Entidades conveniadas à Apex-Brasil participam de Workshop de Alinhamento Estratégico 2022

05 de outubro da abertura do Workshop de Alinhamento Estratégico 2022

A diretora executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, o presidente do Centrorochas, Tales Machado, e o vice-presidente da entidade, Fabio Cruz, durante o Workshop de Alinhamento Estratégico 2022 realizado em São Paulo.

O presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado, o vice-presidente, Fabio Cruz, e o gestor do projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone, Rogério Ribeiro, participaram no dia 05 de outubro da abertura do Workshop de Alinhamento Estratégico 2022 organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para as entidades conveniadas.

Realizado em São Paulo, o workshop contou com a presença do presidente da agência, Augusto Pestana que destacou a necessidade de união de todos e formação de parcerias para maximizar os setores. “É fundamental explorarmos, cada vez mais, nossas convergências”, afirmou ao reforçar a importância da presença do Brasil e dos produtos nacionais no mercado mundial, além da necessidade de evolução das ferramentas de gestão e execução dos convênios nesses novos tempos de pandemia.

O diretor de gestão corporativa da Apex-Brasil, Roberto Escoto, apresentou a transformação digital pela qual a agência passou. “A pandemia potencializou a importância da transformação digital em todas as empresas e, para nós, não foi diferente, até mesmo porque a agência precisa liderar certos movimentos”, pontuou antes de detalhar os processos que foram modernizados.

A importância das entidades como replicadoras das ações e da importância da Apex-Brasil foi exaltada pelo diretor de negócios da agência, Lucas Fiuza, que abordou ainda o poder da integração ‘exportação e investimentos’ e união entre o público e o privado. “O Brasil mudou, vivemos um ambiente de negócios totalmente diferente. Não somos mais o país do futuro, mas do presente”, pontuou.

Ao apresentar o planejamento de inteligência da Apex-Brasil para 2022, o gerente de inteligência de mercado, Igor Celeste, reforçou a integração de todos na coordenação de esforços para compartilhar informação e conhecimento. “Essa união é fundamental porque nós temos desafios grandes. Nosso planejamento de inteligência abrange 15 países focais. Algumas dessas localidades contam com escritórios da Apex-Brasil e são hubs comerciais, mas o fato é que os projetos setoriais têm grande importância no desenvolvimento dessa cadeia de valor produtiva”, detalhou.

Em seu pronunciamento, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim Penna, falou sobre a nova estrutura que dividiu os setores em áreas afins e reforçou as palavras do presidente Pestana sobre a necessidade de união ‘público x privado’. “Precisamos aumentar as exportações e aumentar o valor agregado dos produtos brasileiros”, frisou completando a importância da utilização de inteligência comercial e integração com entidades locais ao se trabalhar com o mercado externo. “O mundo não conhece a matriz energética da cadeia produtiva do Brasil, que é a melhor entre as 20 principais economias”, pontuou.

O presidente do Centrorochas, Tales Machado, foi uma das entidades conveniadas a se manifestarem. Além de agradecer a parceria da agência nacional, ele pontuou sobre a falta de contêineres que vem afetando o setor. “Primeiro, gostaria de agradecer à Apex-Brasil por toda parceria e trabalho que vem realizando com os setores produtivos nacionais. O setor de rochas brasileiro ocupa o primeiro lugar mundial em diversidade geológica. Somos o quinto maior produtor e exportador mundial e queremos ir além. Contamos com esta parceria para promover ainda mais nossos produtos e contribuir com a imagem do Brasil no exterior. Temos sofrido com a falta de contêineres que vem afetando o envio de nossos materiais para o exterior, mas apesar desta dificuldade, o setor conseguiu aumentar as exportações. Tivemos, este ano, o melhor primeiro semestre dos últimos cinco anos”, concluiu.

Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.

Sobre o Centrorochas

O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais atua diretamente nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinado com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.

Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.    

Fonte: Karina Porto Firme

Assessoria de Comunicação Centrorochas e It’s Natural – Brazilian Natural Stone

27 99705-5705

karina.portofirme@centrorochas.org.br

Via (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios