Antaq 20 Anos

Coluna Luís Celso Borges (CLCB)

Na terça-feira (22), foi realizado a cerimônia em homenagem aos 20 anos de criação da Agência. O evento contou com a participação de autoridades dos setores público e privado, além dos servidores e colaboradores da ANTAQ.

Na solenidade, o Diretor-Geral Eduardo Nery e a Diretora Flávia Takafashi falaram sobre o papel e a importância da Agência ao longo dessas duas décadas e, também, dos desafios e perspectivas.

O evento contou com a presença de ex-diretores, que foram homenageados, em reconhecimento ao trabalho e serviços prestados durante os seus respectivos mandatos. (Textos e Fotos: Antaq)

VISITA

Nesta semana, o Vice-Almirante (RM1) (Presidente do Tribunal Marítimo), teve a satisfação de receber em visita institucional do Presidente da Comissão de Direito Marítimo da OAB/RJ, subseção Ilha do Governador, Dr. Daniel Raymundo. O advogado, representante da jovem e atuante advocacia trouxe à baila seus planos para a nova subseção que abarca inúmeras iniciativas voltadas para o crescimento do Direito Marítimo e para o aprimoramento constante dos advogados recém admitidos na Ordem, posicionando o Direito Marítimo no patamar em que merece neste país marítimo. Excelentes trocas de informações. Tratamos das atividades tanto do Tribunal como da Comissão e a da relevância de se trocar ideias e percepções visando ao aprimoramento constante. Direito Marítimo essencial em um país vocacionado para o mar como o Brasil.

PESCA

No sábado (26) o Colunista Luís Celso Borges, estive visitando a Empresa Esperança Pescados, e fui recebido pelo o seu Diretor Presidente Apoliano Nascimento (Pres. Sinpesca). A qual relatou um grande problema que as Empresas de Pescados estão enfrentando. Os constantes assaltos nas embarcações, antes era quando a embarcação voltava do mar, hoje é quando ela vai para o mar, eles levam o combustível e alimentação da tripulação, com isso o barco volta para a base para repor o que foi levado, além de perder o abastecimento, perdem os dias de liberações da pesca.

CONVITE

O Comandante da Estação Radiogoniométrica da Marinha de Belém o Capitão de Corveta (EN) Luís Cândido Christo Cunha, convida o Colunista Luís Celso Borges, para a cerimônia alusiva ao Dia das Comunicações Navais a ser realizado às 9 horas do dia 28 de março de 2022, no Comando da Estação.

SOAMAR-AP

No dia 23 de março, a Capitania dos Portos do Amapá(CPAP), realizou a cerimônia alusiva ao 28º aniversário da Sociedade Amigos da Marinha do Amapá (SOAMAR-AP), no auditório “Comte Annibal Barcellos”, em Santana (AP). A cerimônia contou com a presença do Presidente da SOAMAR-AP, Glauco Mauro Cei e de demais membros da SOAMAR-AP; do Subprocurador-Geral da Justiça do Ministério Público do Amapá, Nicolau Crispino; do Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada João Roberto Albim Gobert Damasceno; e do Sub-Comandante Geral da Polícia Militar do Amapá, Coronel Petrúcio Santana.

CPAP

No dia 23 de março, a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) realizou a inauguração do busto do Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, em Santana (PA), em comemoração alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 2022. A confecção, transporte e instalação do novo busto ocorreu com o apoio da Sociedade Amigos da Marinha no Amapá (SOAMAR-AP) e das empresas Rebelo Indústria Comércio e Navegação LTDA, Praticagem Pará River Pilots e Nortelog LTDA. A parceria contribuiu para a preservação da história de um dos heróis nacionais.

ACONTECIMENTOS

A maravilhosa amiga Meirilande Araújo que reside em Momboça/CE, ela estar nas fotos, no seu trabalho no Colégio Antônio Pinheiro Jota, no Sítio Barra Grande/CE.

A Maravilhosa amiga e caminhoneira Claidir Bauer, que estar na cidade de Colinas/TO, com carregamento de calcário, enfrentando as filas nas balsas, as buraqueiras das estradas nesse Estado e os preços nas travessias, no seu trabalho digno para girar a economia do Brasil.

NEWS

Itajaí (SC) recebe novo convênio do PEIEX, em parceria com a Univali; 225 empresas podem ser beneficiadas.

Receita Federal consolida normas sobre as free shops e produtos poderão ser entregues na casa do consumidor.

Avanço da influenza aviária em países do Hemisfério Norte acende sinal de alerta no Brasil.

UNCTAD avalia impacto dos “enormes custos” da guerra na Ucrânia sobre o comércio internacional e o desenvolvimento.

A concessionária Norte Energia, dona da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, enviou um pedido ao governo do estado para que seja reavaliado o projeto de mineração de ouro da companhia canadense Belo Sun, que pretende transformar uma região localizada a poucos quilômetros da barragem da hidrelétrica no maior garimpo industrial do Brasil.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) promoveu, de 07 a 18 de março, o curso especial para condução de Embarcações de Estado em Serviço Público (ECSP), para 15 servidores da Companhia Docas do Pará (CDP), em Belém (PA).

No dia 18 de março, alunos da Escola de Formação de Reservistas Navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas participaram de palestra realizada pelo Núcleo de Assistência Social do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), em Belém (PA), uma iniciativa do “Programa Qualidade de Vida: Projeto Prevenção à Bordo”.

Com a palestra “Prevenção contra o uso de álcool e outras drogas”, os alunos em processo de formação militar foram conscientizados quanto aos malefícios causados pela dependência do consumo de álcool e outras drogas.

Instituto Butantan inaugura nova fábrica de vacinas em São Paulo. Centro de Produção Multipropósito de Vacinas terá capacidade de produzir 100 milhões de doses por ano.

Governo publica medida provisória para regulamentar o trabalho remoto. Medida faz parte do Programa Renda e Oportunidade. 

Abimaq considera “um choque para a indústria nacional” redução pelo governo do Imposto de Importação de Bens de Capital. 

Guerra criou choque de oferta positivo para grãos, diz presidente do Banco Central.

Agrishow volta a ser realizada após dois anos com projeção de faturamento recorde.

O Brasil possui 850 milhões de hectares de extensão. Deste território, cerca de 500 milhões estão cobertos por florestas, ou seja, quase 60% do total. Para preservar com manejo e produção sustentável a enormidade deste espaço, o país conta com 64 instituições de ensino superior que oferecem 76 cursos de bacharelado em engenharia florestal.

Após longo período de seca, o mercado de milho vê com alívio as recentes chuvas em áreas produtoras de safrinha. A melhora no clima se torna importante para as expectativas de produção no futuro. No mercado externo, a safra argentina e intenção de plantio nos Estados Unidos entram no radar do mercado.

A atuação de uma frente fria provoca chuva no Paraná, Mato Grosso do Sul e já se aproxima de São Paulo. O sistema é responsável por elevar a umidade do solo nessas regiões. Segundo a previsão do tempo, a chegada das precipitações também deve beneficiar as lavouras de milho segunda safra no Paraná.

O governo federal deve adiar a liberação de recursos extraordinários para agricultores atingidos pela seca. Segundo o jornal ‘O Estado de São Paulo’, o presidente Jair Bolsonaro ainda não assinou medida provisória que libera R$ 1,2 bilhão para o socorro emergencial, porque deseja que, em contrapartida, o congresso aprove o projeto de lei de crédito adicional para o Plano Safra e para o pagamento de servidores.

Um abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira

Fonte: (CLCB) luiscelsoborges@hotmail.com

Por (LCN) Seguir no Twitter do Site: @luiscelsonews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios