Verona se transformará em um pedacinho do Brasil durante a Marmomac 2024

Coluna Luís Celso Borges - Edição da quinta-feira

Verona se transformará em um pedacinho do Brasil durante a Marmomac 2024
Divulgação na Marmomac 2023

Verona, Itália — De uma das mais charmosas cidades italianas, a um movimentado pedacinho do Brasil, assim Verona ficará conhecida durante os dias da Marmomac 2024. A mais importante feira mundial dedicada a toda a cadeia produtiva de rochas acontecerá de 24 e 27 de setembro e contará um Pavilhão Brasileiro formado por 37 empresas do segmento.

Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do It’s Natural - Brazilian Natural Stone e do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), o espaço servirá como ponto de intercâmbio para empresários brasileiros fortalecerem laços comerciais e buscarem novas oportunidades em mercado internacionais.

Coincidindo com o ano de celebração dos 150 anos da imigração italiana ao Brasil, a presença brasileira por lá reforçará os laços históricos e culturais entre os dois países. Uma agenda robusta foi preparada com vários eventos significativos. Confira a programação completa para o período:

23 de setembro:

18h30 – Concerto dedicado aos 150 anos da Imigração Italiana ao Brasil

Local: Teatro Nuovo, Piazza Francesco Viviani, 10 (Próximo ao Balcão de Julieta), Verona, Itália

Entrada gratuita mediante reserva (vagas limitadas à lotação do teatro): https://www.eventbrite.it/e/biglietti-concerto-dedicato-ai-150-anni-dellimmigrazione-italiana-in-brasile-1004465512387?aff=oddtdtcreator 

20h30 – Jantar Centrorochas de Boas-vindas

Evento exclusivo para empresas expositoras do Pavilhão Brasileiro

24 de setembro:

11h – Abertura oficial Marmomac

Local: Palco principal, Pavilhão 12, Marmomac

12h30 – Abertura Pavilhão Brasileiro, com apresentação da Camerata Jovem Rochativa

Local: Pavilhão 11, Marmomac

25 de setembro:

14h às 15h – Talk “Brazilian Natural Stones: ESG and Global Impact

Local: Pavilhão 1, Marmomac

Palestra sobre as pedras naturais brasileiras com Fabio Cruz e apresentação de Amanda Ferber.

17h30 às 20h30 – Lançamento internacional da ‘Marmomac Brazil

Local: Palco principal, Pavilhão 12, Marmomac

26 de setembro: "Get Together" Marmomac Brazil

Evento exclusivo para convidados.

Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 208 empresas apoiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito. (Fonte: Karina Porto Firme Assessoria de Comunicação Centrorochas e It’s Natural – Brazilian Natural Stone karina.portofirme@centrorochas.org.br).

CONVITE

O comandante do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas o Capitão de Fragata (FN) Francisco José de Oliveira Silva, convidou o colunista para a Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional dos 2º TEN/GM (MR2) da turma – II/2024, a ser realizado no dia 21 de setembro de 2024, às 10 horas.

Eduardo Bastos assume diretoria do Instituto de Estudo do Agronegócio da ABAG

O engenheiro agrônomo Eduardo Bastos é o novo diretor do Instituto de Estudo do Agronegócio (IEAg), que foi criado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) para elevar a competitividade do setor, por meio de iniciativas inovadoras que valorizem as cadeias de valor e estimulem um mercado altamente produtivo, inclusivo e sustentável.

Bastos, que também lidera o Comitê de Sustentabilidade da ABAG, preside a Câmara do AgroCarbono no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Conselho de Inovação do CCarbon (Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical da Universidade de São Paulo – USP). Participa do Conselho do Agronegócio da Federação das Indústria do Estado de São Paulo (COSAG/FIESP) e tem assento no Comitê Interministerial do PNCPD (Plano Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas). É sócio no fundo de investimentos 10B.

O IEAg tem atuado junto ao governo, iniciativa privada, entidades setoriais e universidades, para ressaltar a importância do sistema agroindustrial e das cadeias produtivas, e para implantar medidas que fortaleçam o setor no Brasil e no exterior.

Entre os projetos desenvolvidos pelo IEAg estão o Prêmio Mulheres do Agro, em parceria com a Bayer, e a Academia de Liderança das Mulheres do Agro (ALMA), em parceria com Corteva Agriscience e FIA Business School, que contou com a participação de 350 mulheres, desde sua criação, em 2018. Em termos de pesquisas estão o “Perfil das Mulheres do Agronegócio Brasileiro”, a “Percepção da População dos Grandes Centros Urbanos sobre o Agronegócio Brasileiro”, “Elas fazendo história”, em parceria com Agroligadas, Corteva Agriscience e Sicredi, e o “Futuro da Soja no Brasil”. (Fonte: Mecânica Comunicação).

