CLC visita ao Centro de Intendência da Marinha em Belém

No último dia 17 de Junho de 2021 estiveram presente para uma visita de cortesia ao “Centro de Intendência da Marinha em Belém” o Capitão de Longo Curso Ricardo Monteiro da Fonseca e o Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior, Comandante do “Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar” (CIABA), sendo recebido pelo seu Diretor o Capitão de Mar e Guerra (IM) Luiz Cláudio Otranto Alves.

Foi um momento em que trocaram informações sobre as duas marinhas, atualizando o cenário atual do setor marítimo e as carreiras dos Oficiais tanto na Marinha de Guerra como na Marinha Mercante. Foi uma surpresa o relato da composição de uma tripulação no navio mercante e as rotas de longo curso.

O Comandante Otranto apresentou as instalações dessa Organização Militar da Marinha do Brasil, pertencente ao Comando do 4º Distrito Naval, aos visitantes que ficaram impressionados com o sistema de aprovisionamento de materiais e gêneros. Logo após, em sua cordialidade de sempre, característico deste Oficial Superior da nossa briosa os convidou para o almoço de confraternização.

O CeIMBe tem o propósito de de contribuir para a prontidão dos meios navais, aeronavais de fuzileiros navais, sediados ou em trânsito em sua respectiva área de responsabilidade, bem como dos estabelecimentos de terrapor ele apoiado.

Na história, o Depósito Naval de Belém (DepNavBe) foi criado pela Portaria no 285, de 12 de maio de 1995 e pela Portaria Nº 53, de 29 de janeiro de 1996 do então Ministro da Marinha. Sua atividade foi regulamentada pela Portaria Nº 38, de 23 de maio de 1996 e posteriormente alterada pela Portaria no 101, de 16 de dezembro de 1996, ambas do Comandante de Operações Navais. Revogada essa última, passou a ter sua atividade e organização estruturada pelo Regulamento, aprovado pela Portaria Nº 52, de 09 de julho de 2003, do Comandante de Operações Navais. Em razão da alteração na denominação e no propósito por intermédio da Portaria no 121/MB, de 11ABR2011, do Comandante da Marinha, o Depósito Naval de Belém passou a ter a denominação de Centro de Intendência da Marinha em Belém (CeIMBe), com sua atividade e organização estruturadas pelo Regulamento, aprovado pela Portaria no 43, de 25 de Julho de 2011, do Comandante de Operações Navais.

Ao final, o Comandante Otranto entregou aos visitantes a Medalha Comemorativa aos 250 anos do Aniversário da Intendência completados em 2020.

 A frase que marcou a visita, coube ao Capitão de Mar e Guerra (IM) Otranto;

“Nós temos a Marinha de Guerra e temos a Marinha Mercante… que é de guerra”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios