M. Dias Branco adere ao Movimento Transparência 100%, da ONU

É a primeira e maior iniciativa de fomento à transparência corporativa do Brasil

M. Dias Branco adere ao Movimento Transparência 100%, da ONU

Após a conquista de diversas premiações relativas à transparência corporativa e divulgação de relatórios demonstrando a consistência de suas informações e resultados, a líder nacional de massas e biscoitos, M. Dias Branco, adere, agora, ao Movimento Transparência 100%. Maior iniciativa de fomento à transparência no País, o movimento tem como objetivo encorajar e capacitar as empresas a irem além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade em empresas de destaque.

O Movimento Transparência 100% é uma das iniciativas do Programa Ambição 2030, promovido pela Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de engajar empresas e organizações na adoção de ações concretas alinhadas aos princípios do Pacto Global, em especial direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

A M. Dias Branco aderiu de forma voluntária ao Movimento Transparência 100%, iniciativa que representa mais um importante passo na jornada pelo desenvolvimento da transparência corporativa no Brasil. Essa adesão reforça nosso engajamento com a adoção de medidas que apoiem o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU”, destaca Daniel Gutiérrez, vice-presidente Jurídico, de Governança, Riscos e Compliance da M. Dias Branco.

O que é o movimento?

O Movimento Transparência 100% é a primeira e maior iniciativa de fomento à transparência corporativa do Brasil, e propõe cinco metas a serem cumpridas pelas empresas até 2030: (I) 100% de transparência das interações com a Administração Pública; (II) remuneração 100% íntegra da alta administração; (III) 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade; (IV) 100% de transparência da estrutura de Compliance e Governança; (V) 100% transparência sobre os canais de denúncias.

A iniciativa conta com mais de 67 empresas participantes, baseando-se na crença de que empresas devem ir além das obrigações legais para fortalecer seus mecanismos de transparência e integridade. Por meio de Jornadas do Conhecimento, Workshops, MasterClasses e outras iniciativas, a proposta é trabalhar para tornar as empresas mais resilientes, transformando-as em exemplos para todo o setor privado, desenvolvendo ainda mais a governança em todo o País. A proposta também auxilia o setor privado brasileiro a alcançar as metas de combate à corrupção que integram o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 (ODS 16). Para isso, os pilares de atuação são: Engajamento da alta liderança, adesão e cumprimento das metas do movimento; Visibilidade, articulação empresarial e publicização do compromisso; Construção de capacidades, produção de conhecimento e capacitação; e Monitoramento, compartilhamento de boas práticas e premiação – neste caso, o monitoramento se dará por meio de um formulário anual auto declaratório que será enviado pelo Pacto Global com os indicadores de cada meta assumida pela empresa.

A M. Dias Branco já é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos. Por meio de sua Agenda Estratégica ESG, a companhia adotou metas públicas para serem atingidas até 2030, com base em pilares que representam o ESG: “Cuidar do Planeta”, “Acreditar nas Pessoas” e “Fortalecer Alianças e maximizar valor da Companhia”.

No âmbito do pilar governança, ampliamos nosso compromisso com o estabelecimento de oito novas metas públicas e sete internas, e a adesão ao Movimento Transparência 100% foi uma delas. As demais envolvem temas como divulgação anual da Carta de Governança Corporativa; diversidade de gênero e de grupos sub-representados no Conselho; manutenção de membros independentes no Conselho e no Comitê de Auditoria acima do exigido pela regulamentação, dentre outros”, finaliza Gutiérrez.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos. 

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acessewww.mdiasbranco.com.br

Fonte: Letícia Gonzalez

leticia@pressaporter.com.br

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br