ANTAQ DIVULGA ALTA DE 9,3% NA MOVIMENTAÇÃO PORTUÁRIA NO PERÍODO JANEIRO-MAIO DE 2021

ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários

A informação é do Painel Estatístico Aquaviário da ANTAQ, que indica que foram movimentados 484,7 milhões de toneladas, de janeiro a maio de 2021; com excelente desempenho tanto dos Portos Organizados (+9,1%) quanto dos Terminais Autorizados (+9,3)
As instalações portuárias registraram um crescimento forte, na sua maioria, mesmo diante da pandemia, com destaque para os terminais de granéis líquidos (+11,7% em combustíveis e derivados), para o Porto de Santos (+13,4% em contêineres), Terminal Autorizado da Portonave (+49,6% em contêineres), Itaguaí-RJ (+41,1% em minério de ferro e +74,0% em carvão mineral), entre outros números positivos que podem ser consultados no Estatístico da ANTAQ, em http://anuario.antaq.gov.br.
Foi registrado um crescimento de 14% na cabotagem de contêineres, voltando a um patamar de dois dígitos. Em 2020, no mesmo período, o crescimento foi de 3%.
Nas importações, o aumento foi significativo: saltou de +1,5%, em 2020, para +19,4%, em 2021, quando se compara o mesmo período (janeiro a maio).
Pode-se dizer que houve a retomada do crescimento das exportações do minério de ferro, que saiu da casa de -11,3% em 2020, para +15,6 % neste ano, até maio.
Os dados publicados no Painel Estatístico Aquaviário são encaminhados por todos os portos organizados e terminais autorizados até o vigésimo dia do mês subsequente às desatracações de navios em seus terminais e berços.
Com a supervisão da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da Superintendência de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da ANTAQ.
Pode ser uma imagem de texto que diz "Movimentação portuária brasileira cresceu 9,23% nos primeiros cinco meses do ano. 5 ANTAQ Retomada das exportações de minério de ferro Um salto nas movimentações: de -11,3% para +15,6%"
Fonte: ANTAQ
(LCN) @luiscelsonews
luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios