Presidentes de juntas comerciais se reúnem em São Paulo para discutir melhorias no ambiente de negócio

Coluna Luís Celso Borges "Navegando no Social" - Quarta-feira

Presidentes de juntas comerciais se reúnem em São Paulo para discutir melhorias no ambiente de negócio

IV Congresso Nacional das Juntas Comerciais (Conaj) e o II Congresso Internacional de Registro Empresarial (Cirem) acontecem em São Paulo em 22, 23 e 24 de novembro

Começou na quarta-feira (22) o IV Congresso Nacional das Juntas Comerciais (Conaj) e o II Congresso Internacional de Registro Empresarial (Cirem). Os encontros contam com os presidentes das juntas comerciais dos 26 estados do País e do Distrito Federal e seguem até a sexta-feira (24) na sede do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP).

Para a presidente da Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju), Cilene Sabino, o evento com as 27 juntas comerciais é fundamental por se tratarem da porta de entrada de quem vai abrir uma empresa no País.

Neste encontro vamos discutir como fazer para melhor ainda mais esse registro das empresas. Com isso, fortalecemos o ambiente de negócios, para facilitar a vida do empreendedor e tirar os negócios da informalidade”, contou ela.

Vamos discutir o que está sendo bom em cada estado para espalhar as boas práticas pelo País”, completou Cilene. Ela também afirmou que as juntas estão praticamente 100% digitais nacionalmente e revelou um projeto para a padronização dos sistemas. “Hoje temos seis sistemas nas 27 juntas. Estamos trabalhando para a criação de um layout único, em parceria com vários outros integradores”, afirmou.

Já para o presidente da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), Márcio Shimomoto, a troca de ideias realizadas nas reuniões na capital paulista é importante para desenvolver novas soluções aos empresários. “Essa troca é o que faz que surjam novas ideias”, disse.

Por sua vez, a presidente da Junta Comercia do Acre, Nayara Honorato, disse que o encontro “é um momento de união, com compartilhamento, troca de ideias e as sugestões de melhorias tanto da parte normativa quanto para facilitar a vida do empreendedor brasileiro”. Ela explicou que a adesão do Acre à REDESIM (conjunto de sistemas informatizados para realizar o processo de registro e legalização das pessoas jurídicas no âmbito da União, estados e municípios) trouxe grandes avanços na desburocratização no Estado. “Levávamos cerca de 180 dias para ter um CNPJ. Hoje, entregamos em horas, mesmo para os empreendedores nos municípios mais distantes, em que só há contato com barcos. Nossos serviços agora são 100% digitais”. (Textos e fotos: Ascom/Fenaju).

PRÊMIO IMO

Na segunda-feira (27), o Brasil marcou presença em uma das premiações de maior prestígio para a comunidade marítima mundial, o Prêmio IMO por Bravura Excepcional no Mar, da Organização Marítima Internacional (IMO). O evento aconteceu na sede da Organização, em Londres. Um dos agraciados com o Certificado de Louvor, por seu ato de bravura, foi o pescador José Cardoso Lemos, de 48 anos. Ele resgatou 35 pessoas, com vida, de uma embarcação que naufragou nas proximidades da Ilha de Cotijuba, no estado do Pará.

Nesse contexto, uma das atividades para aumentar a conscientização sobre os temas trabalhados são as premiações relativas às atividades desenvolvidas no setor marítimo internacional. Entre eles, destacam-se as "Honras da IMO por Bravura Excepcional no Mar”, que são concedidas anualmente e foram estabelecidas para proporcionar reconhecimento internacional àqueles que, correndo o risco de perder a própria vida, praticam atos de bravura excepcional, demonstrando extraordinária coragem na tentativa de salvar vidas no mar ou na tentativa de prevenir ou mitigar os danos ao ambiente marinho. Tais atos de bravura também podem envolver habilidades extraordinárias de navegação em condições muito difíceis ou qualquer outra demonstração de coragem extraordinária. (Matéria completa no site: www.luiscelsonews.com.br).

EXPOSIÇÃO

Venha mergulhar na atmosfera do universo náutico. A entrada é gratuita, de terça a domingo e feriados, das 13h às 17h.

Até 10 de março de 2024, está em cartaz a exposição "Mar e vento na alma", no Museu Naval, no centro do Rio de Janeiro (rua Dom Manuel, nº 15, Praça XV).

MARINHA DO BRASIL

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários (SMV-RM2), da Marinha do Brasil. São 410 vagas, em todo o Brasil, distribuídas entre diversas especialidades.

