Integração marca encontro de várias gerações de oficiais da reserva

Comando Militar do Norte

Integração marca encontro de várias gerações de oficiais da reserva

Belém (PA) - O Comando Militar do Norte e a Associação dos Oficiais da Reserva (AORE-Belém) realizaram, neste sábado (9), no Batalhão Pedro Teixeira, uma programação alusiva ao Dia do Oficial da Reserva R/2, celebrado em 4 de novembro.

A atividade teve início com a uma cerimônia militar, presidida pelo Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme. Em seu discurso, o Gen destacou a importância dos oficiais da reserva. “Todos os senhores são embaixadores do nosso Exército e nós nutrimos profundo respeito por esse trabalho. A gente vê o orgulho estampado no semblante e com sentimento de admiração e gratidão que estamos comemorando esta data”, afirmou.

Lado a lado, os pelotões de oficiais da reserva e de militares da ativa demonstraram toda coesão da tropa em forma. Pela primeira vez, uma mulher integrou a tropa representativa da AORE-Belém, no desfile.

Inaugurações

Como parte da manhã festiva, três inaugurações marcaram o encontro que reuniu várias gerações de associados da AORE-Belém. A primeira delas saudou os reservistas que integraram, em 1963, a turma “Magalhães Barata”, do antigo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). O então aspirante Euclides de Freitas Filho foi um dos que fez o descerramento da placa comemorativa aos 60 anos de formação. “Esse momento representa emoção. Deu uma saudade. O Exército que eu servi e que eu amo representa tudo. Foi uma escola de vida que eu tive“, destacou o então Asp Freitas.

Em seguida, o Espaço Verde da Saudade homenageou a memória de vários integrantes do CPOR, entre eles, o de Marco Aurélio Lopes de Oliveira, associado da AORE-Belém, fundador e primeiro presidente da Sociedade Amigos do Exército (SOAMEx). No espaço, foram plantadas mudas de ipês, como forma de demonstrar o compromisso do Exército com o desenvolvimento da Amazônia Brasileira.

As novas instalações do Núcleo de Preparação dos Oficiais da Reserva (NPOR) também foram conhecidas pelo público. Os novos blocos abrigam espaço para a parte administrativa, auditório, biblioteca e salas de instrução.

Para o presidente da AORE Belém, Hilton Benigno, o momento representou não só o congraçamento de oficiais R/2 com integrantes das Forças Armadas, mas também um culto aos heróis. “Essa solenidade é para que nós possamos reverenciar a figura daquele que inspirou os CPOR, o TC Correa Lima. O momento é ainda o retorno à nossa casa, o 2ºBIS, e marca o encontro de gerações”, finalizou.

 

Fonte: Ascom/CMN

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com