Capitão de Longo Curso recebe o título de Comendador e Destaque Nacional.

Coluna Convés principal - CLC Ricardo Monteiro

Capitão de Longo Curso recebe o título de Comendador e  Destaque Nacional.

CLC Gondar ao lado de sua esposa Célia Regina - A Associação Brasileira de Liderança concedeu o Título de Comendador e o Prêmio
Excelência e Qualidade Brasil 2023 ao Capitão de Longo Curso e Comodoro da Marinha Mercante Brasileira Francisco Cesar Monteiro Gondar na categoria de Personalidade do Ano e Destaque Nacional por mérito social e profissional, como sendo um cidadão que acrescenta à Nação.
A Cerimônia de entrega ocorreu em São Paulo (SP). Na foto, o Comandante Gondar ao lado de sua esposa Célia Regina com o Quadro da outorga do título da Associação de reconhecimento internacional.

Visita na Rede TV de Belém do Pará.

Ainda repercute positivamente a visita do colunista e sua filha, Sophia Monteiro, aos estúdios da Rede TV situada em Belém do Pará. Apesar de ser aniversário do colunista (03 de Janeiro), quem recebeu o presente foi sua filha, que tinha o desejo de conhecer as instalações e bastidores uma das emissoras de maior audiência do país.

Sophia Monteiro ao lado do Brunão (O Peso da Notícia).

O colunista e sua filha nos bastidores da Rede TV.

Capitania dos Portos do Rio de Janeiro inaugura o novo GAP.

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), sob o Comando do Capitão de Mar e Guerra Alessander, inaugurou recentemente o novo GAP (Grupo de Atendimento ao Público). O Deputado Federal Marcelo Calero foi o responsável pelo corte da fita. O evento ainda contou com as presenças do Almirante Garriga e o Capitão de Longo Curso Gondar.

Inauguração do novo GAP da CPRJ.

Comandantes Fluviais serão homenageados pela AIEB-Brasil.

No próximo dia 31 de Janeiro, em Cerimônia que se realizará no Rio de Janeiro (RJ), receberão a Medalha do Mérito Embaixador da Paz da AIEB (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil) os Comandantes e Capitães Fluviais Joelma Martins Pereira e Eladir de Castro Pereira. Aos contemplados os elogios da coluna e um efusivo Bravo Zulu.

Maersk suspende navegação pelo Mar Vermelho devido Pirataria.

Uma das gingantes do transporte marítimo mundial anunciou a suspensão da navegação pelo Mar Vermelho, bem como pelo Canal de Suez, em virtudes dos grandes ataques de pirataria que ocorrem na região. Infelizmente uma das frotas mais importantes do mundo vem sendo palco de criminosos que abordam e sequestraram um de seus navios. A decisão ocorreu depois do ataque do navio Maersk Hangzhou por militantes houthi (grupo rebelde do Iêmen).

Marinha do Brasil encerra buscas por passageiro desaparecido.

Infelizmente uma notícia triste. O passageiro que se jogou ao mar, do navio de cruzeiro MSC Preziosa, não foi encontrado, após quase 10 dias de intensas buscas coordenados por navios da Marinha do Brasil, no litoral norte de São Sebastião (SP). O mar é lindo de se ver, porém não perdoa aqueles que ousam desafiá-lo. Que a família seja confortada nesse momento de dor e perda.

NAVEGANDO
A Marinha da Índia impediu o sequestro do navio “Lilia Norfolk” no Mar da Arábia, próximo à Somália, cuja carga de minério de ferro foi embarcada no Brasil. A tripulação foi abordada por seis pessoas armadas, levando a se refugiar em área específica do navio. A rápida resposta da Marinha foi essencial para evitar essa ação criminosa.
Depois de muitas reportagens nos jornais locais, a cidade de Belém viveu um dia, digo apenas um dia, para a limpeza dos grandes montantes de lixos e entulhos que tomaram conta das ruas, calçadas e praças da capital paraense. Após essa limpeza, que não fora em todos os locais, no dia seguinte novos entulhos e lixos já estavam sendo descartados. População também não colabora.
O aplicativo NAVSEG já possui mais de 8 mil usuários, em apenas quatro meses de uso. Essa revolução digital foi desenvolvida pela Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério do Turismo. Tal criação vem transformando a segurança e praticidade para os navegadores e passageiros.
O Navio-Escola Brasil concluiu a 37a Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, retornando ao porto do Rio de Janeiro (RJ), após visitar várias cidades de países amigos. A navegação foi iniciada no dia 12 de Agosto, sendo finalizada em 30 de Dezembro. Diversas atividades foram desenvolvidas durante o percurso visando a formação do Oficial para a carreira no mar.
Uma grande Cerimônia no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) marcou a formatura de 115 Engenheiros. Uma jornada desafiadora, repleta de crescimento pessoal e acadêmico se cumpriu. Como sabemos, essa Escola Militar da Força Aérea Brasileira possui excelência em formação técnica e científica.
Além das Medalhas do Mérito Judiciário e do Mérito Guarda Civil Metropolitana, a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil) também lançará, ainda neste ano, a Medalha Cruz de Sangue e a Medalha Marechal Duque de Caxias. A instituição terá sua primeira Cerimônia de 2024 no próximo dia 31 de Janeiro.

O nosso grande amigo Nonato Pereira, apresentador do Programa “Cara a Cara com a Verdade”, da Rede TV de Belém do Pará, será submetido a uma cirurgia delicada no coração. Estamos todos na torcida pelo sucesso nesse procedimento e a plena recuperação. O Programa vem sendo apresentando pelo jornalista Antônio Cattete.
O Marítimo Brasileiro pretende continuar comandando, chefiando e tripulando navios em nossas águas. Os Estados Unidos é um exemplo a ser seguido, onde sua cabotagem não está aberta a estrangeiros, que a todo instante tentam esse desbloqueio. Infelizmente, alguns dos nossos políticos não veem dessa forma e preferem acabar com a Marinha Mercante Brasileira.
Uma Sessão Solene foi realizada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em homenagem ao Dia da Marinha Mercante Brasileira, comemorado no dia 28 de Dezembro. Várias categorias pertencentes aos mais diversos quadros dessa instituição se fizeram presentes, sendo prestadas algumas homenagens com entregas de Moções.
Depois de mais uma mudança na formatação, a coluna vem recebendo bastantes elogios dos leitores, tornando os textos mais simples, de fácil compreensão e acessível. Nossos leitores sempre vêm ajudando para que esse segmento informativo perdure por longo tempo. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com