Roda de Conversa destaca o autocuidado como prevenção ao Câncer de Mama

Coluna Luís Celso Borges "Navegando no Social" - Domingo

Roda de Conversa destaca o autocuidado como prevenção ao Câncer de Mama

O autocuidado e prevenção do câncer de mama” foi o tema da Roda de Conversa, realizada na quinta-feira (26), no Quartel-General Integrado (QGI), em Belém, em alusão ao Outubro Rosa.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Comando Militar do Norte (CMN) e o Conselho Regional de Administração (CRA), por meio da Comissão Especial ADM Mulher Pará. “Este evento é de extrema importância ao público feminino, que ganha força a cada ano. O CRA, com o instituição fiscalizadora, valoriza e reconhece a mulher”, afirmou o representante da presidência do Conselho, Luís Alves.

O Comandante da 8ª Região Militar, Gen Div Alcio Costa, fez a abertura do evento e destacou a importância do tema. “É uma oportunidade de estabelecer parceria institucional para falar de um assunto tão importante, que reflete em nós como instituição devido à quantidade de mulheres no efetivo, bem como as representantes da Família Militar”, destacou.

O bate-papo, conduzido pela jornalista Katia Corrêa, contou com a participação da médica mastologista, Jamilly Souza; da Estrategista de Imagem Profissional, Empresarial e Persona Branding, Keyla Omura; da psicóloga, Marcia Reginy. Com linguagem leve, empática, e exemplos da vida real, as especialistas abordaram as várias formas de autocuidado, visando a prevenção da doença. Entre elas, a melhora na alimentação, a prática de exercícios físicos, além do cuidado com a saúde mental.

A professora do Colégio Militar de Belém (CMBel), Tenente Marilene Rodrigues, gostou deste momento dedicado às mulheres. "Foi muito bom e acho que a gente precisa de mais. São valorosos pela contribuição que a gente aprende".

A sargento Fabíola Mendes, enfermeira na 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª Cia PE) disse que é importante sair um pouco da rotina. "É sempre muito bom quando a gente consegue reunir e falar sobre assuntos que são de relevância como a saúde da mulher, principalmente, neste mês, enfatizando o Outubro Rosa".

O evento contou ainda com distribuição de brindes e arrecadação de potes de vidro, que serão doados à Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

SEMINÁRIO – SOBENA 2023

O 13º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior, organizado pela SOBENA será realizado de 30 de outubro a 01 de novembro de 2023, em Belém do Pará. O Seminário tem o objetivo de promover debates qualificados, contribuindo para o desenvolvimento do transporte hidroviário, com eficiência e segurança, e respeitando o meio ambiente. O vice-Almirante (RM1) Wilson de Lima Filho (Diretor da ANTAQ) será responsável da abertura como dos ciclos de palestras.

CONSTRUÇÃO NAVAL

O Estaleiro Rio Maguari oferece serviços de construção naval e estruturas metálicas com capacidade de processamento de 30 mil toneladas de aço/ano.
Fomos eleitos o melhor estaleiro do Brasil na categoria Indústria Naval no prêmio Maiores e Melhores do Transporte em 2018, 2020, 2021 e 2022, concedido pela revista "Transporte Moderno", da editora OTM.
Construção naval: rebocadores, empurradores, barcaças fluviais e oceânicas, comboios atb, barcaças guindaste, barcaças com tombador de carretas, barcaças lançadoras de duto, ferryboats, portos flutuantes e diques flutuantes.
Estrutura metálica: galpões, passarelas, estruturas e proteção para pilares de pontes, dentre outros.

Contato:

Estrada do Maracacuera Km 06, Distrito de Icoaraci, Belém Pará – Brasil

(91)  3214 7800 / (91) 3227 2167 – contato@riomaguari.com.br  -  www.riomaguari.com.br

ACONTECIMENTOS

No almoço do SINDAMPA que foi realizado no Manjar das Garças em Belém/PA, entre os presentes os representantes das três praticagens, a UNIPILOT com o Comandante Câmara, a BARRA DO PARÁ com o Comandante Barbeito e a PARÁ RIVER com Marcelo Salgado.

O Vice-Almirante Antônio Capistrano (Comandante do 4º Distrito Naval) esteve presente no almoço do SINPAMPA com a sua simpatia, juntamente com o CMG Calfa (Capitão do Portos da CPAOR).

O Colunista encontrou um amigo que a tempo não encontrava, o José Erivaldo, um grande conhecedor da navegação na Amazònia.

XXII Convenção da Soamar Brasil, que aconteceu na cidade de Florianópolis/SC, quando foi eleito o maranhense Orson Antônio Féres Moraes Rêgo, para a presidência da SOAMAR-BRASIL, a realização da XXIII Convenção Nacional da Soamar Brasil, na cidade de São Luís/MA nos dias 15 e 18 de novembro de 2023.

Um presente para 2024 – Na sexta-feira (20), os secretários de Fazendas dos estados e do Distrito Federal aprovaram o aumento de (12,5%) nas alíquotas do imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. A parir de 1 de fevereiro de 2024. Na quinta-feira (26) saiu a comunicação pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), os valores ficaram até o final de 2024, segundo o decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU).

LOGISTICA

ANTAQ Informa - Aprovado os estudos e minuta de edital do arrendamento da instalação portuária MCP 03, no Porto de Santana (AP). Agora, o processo segue para o Ministério de Portos e Aeroportos para posterior envio ao Tribunal de Contas da União.

Aprovado o arrendamento simplificado de quatro terminais: POA02 e POA11, localizados no Porto de Porto Alegre (RS); RIG71, no Porto de Rio Grande (RS), e o terminal VDC04, localizado no Porto de Vila do Conde (PA).

Na quarta-feira (25), anunciamos, junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, a aprovação do 1º Plano de Geral de Outorgas Hidroviário, elaborado pela Agência e aprovado pelo Ministério. Na oportunidade, divulgamos, também, a abertura de chamamento público para estudos do Rio Paraguai.

DNIT Informa - Atenção motoristas que utilizam a BR-282/SC. O km 79 está parcialmente interditado devido à queda de barreira. As equipes estão próximas ao local para remoção do material da pista.

O DNIT concluiu 57 quilômetros de pista pavimentada na BR-226/MA, entre Timon e o povoado Baú. Até o final de dezembro de 2033 serão entregues 62 quilômetros de pista nova.

Estão programados serviços nas rodovias BR-116/RS, BR-285/RS, BR-290/RS, BR-470/RS e na BR-471/RS, do sábado (28/10), até o próximo sábado (4/11), de acordo com o trecho.

Atenção Paraná -  O km 493 da BR-376/PR, em Ponta Grossa, está totalmente interditado em ambos os sentidos em virtude do transbordo do Rio Ronda. As equipes já sinalizaram o local.

MINEX 23 - Na segunda-feira (23), a Corveta "Caboclo" realizou o lançamento de minas marítimas sem explosivos, enquanto o Aviso Balizador "Aldebaran" fez o imageamento das minas lançadas na área do exercício, utilizando o sonar sidescan.

Na terça-feira (24), houve o emprego do Veículo de Superfície Não Tripulado – Laboratorial, lançado a partir do Navio-Patrulha Oceânico "Apa". A embarcação realizou, com sucesso, diversas corridas de busca e classificação das minas nos modos remotamente pilotado e semiautônomo.

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos a coluna volta na quarta-feira.

 

Fontes: (CLCB), Agência/MB, Ascom/DNIT, Ascom/CMN e Ascom/ANTAQ.

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br