1º DN (RJ, ES e MG) https://www.marinha.mil.br/com1dn/smv/smv-sup-areas-resumo (186 vagas)

2º DN (BA, SE e MG) https://www.marinha.mil.br/com2dn/srd/servico-militar/servico-militar-voluntario-para-oficiais (31 vagas)

3º DN (RN, PB, AL, PE, CE) https://www.marinha.mil.br/com3dn/smv-sup-areas-resumo (40 vagas)

4º DN (PA, AP, MA, PI) https://www.marinha.mil.br/com4dn/smv (16 vagas)

5º DN (RS, SC) https://www.marinha.mil.br/com5dn/servi%C3%A7omilitar (17 vagas)

6º DN (MT e MS) https://www.marinha.mil.br/com6dn/SMV_Oficiais_2024 (7 vagas)

7º DN (DF, TO e GO) https://www.marinha.mil.br/com7dn/smv-superior (36 vagas)

8º DN (SP, PR e MG) https://www.marinha.mil.br/com8dn/?q=smv-oficiais (57 vagas)

9º DN (RO, AC, AM e RR) https://www.marinha.mil.br/com9dn/svm_demaisareas_medicos (20 vagas)

LOGÍSTICA

Os Portos públicos movimentaram R$120 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2023 e obtiveram um crescimento de mais de 5,9 em comparação com o mesmo período de 2022.

O setor aéreo brasileiro foi às alturas durante o mês de outubro. A movimentação doméstica foi 7,7% maior do que em 2022, com 7,8 milhões de passageiros. O mercado internacional superou, pela 1ª vez, os indicadores pré-pandemia, com quase dois milhões de passageiros.

O período da Consulta Pública nº 06/2023! Agora, os interessados têm até 30/12 para encaminharem suas contribuições para a proposta de ARR da Resolução ANTAQ 62/2021, que trata de sobre-estadia de contêineres.

Começou na segunda-feira (27), daremos início a 556ª Reunião Ordinária de Diretoria Colegiada (ROD). A sessão é virtual - via SEI - e segue até quarta-feira (29/11). Confira a pauta no nosso site: https://encurtador.com.br/fpS48

DNIT Informa - Atenção, Rio Grande do Sul. Interdição programada no km 242,86 da BR-116/RS, no início do retorno no sentido Porto Alegre-Bairro, em São Leopoldo. A intervenção é necessária para a realização de obras de drenagem, terraplenagem e pavimentação.

Usuários do km 252 e do km 252,7 da BR-116/RS,em Sapucaia do Sul, a partir da tarça-feira (28) até sábado (2/12) está programado interdição nas faixas principais, medida é necessária para a realização do serviço de escavação e assentamento.

Na BR-280/SC, entre Mafra e Canoinhas, dos km 289 ao km 291, são realizados serviços de restauração do pavimento, fresagem do asfalto antigo, com aplicação de nova camada asfáltica e nova sinalização horizontal.

No Amapá - São realizados serviços de escavação do material de jazida na BR-156/AP Trecho Norte do município de Macapá a Oiapoque.

Santa Catarina - Usuários dos km 39 da BR-470/SC, em Gaspar, estão programadas operações de PARE e SIGA a partir da terça-feira (28) até sexta-feira (01/12), operações são necessárias para dar continuidade às obras de duplicação no lote 2.

NEWS

No último dia 23, a Marinha do Brasil realizou o exercício “INCURSEX-2023", na Ilha da Marambaia (RJ), com o objetivo de treinar militares para atuarem em situações de conflito.

Na sexta-feira (24), o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste realizou o resgate, em Itacoatiara (AM), de um homem com princípio de infarto. O paciente foi transferido para uma UTI móvel do SAMU e encaminhado para o hospital.

Na última terça (21), o Navio-Aeródromo Multipropósito "Atlântico" realizou o exercício de Transferência de Óleo no Mar (TOM) com a participação do Navio de Apoio Logístico "Jacques Chevalier", da "Marine Nationale".

Centenários brasileiros: envelhecimento acelerado desafia o país. A previsão é que no futuro o Brasil terá mais velhos do que crianças.

Todas as mulheres agora têm direito a um acompanhante maior de idade, sem que haja necessidade de aviso prévio, durante as consultas médicas, exames e procedimentos realizados em unidades públicas e privadas de saúde.

Mais de 140 afegãos estão acampados em aeroporto de São Paulo. Alguns estão no local aguardando providências há mais de 3 semanas.

Brasil deve registrar 704 mil casos de câncer ao ano entre 2023 e 2025, segundo previsão do Inca.

Aplicativo Hemovida incentiva doação de sangue constante. A ferramenta permite que doadores compartilham experiências nas redes sociais e incentivem outras pessoas realizarem o ato.

Aplicativo facilitará doações de sangue no Brasil. “Hemovida” quer mostrar importância de manter estoques em níveis seguros.

Empregador vai ter que prestar contas sobre igualdade salarial com a publicação de relatórios na internet. A regra viabilizará a execução e a fiscalização da Lei da Igualdade Salarial e entra em vigor em dezembro.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos. A coluna volta no domingo.

Fontes: (CLCN), Agência/Brasil. Agência/MB, Ascom/MPor. Ascom/DNIT e Ascom/ANTAQ.

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br