Marinha do Brasil forma novos aquaviários no Pará

Coluna Navegação em Foco, Jornal O Liberal

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental
realizou durante toda a semana passada o Curso
Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP), nos municípios de Portel e Melgaço.
Foram habilitados 14 novos aquaviários para conduzir embarcações de transporte de passageiros
na navegação interior. Os alunos receberam instruções sobre normas de segurança da navegação para aprimorar o serviço de transporte de passageiros, seja do tipo escolar, turismo ou de travessia.
No mesmo período, foi promovido o Curso de
Formação de Aquaviários Marinheiros Fluviais Auxiliares de Convés e de Máquinas, que formou 55
novos aquaviários. Eles adquiriram conhecimentos sobre manobras de embarcação, primeiros socorros, combate a incêndio e sobrevivência no mar.
As atividades fazem parte da Operação “Verão”
2021, que tem como objetivo ampliar as ações de
segurança da navegação e prevenir acidentes com
embarcações, especialmente de transporte de passageiros. A iniciativa representa ainda importante
investimento na força de trabalho disponível nos
locais que, devidamente qualificada, contribui para a segurança do tráfego aquaviário.

PROJETO DO NASH “ANNA NERY”
VAI RECEBER NOVOS RECURSOS

Vice-Almirante Valter Citavicius recebeu o
Deputado Federal Eder Mauro

O Vice-Almirante Valter Citavicius Filho,
do Comando do 4º Distrito Naval, recebeu na
última segunda, 12, o Deputado Federal Eder
Mauro (PSD-PA) para tratar sobre recursos que
vão ser empregados no projeto de construção do novo Navio de Assistência Hospitalar
(NAsH) “Anna Nery”, previsto para entrar em
operação a partir do 2º semestre de 2022.
O “Anna Nery” vai prestar serviços médico-hospitalares nos estados do Pará e Amapá.
O projeto prevê consultórios médico, oftalmológico e odontológico, enfermarias, farmácia/
paiol de remédios, além de laboratório de análise e sala cirúrgica para casos mais simples.
Eder Mauro prevê a liberação de um milhão de
reais em emendas.

A “CHATINHA” PLÁCIDO DE CASTRO

Atracada no trapiche de Cotijuba, a “chatinha” Plácido de
Castro na viagem para a cidade de Belém.

No fim dos anos 1950, quatro
embarcações enviadas pelo mesmo
estaleiro holandes que construiu os
navios da Frota Branca da SNAPP chegaram à região amazônica. Eram as
“chatinhas”. Elas receberam esta denominação por terem pouco calado.
O objetivo era resolver o problema da
navegação dos rios afluentes durante
o período de seca nos rios da Amazônia.
Essas embarcações receberam os
nomes “Imediato Carepa”, “Irineu
Evangelista”, “Pimenta Bueno” e “Plácido de Castro”. Recorda-se que eram
movidas a motor, porém, não tinham
hélices, e sim roda com palheta na
popa – o que permitia navegar em
lugares com pouca profundidade. E,
assim, navegaram por muitos anos
pelos rios Xingu, Tapajós, Tocantins,
Solimões e Madeira.
As mais longevas foram “Imediato
Carepa” e “Plácido de Castro”. A primeira seguiu em passeios pela orla de
Belém. A segunda, já movida a motor
com hélice, fez linha para Cametá,
mas depois leiloada e, hoje, infelizmente, é sucata em um barranco em
Manaus/AM.

A PRIMEIRA TURMA DE PRÁTICOS
CONCURSADOS DA AMAZÔNIA

Os Praticantes de Práticos Ricardo Rebelo e
Maurício Rutowitcz a bordo do navio japonês
“Panamá Maru”, da Empresa Mitsui OSK Lines.

Até 1980, o ingresso
de Praticante de Prático
na Praticagem da Bacia
Amazônica era pelo Programa de Ensino Profissional Marítimo. Recordo-me que as inscrições
dos candidatos eram
realizadas na Capitania
dos Portos, mais especificamente no setor da D.
Helena.
O fato é que, caso o
número de inscritos fosse menor que o número
de vagas ofertadas (o
que era bem frequente),
todos eram habilitados.
Porém, era necessário
procurar embarque
nas Empresas Fluviais,
de Cabotagem e Longo
Curso para estagiar como Praticante de Prático
por ao menos três anos.
Em 1980, foi realizado
o primeiro concurso para Praticante de Prático
para a Praticagem da Bacia Amazônica. Naquele
certame, 12 vagas foram
A PRIMEIRA TURMA DE PRÁTICOS
CONCURSADOS DA AMAZÔNIA
ofertadas e apenas nove
candidatos foram aprovados: Raimundo Evaristo, Wilson Barbosa,
Raimundo Nabuco, José
Carvalho, Ricardo Rebelo, Roberto Vasconcelos, Maurício Rutowitcz,
Luiz Omar Pinheiro e
António Capela, que não
concluiu o curso.
O tempo de Praticagem foi de três anos.
A Associação de Praticagem da Bacia Amazônica (APBAM) ficou
responsável pela formação dos Praticantes que,
após serem aprovados
no exame para Prático,
permaneceram um ano
como Prático-Auxiliar
embarcando ao lado
de um Prático mais experiente. A disciplina
era rígida. A começar
pelo uniforme cor caqui
sempre exigido a bordo.

MARES & RIOS

ERRATA: As manobras
de amarração dos navios nas
boias testes nas operações
de transbordo na área do
Porto de Vila do Conde, em
Barcarena, são realizadas
pelos Práticos da ZP-3, pertencentes às empresas Barra
do Pará e Pará River. Pedimos desculpas pelo erro.
As exportações do
agronegócio atingiram cifra
recorde em junho. Foram
12,1 bilhões de dólares, número 25% maior do que em
junho de 2020. O aumento
dos preços internacionais
dos produtos agropecuários
exportados pelo Brasil, cerca de 30,4%, foi o principal
responsável por este valor
recorde.
A protagonista do
agronegócio brasileiro foi a
soja em grão, representando mais da metade do que
foi exportado pelo Brasil
no agronegócio. As vendas
externas alcançaram valor
recorde de 5,3 bilhões de reais, mesmo com redução de
12,9% do volume exportado –
o equivalente a 11,1 milhões
de toneladas.
Na última Assembleia
Geral Extraordinária entre
Federação dos Trabalhadores em Transportes Marítimos e Fluviais nos Estados
do Pará e Amapá e Sindicatos dos Aquaviários do Pará e Amapá, foi elaborada
a pauta de reivindicação e
encaminhada ao SINDARPA. Entre as principais propostas, 100% do INPC mais
aumento real, plano de saúde, melhoria nas folhas de
pagamento e melhor escala
de folgas.
A Agência Nacional dos
Transportes Aquaviário expediu outorga de autorização à empresa de Navegação
Santana Ltda, com sede em
Santarém, para operar como
Empresa Brasileira de Navegação no transporte de carga
e passageiros no trecho entre
Belém e Santana, no Amapá.
Hoje, esta coluna parabeniza o amigo Relton
Oswaldo Pinto pelo aniversário! Relton é Diretor-Presidente do Grupo Atlântica
Matapi, empresa com forte
atuação no segmento de
Operação Portuária, Transporte Rodoviário e Fluvial,
Armazenagem e Terminais
Logísticos, e presidente da
nossa querida Soamar-Pará.
Saúde e mais sucesso! São os
votos deste colunista.

luizopinheiro@globo.com

(LCN) @luiscelsonews

luiscelsoborges@hotmail.com

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