A Praticagem da Barra do Pará realizou o “Natal Solidário” em Marapanim/PA

Coluna Luís Celso Borges "Navegando no Social" - Quarta-feira

A Praticagem da Barra do Pará realizou o “Natal Solidário” em Marapanim/PA

Na sexta-feira dia 22 de dezembro, a Barra do Pará realizou a 5 edição do Natal Solidário para aproximadamente 400 crianças das comunidades de Vista Alegre e das Ilhas de Itauaçu e Tamaruteua, em Marapanim-PA. As crianças e familiares tiveram uma manhã recheada com apresentações culturais, brincadeiras, guloseimas, além da tão aguardada chegada do Papai Noel.

A ação natalina contou com a parceria dos voluntários das comunidades de Vista Alegre e das Ilhas de Itauaçu e Tamaruteua através das Escolas Municipais Marieta Nunes, Pedro Favacho, Álvaro Lisboa e Maria Ferreira das Neves; Grupo Mulheres Solidárias, Igreja Nossa Senhora do Livramento, Clube de Mães, Conselho Escolar da Escola Marieta Nunes, Amigos da Praça Comunitária São Pedro, Unidade de Saúde da Vila e Prefeitura Municipal de Marapanim.

CEIA DE NATAL

Segundo a Bíblia, a ceia de Natal representa a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus. Ela remete ao relato do nascimento de Jesus em Belém, onde ele foi colocado em uma manjedoura.

Segundo literatura, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data significativa para os cristãos.

A coluna registra a ceia de algumas famílias.

FAMÍLIA LIMA

O Vice Almirante Wilson de Lima Filho com familiares e amigos no Rio de Janeiro/RJ.

FAMÍLIA MIRANDA

A Helena Taddei Miranda, abriu a sua residência para receber os familiares em Belém/PA.

FAMÍLIA REBELO

A sra Wilma Rebelo e suas filhas Roza Nazareth, Sônia, Martinha, Milva, Roza Bellard e Roza Maria.

A sra Wilma Rebelo e seus netos: André, Rosa Marina, Pedro, Bárbara, Luigi, Fernanda, Zé Netto e Matheus Rebelo em Belém/PA

FAMÍLIA MORAES RÊGO

Orson e Luciana Moraes Rêgo, Filhos Orson Junior e Gustavo Féres Moraes Rêgo e a nora Ana Carolina Mascarenhas M. Rêgo em são Luiz/MA.

TRANSPORTE

A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, reforça seu compromisso com a responsabilidade ambiental ao anunciar o lançamento de seu segundo caminhão movido a Gás Natural Veicular (GNV). A apresentação do veículo ocorreu na quarta-feira (20) em sua refinaria localizada na cidade de Limeira (SP). 

A Agropalma é a maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas. Sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva, da produção de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado, incluindo produtos orgânicos. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia, no Pará. Hoje a empresa conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, um terminal de exportação alfandegado, duas refinarias e emprega cerca de 5 mil colaboradores. A Agropalma tem como propósito tornar a palma sustentável uma referência brasileira. Para mais informações, acesse: www.agropalma.com.br. (matéria completa no site: www.luiscelsonews.com.br).

Alexandre Steffen, gerente Logístico da Agropalma e André Gasparini, diretor Comercial da Agropalma

NEWS

Nos últimos dias do ano, aproveite para visitar, no Rio de Janeiro, o Complexo Cultural da Marinha, que abrange o Museu Naval, o Espaço Cultural da Marinha, o Passeio Marítimo, a Ilha Fiscal, e outras atrações culturais.

Enquanto a maioria dos brasileiros aproveitará o fim de ano ao lado de familiares e amigos, militares da Marinha do Brasil, passarão longe do aconchego do lar, a serviço do País, sempre prontos onde estiverem.

A Petrobras anunciou da terça-feira (26), que o preço do litro do diesel, vendido às distribuidoras de combustíveis, será reduzido em R$ 0,30 a partir desta quarta-feira (27). Os preços da gasolina e do gás de cozinha serão mantidos.

Mercado financeiro reduz previsões para inflação e câmbio. Estimativa é de 4,46% para inflação e dólar a R$ 4,90 ao final de 2023.

A expectativa para a inflação deste ano recuou mais uma vez no Boletim Focus divulgado na terça-feira (26) pelo Banco Central. A projeção para 2023 passou de 4,49% para 4,46%. Um mês antes, a mediana era de 4,53%.

Rodovias federais brasileiras registraram aumento nos números de acidentes, de feridos e de mortes durante o feriado de Natal.

A safra 2022/23 de algodão foi positiva, embora o custo de produção tenha sido alto. Na Bahia, segundo maior produtor da pluma do Brasil, o clima foi determinante para o sucesso da cultura.

Projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontam que, pela primeira vez, o Brasil pode ultrapassar o país norte-americano em produção. A estimativa é de três milhões de toneladas.

A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações da terça-feira (26) com preços mais altos.

Em uma sessão de volatilidade, mas de menor movimento, nesta semana entre festividades de Natal e Ano Novo, Nova York buscou direcionamento em boa parte do dia. Mas encontrou sustentação na subida do petróleo e no dólar fraco contra o real e outras moedas.

Enquanto o ritmo de negócios segue lento no mercado interno de milho, as exportações do cereal continuam aquecidas, podendo superar o volume de 2022.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), produtores brasileiros permanecem atentos ao desenvolvimento da safra verão e aos impactos dos atrasos na semeadura da segunda safra para 2024. Os consumidores, por sua vez, têm priorizado o uso dos estoques de milho negociados antecipadamente.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que, nos 11 primeiros dias úteis de dezembro, foram embarcadas 3,68 milhões de toneladas do cereal, o que já representa 59% do exportado em todo o mês de dezembro de 2022 (de 6,24 milhões de toneladas).

plantio de soja da safra 2023/24 foi prorrogado em 20 dias em Santa Catarina, informou Secretaria de Agricultura do Estado, em nota. As adversidades climáticas, com excesso de chuvas, atrasaram a semeadura do grão por lá e obrigaram que os produtores fizessem o replantio de culturas que antecedem a oleaginosa, o que levou à prorrogação das datas-limite, conforme a região.

O avanço de uma frente fria formou um corredor de umidade no Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, cenário que pode trazer chuva intensa às duas regiões nesta quarta-feira (27). No Nordeste, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) traz pancadas no Maranhão, Piauí, Ceará e no oeste do Rio Grande do Norte.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo.

Fontes: (CLCB), Agência/Brasil, Agência/MB e Canal Rural

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com