31º Encontro dos Portos sobre o Sistema Desempenho Portuário é realizado

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou o 31º Encontro dos Portos sobre o Sistema Desempenho Portuário da ANTAQ no Porto de Pecém (CE). O evento aconteceu na última semana, entre os dias 12 e 13 de setembro.

O encontro é promovido pela autarquia com os portos públicos do país e terminais privados para tratar de assuntos relacionados ao envio de dados ao Sistema de Desempenho Portuário, responsável por alimentar o Painel Estatístico Aquaviário da ANTAQ.

O objetivo do evento é atualizar os participantes das mudanças que ocorreram no sistema, informar o que precisa ser melhorado para se elevar cada vez mais a qualidade das informações que a ANTAQ divulga através do Painel Estatístico Aquaviário, e trabalhar em alterações e evoluções futuras com ampla participação de todos.

Este ano o encontro reuniu 40 instalações portuárias, entre portos organizados e terminais privados. Além disso, bateu recorde de participação com a presença de mais de 80 pessoas. Em 2023, o primeiro evento presencial desde a pandemia, o número de participantes atingiu quase 70 pessoas.

LOGÍSTICA E AGRO

ABAG - A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) foi criada em 1993 com o objetivo de estabelecer dentro do agronegócio brasileiro uma organização no processo de desenvolvimento sustentável, aproximando o setor, e todos os seus stakeholders, da economia nacional e internacional. É a única associação que congrega todos os elos da cadeia, do campo à indústria, distribuição e serviços, sendo fundamental para o fortalecimento do sistema agroindustrial e das relações com o governo, iniciativa privada, entidades de classe e instituições de ensino. Com mais de 75 associados e uma forte presença no calendário de eventos do agronegócio, a ABAG traz também informações através de palestras, entrevistas, debates, fóruns, congressos, workshops e feiras, que são fundamentais para o avanço do mercado e de nossos profissionais.

CEVAL - No início do mês, a CEVA Logistics anunciou Gustavo Santi como novo vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da companhia para a América Latina. No comunicado, a empresa destacou a chegada do executivo como parte do movimento de expansão da presença da CEVA na região, com foco em oferecer soluções inovadoras para os clientes latino-americanos.

INVESTIMENTO - A Bibi, marca de calçados infantis, anunciou o investimento em um centro de distribuição em Vargem Grande Paulista (SP). Segundo a empresa, a operação começou em julho e, no primeiro mês, os produtos armazenados no local permitiram uma redução média de 50% no prazo de entrega e de 30% nos custos de frete para a região Sudeste.Como resultado, as vendas cresceram 60% em comparação ao mesmo período do ano anterior. .

ETANOL - Como o MS é um estado com forte vocação na produção de grãos, os investimentos em usinas de etanol de milho têm se intensificado. “Enquanto a região Centro Sul manteve o mesmo nível de área plantada de cana nos últimos 10 anos, o estado do Mato Grosso do Sul cresceu 37%…”

AGRO EM ALTA - O agronegócio continua impulsionando nossa economia! Em julho, os portos brasileiros movimentaram 119 milhões de toneladas de cargas, e 20% disso veio de soja, milho, trigo e adubos fertilizantes. Destaques do mês: Milho. Soja. Adubos Fertilizantes e Trigo O crescimento geral da movimentação portuária foi de 1,38% em julho, e a tendência positiva deve se manter até o final do ano, com uma alta de cerca de 4% nos primeiros 7 meses.

MERCADO CANADÁ - O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a abertura de mercados no Canadá para exportações de feno e fibra de coco do Brasil. Em nota publicada nesta quarta-feira (18), o ministério afirma “que recebeu com satisfação o anúncio, pelas autoridades sanitárias canadenses”.

EXPORTAÇÃO DA SOJA - O line-up, que representa a programação de embarques nos portos brasileiros, projeta a exportação de 5,866 milhões de toneladas da soja em grão para o mês setembro. Até o momento, já foram embarcadas 2,931 milhões de toneladas. No mesmo mês do ano passado, as exportações totalizaram 5,547 milhões de toneladas, segundo estimativa.

MOVIMENTAÇÃO - De janeiro a setembro de 2024, o line-up estima um total de embarques de 89,57 milhões de toneladas, em comparação com 87,006 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado. A Secretaria do Comércio Exterior (Secex) indica que os embarques no período atingiram 86,454 milhões de toneladas.

Uma maravilhosa e abençoada quinta-feira a todos, a coluna volta no domingo, (DEUS É BOM – Em todo tempo).

Fontes: (CLCB), Agência/Safras, Ascom/MPor, Canal Rural e Ascom/ANTAQ.

Por: (LCN) Luís Celso News

Contatos: contato@luiscelsonews.com.br

91 98112 0021 luiscelsonews@gmail.com