Transpetro espera publicar edital para construção de 4 navios em maio

O edital de licitação para a construção de quatro navios hand para a frota da empresa

Transpetro espera publicar edital para construção de 4 navios em maio

Presidente da empresa disse que estão em estudo outros 8 gaseiros e 4 navios padrão MR1. Bacci acredita que esses 12 projetos passarão para área de governança no segundo semestre e terão seus editais publicados em 2025

A Transpetro espera lançar, até o final de maio, o edital de licitação para a construção de quatro navios hand para a frota da empresa. O presidente da Transpetro, Sergio Bacci, disse, na quinta-feira (18), que os projetos constam no plano estratégico da Petrobras (2024-2028) e estão na fase final de aprovação junto à governança da holding.

Antes de liberar o edital, a empresa também aguarda a aprovação do projeto de depreciação acelerada que tramita no Senado. O PL 2/2024, aprovado em março na Câmara dos Deputados, funciona como um mecanismo que reduz a tributação das empresas.

Bacci contou que a Transpetro também mantém conversas sobre condições de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) a respeito de questões relacionadas à Câmara de Comércio Exterior (Camex), as quais considera estarem bem encaminhadas.

Conversamos com o MDIC na semana passada, achamos que, até meados de maio, tenhamos aprovadas essas medidas para podermos colocar edital na rua e garantir que esses navios sejam feitos em estaleiros brasileiros”, afirmou Bacci, durante evento promovido pelo IBP, no Rio de Janeiro.

Além dos quatro navios, estão em estudo outros oito gaseiros e quatro navios MR1. Bacci disse que, possivelmente, esses 12 projetos passarão para a área de governança no segundo semestre e terão os editais publicados em 2025. A Transpetro tem interesse de ampliar a frota própria com a incorporação de gaseiros e navios de transporte de produtos claros e escuros, de 7.000 a 48.000 TPB (toneladas de porte bruto), padrão de navios MR1 e MR2 que já operam atualmente para a companhia.

Vamos retomar essa indústria de forma gradual, mas de forma assertiva para termos demanda permanente e a indústria naval brasileira poder se perpetuar, como indústrias navais no mundo que só existem porque têm demanda perene. Vamos trazer isso de volta para o Brasil”, afirmou Bacci.

Por: (LCN) Luís Celso News

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