Em breve os novos formados estarão navegando pelas águas fluviais e interiores da nossa Nação Brasileira, ostentando a Marinha Mercante e seu Estandarte.
Parabéns aos aquaviários! (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – 4DN)

Novos aquaviários com Certificados e Cadernetas de Inscrição e Registro.

RUMO CERTO.

Muito instrutivo e bem recebido a palestra realizada pela Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, a convite de “Porto & Personalidade”, onde explanou sua carreira na Marinha Mercante Brasileira. O colunista assistiu com o maior prazer.

Também esteve assistindo, sua querida colega de turma, a Capitã de Cabotagem Ana Cláudia Guimarães. Momentos de passagem de um filme em sua memória.

O Oficial Superior de Máquinas Edson Luís Magalhães Ribeiro foi muito bem recebido pela Capitania dos Portos do Ceará (CPCE). Teceu altos elogios pelo tratamento indispensável ao mesmo.

Nosso amigo Capitão de Longo Curso Darlei Pinheiro, juntamente com o Capitão de Longo Curso
Carlos Muller, convidam todos os representados para reunião na Delegacia Regional do Sindmar
em Belém do Pará, às 10:30h do dia 23 de Julho.

O colunista agradece o atencioso convite do Capitão de Fragata Neto, Superintendente de Ensino do CIABA, para a Cerimônia de Formatura do APNT 01/2022. Estaremos presentes no uniforme 5.5 ou o Branco de Verão.

O Oficial Superior de Máquinas Waldemar de Oliveira Valente estará recebendo sua segunda medalha na carreira, indicados pelo colunista. Antes ele recebeu a Medalha do NT “Abdias Nascimento”, quando da comemoração do segundo aniversário daquela embarcação.

Gente de fina educação é outra coisa. O amigo Marcus Vinicius Lisboa Brandão sempre enviando mensagens de agradecimentos, cada vez que é citado pelo colunista. Agora eu que agradeço ao amigo pela gentileza.

O colunista ficou muito feliz com a mensagem do Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva por ocasião do Dia do Amigo. No momento, encontra-se em Genebra, na Suíça. Também os agradecimentos ao Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio e ao Major (PMPA) Juniel Costa Maciel pelo Feliz do Dia do Amigo.

O Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo representou nossa Marinha Mercante Brasileira em importante Cerimônia realizada no Rio de Janeiro. Voltaremos com matéria completa.

NAVEGANDO

O Conselho do Fundo de Marinha Mercante (FMM) priorizou o valor de R$ 890 milhões para novos projetos. Desse valor, cerca de R$ 240 milhões foram destinados ao Estaleiro “Vard-Promar”, que realizará a construção de um novo dique flutuante, localizado no Estado de Pernambuco. Esse estaleiro construiu diversos navios gaseiros para uma empresa estatal, onde o colunista comandou um deles.

A “Diretoria de Portos e Costas” (DPC) informa avanços em ritmo acelerado nas orientações ao anexo VI da Marpol, que trata de regras para poluições marítimas. A Autoridade Marítima Brasileira junto a IMO (Organização Marítima Internacional) enviou importantes contribuições sobre adoção de indicadores técnicos, entre eles os índices de eficiência energética de embarcações novas e existentes.

A Empresa de óleo e gás “Ocyan” fechou parceria e assinou contrato com a “Solstad Offshore” para utilização de embarcação nos serviços de construção submarina no mercado. A embarcação utilizada será “Normand Cutter”. Os primeiros serviços serão os descomissionamentos dos sistemas submarinos de três FPSOs.

Lendo o livro “Mentes Perigosas” da Ana Beatriz, mais um ensinamento trazendo para o cotidiano: as pessoas que sentem inveja ou desejam o mal, acabam lhe bloqueando de suas redes sociais e contatos; quando precisam de você para qualquer coisa, lhes desbloqueiam e voltam a falar como se nada tivesse acontecido e você não soubesse. Temos muitos assim em volta. Muito cuidado.

Nos dias 11 e 12 de Julho, a Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá apoiou a primeira operação Ship to Ship no Terminal do Porto Sudeste do Brasil, mais precisamente em Itaguaí (RJ). A partir do ano que vem, haverá expansão do porto para as operações dessas modalidades.

O Comando do 8º Distrito Naval formou a primeira turma de Oficiais da Reserva de 3ª Classe da Marinha. Em Cerimônia realizada no dia 15 de Julho, os novos Capitães de Corveta da Turma I/2022 estarão cumprindo o Serviço Militar Voluntário durante 8 anos. Três Alunos concluíram com aproveitamento o Estágio do Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW).

Entre os dias 26 e 29 de Julho, o Seminário “Pesquisa em detecção, gestão de riscos e impactos de óleo no mar” será realizado em Salvador (BA) de maneira presencial e online, através do canal no youtube. O evento reunirá pesquisadores e comunidades, sendo apoiado pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações).

O colunista não é especialista em mobilidade urbana, nem tampouco ingênuo para ter noção do certo ou errado. No último dia 20 de Julho, a Semob de Belém resolveu assumir as operações de tráfego na ponte Enéas Martins, a famosa Ponte do Outeiro, e acabou dando confusão, com fila quilométrica pior do que nas balsas. Antes, os controles dos acessos eram feitos pelos funcionários da empresa que trabalham nos reparos, que por sinal, fazem corretamente. Não entendi essa intromissão da Semob. Só pode ser vaidade, deixando os motoristas estressados.

Ontem (21), sem a intromissão da Semob, os serviços de tráfegos na Ponte do Outeiro estavam correndo de maneira tranquila, sendo organizados pela empresa. Conclusão: motoristas satisfeitos e sem congestionamentos. São certas coisas que não acreditamos. Entenderam porque não precisa ser especialista em mobilidade urbana. Olho vivo.

Logo mais, o colunista estará presente na Cerimônia de Formatura dos novos Capitães de Cabotagem, a ser realizado no CIABA, e pela noite comparecerá ao Baile de Formatura. Diferente de muitos que não gostam de usar uniformes ou não o honram, estarei ostentando os mesmos conforme determinados pela Autoridade Marítima Brasileira. (RM).

Fonte (CCP) (RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) Seguir no Twitter: @luiscelsonews

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios