ANTAQ disponibiliza painel do Índice de Desempenho Ambiental dos portos em seu portal na internet

No ranking do IDA, Itajaí lidera entre os portos públicos e Ponta da Madeira entre os privados. Painel apresenta números do atendimento a conformidades ambientais em 31 portos públicos e 92 terminais privados

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ disponibiliza, a partir desta segunda-feira (25), em seu portal na internet, o Painel do Índice de Desempenho Ambiental – IDA. No painel são apresentados os números do atendimento às conformidades ambientais levantadas pela Agência em 31 portos públicos e 92 terminais privados no ano de 2020. Os números do IDA também são utilizados para apuração dos vencedores da categoria “Desempenho Ambiental” do Prêmio ANTAQ, que teve sua 4ª edição realizada neste mês de outubro.

Clique aqui para acessar o Painel do IDA.

Segundo o superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da ANTAQ, José Renato Fialho, o IDA é referência no setor aquaviário. “O índice é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no país e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações. A avaliação é feita anualmente por meio de questionário preenchido pelas instalações portuárias”, afirmou.

De acordo com os dados, o Porto de Itajaí (SC) liderou o ranking do IDA entre os portos públicos, em 2020, com 99,82 pontos. O Porto de Paranaguá (PR), com 99,29 pontos, vem na sequência, e na terceira posição o Terminal Portuário do Pecém (CE), com 99,20 pontos. O Porto de São Francisco do Sul (SC) garantiu a quarta posição com 96,95 pontos, e o Porto do Itaqui (MA) ficou com a quinta posição, totalizando 96,55 pontos.

Entre os terminais privados, o ranking indica a liderança do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), com 99,37 pontos. O TUP Porto de Itapoá Terminais Portuários, de Santa Catarina, ficou em segundo lugar, com 98,00 pontos, e na terceira posição a Portonave – Terminais Portuários de Navegantes, também de Santa Catarina, com 96,26 pontos. Cattalini Terminais Marítimos e Terminal Aquaviário da Ilha D’Água fecham o grupo dos cinco TUPs com melhor desempenho no ranking, totalizando 93,64 e 91,56 pontos, respectivamente.

Painel IDA

O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) foi implementado por meio da Resolução nº 2.650/2012-ANTAQ e mede o grau de atendimento às conformidades ambientais pelos portos públicos e privados do Brasil.

De acordo com Fialho, os resultados do IDA têm auxiliado na orientação de políticas setoriais, bem como permitido identificar medidas de gestão bem-sucedidas a serem compartilhadas entre as instalações portuárias, além de basear estudos acadêmicos e técnicos.

Além disso, com base nos dados coletados, a ANTAQ criou o painel, que contém as avaliações dos portos públicos desde 2012 e de terminais privados desde 2017. A ferramenta é de fácil consulta e intuitiva, sendo disponibilizados além do ranking do IDA, o índice alcançado por instalação portuária; a análise dos indicadores; evolução dos atributos (histórico de desempenho); e o mapa – onde é indicada a localização no país de cada instalação portuária avaliada.

Entre os indicadores que são avaliados pelo IDA, estão a situação da licença ambiental e a existência de licença de operação, quantidade e qualidade de técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, ação de retirada de resíduos de navios, consumo e eficiência no uso de energia, monitoramento da fauna e da flora e planos de contingência de saúde.

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Fonte: Antaq
Por (LCN) @luiscelsonews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios