CPAOR tem novo comandante

Coluna Luís Celso Borges - Edição do domingo

CPAOR tem novo comandante

Foi realizada na manhã da sexta-feira (17), a Cerimônia de Transmissão de Cargo de Comando da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental.

Por dois anos e um dia, o Capitão de Mar e Guerra Ewerton Calfa foi movimentado para o Estado-Maior da Armada, em Brasília/DF, onde atuará como Encarregado da Divisão de Meios na Subchefia de Logística e o Capitão de Mar e Guerra Alexandre Batista Pimentel assumiu, ele que estava na Capitania dos Portos de Santa Catarina como imediato.

A Cerimônia foi presidida pelo Vice-Almirante Renata Berna Salgueirinho (Comandante do 4º Distrito Naval), acompanhado do Contra-Almirante Maurício Barata Rangel, Comandantes das OMS subordinadas, integrantes da Sociedade Amigos da Marinha Pará (SOAMAR-PARÁ) e a comunidade marítima.

Durante a sua gestão na Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), o CMG Calfa destacou-se por importantes contribuições, como o planejamento e a preparação da primeira atracação do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico no Porto de Belém. Ele também foi responsável pela formação de 2.406 novos aquaviários e pelo apoio às ações de combate ao escalpelamento, reforçando a segurança e a cidadania na navegação da região, com parceiras de empresas públicas e privadas para a salvaguarda da vida nos rios.

A criação das Capitanias dos Portos data do ano de 1845, quando o Imperador, por meio de Decreto nº 358, de 14 de agosto de 1846, autorizou o Governo a estabelecer uma Capitania dos Portos em cada Província Marítima do Império. Recebendo a denominação de Capitania do Porto da Província do Pará e Amazônia, sendo estalado nas dependências do então Arsenal do Pará, e tendo como titular o Inspetor desse Arsenal.

O seu Regulamento, que se constituía em um verdadeiro código para a Marinha Mercante, estava estreitamente ligado à Marinha de Guerra pelo vínculo do interesse da própria defesa nacional. Em 23 de abril de 1868, o cargo de Capitão do Porto foi desvinculado do cargo de Inspetor do Arsenal, sendo a Capitania do Porto instalada fora das dependências do Arsenal, e sendo nomeado como Capitão do Porto o Capitão de Mar e Guerra (Ref.) ANTÔNIO ERNESTO LASSANCE CUNHA.

Em 18 de novembro de 1874, com a criação da Capitania do Porto em Manaus, alterava-se, pela primeira vez, a denominação para Capitania do Porto da Província do Pará, a qual perdurou até o advento da República, quando teve a expressão "da Província" suprimida. Dessa época até os dias atuais, sua denominação foi alterada por três vezes: em 1948 passou a Capitania dos Portos do Estado do Pará e Território Federal do Amapá; em 1989 a Capitania dos Portos dos Estados do Pará e Amapá; e, em 19 de setembro de 1997, a Portaria Ministerial Nº 276 deu a sua denominação atual de Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). (Na coluna da quarta-feira, mais registro).

TECNOLOGIA NA NAVEGAÇÃO

A Empresa Henvil Transpotes, pioneira na venda de passagens “ON LINE”, foi bem elogiada por usar a tecnologia nas vendas das passagens nas festa de final do ano, com isso o cliente ficou com grande satisfação por ter colocado a tecnologia para facilitar o trabalho que é comprar passagens, parabéns, por essa iniciativa bem louvável. Fim de semana combina com Marajó! Acesse nosso site e compre suas passagens com antecedência. (www.henvil.com.br)

AGRONEGÓCIO, NEWS E LOGÍSTICA EM PAUTA

PARTICIPAÇÃO SOCIAL - A Audiência Pública nº 15/2024 tem nova data. A sessão será realizada no dia 23/01, quinta-feira, às 10h, e tratará sobre os critérios para o fornecimento de serviços em instalações portuárias.

PORTO DE SANTOS - O maior porto da América Latina alcançou marcasim pressionantes no último ano! 179,8 milhões de toneladas movimentadas 5,4 milhões de TEUs ultrapassados pela primeira vez Destaques no agronegócio, granéis líquidos e carga solta.

PRODUÇÃO RECORDE - A produção de gasolina e de diesel S-10 da Petrobras foi recorde no ano passado. De acordo com a empresa, em 2024, foram produzidos 24,4 bilhões de litros de gasolina e 26,3 bilhões de litros de diesel.

CORRENTE COMERCIAL - O Porto de Santos manteve sua relevância na corrente comercial brasileira, ampliando sua participação de 28,5% para 29,0% em 2024, movimentando US$ 174,43 bilhões. A China permaneceu como o principal parceiro comercial, representando 27% das transações, enquanto o Estado de São Paulo respondeu por 53,7% das operações internacionais.

DNIT INFORMA - A partir deste domingo (19), haverá restrição no tráfego de veículos de transporte de carga na Ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661,72 da BR-101/BA, em Itapebi. A ação é necessária para serviços de reabilitação da travessia.

BR 101 - Revitalização de 18,75 quilômetros da BR-101/PE, entre Goiana e Igarassu. No segmento, entre os municípios de Goiana e Igarassu (km 0 ao km 20), foram investidos pelo Governo Federal cerca de R$ 4 milhões. O novo revestimento nesse segmento da BR-101/PE, promove melhorias na trafegabilidade, proporcionando à população mais tranquilidade em seus deslocamentos e otimizando o transporte de mercadorias pela região. A BR-101 é uma das principais rodovias do Brasil e exerce um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de Pernambuco. Através dela, ocorre a circulação de pessoas, produtos e serviços, que conectam o estado a outras regiões do país.

SEM CELULAR - No Rio de Janeiro, desde agosto de 2023 um decreto proíbe o uso dos aparelhos nas escolas. Também não é novidade no Ceará, que desde 2008 tem legislação que restringe aparelhos eletrônicos.

PRÓXIMA SEXTA - Estudantes que concluíram o ensino médio e que tenham interesse em bolsas integrais e parciais em cursos de graduação nas instituições privadas de educação superior, poderão se inscrever no Prouni 2025 a partir da próxima sexta (24).

BRICS - A Nigéria é o mais novo país parceiro do Brics. O anúncio foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores. Fazem parte do agrupamento diplomático nove países: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Nigéria.

REBANHO - A adubação das pastagens é fundamental para garantir a saúde do solo e a produtividade do rebanho. De acordo com a zootecnista Sabrina Coneglian, quatro pilares são necessários para desempenhar a ação de forma correta.

TRIGO - Em 2024, o Brasil atingiu a segunda melhor colheita de trigo da história, com oito milhões de toneladas. Ao se considerar as exportações e importações do produto – uma vez que o país não é autossuficiente – foram 9,48 milhões de toneladas movimentadas. O consumo interno gira em torno de 12 a 13 milhões de toneladas e, portanto, o desafio é o de reduzir as compras e aumentar a produção. Porém, no ano passado, uma grande lacuna foi registrada: 6,65 milhões de toneladas compradas do exterior, aumento de 59% ante 2023, conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Ainda assim, as exportações também foram significativas em 2024, com 2,83 milhões de toneladas vendidas, incremento de 20,4% ante o ano retrasado.

QUALIDADE DO TRIGO - Para reduzir a dependência das importações, cabe ao Brasil aumentar a sua produção e para 2025 a expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de, ao menos, repetir 2024, ou seja, produzir cerca de oito milhões de toneladas, afirma o diretor do Canal Rural Sul, Giovani Ferreira. Ele lembra que outro fator a mexer com a dinâmica de compra e venda do cereal é a qualidade. “Precisamos do trigo tipo pão, ou seja, não adianta aumentar a produção sem trabalhar a genética, a biotecnologia, ou seja, a qualidade do trigo”.

PRODUTIVIDADE DO TRIGO - Na última semana, a Câmara Setorial do Trigo da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul se reuniu com integrantes da cadeia produtiva do estado para discutir apoio à comercialização do trigo da safra 2024/2025. O encontro ocorreu após a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciar a aquisição de até 200 mil toneladas do grão via Aquisição do Governo Federal (AGF), permitindo que produtores gaúchos vendam o trigo diretamente ao governo federal.

MAÇÃ - No sul de Minas, tradicionalmente reconhecido pela produção de café, uma nova cultura está despontando: a maçã. Geralmente cultivada em regiões mais frias, a fruta agora integra um projeto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), que busca diversificar a produção agrícola e garantir renda adicional aos agricultores. A primeira safra do projeto foi concluída com sucesso, somando 30 toneladas de maçãs colhidas.

MERCADO DO BOI - O mercado físico do boi gordo voltou a apresentar negociações acima da referência média na sexta-feira (17). Segundo o consultor de Safras & Mercado Fernando Henrique Iglesias, o movimento não conta com a agressividade de determinados momentos de 2024, mas, mesmo assim, o cenário traçado indica a continuidade deste movimento nos próximos dias.

MERCADO ATACADISTA - O atacado voltou a apresentar preços firmes durante o dia de hoje. Segundo Iglesias, é importante destacar que há menor espaço para reajustes no curto prazo, considerando o menor apelo ao consumo durante a segunda quinzena do mês.

CÂMBIO - O dólar comercial encerrou a sessão em alta de 0,16%, sendo negociado a R$ 6,0644 para venda e a R$ 6,0624 para compra. Durante o dia, a moeda norte-americana oscilou entre a mínima de R$ 6,0286 e a máxima de R$ 6,0901. Na semana, a moeda teve desvalorização de 0,63%.

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira. (DEUS É BOM – Em todo tempo).

Fontes: Agência/Brasil, Agência/Safras, Canal Rural, Ascom/Antaq e Ascom/DNIT.

Por: Luís Celso News

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