Data Magna da Marinha celebra 158º da Batalha Naval do Riachuelo

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo monteiro

Data Magna da Marinha celebra 158º da Batalha Naval do Riachuelo

No próximo domingo será celebrado o 158º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, considerada a Data Magna da Marinha. A Esquadra Brasileira, sob o Comando do Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, conseguiu vitória decisiva no conflito da Tríplice Aliança, formada pelo Brasil, Argentina e Uruguai, contra as forças paraguaias de Solano Lopes, garantindo o bloqueio, fazendo com que a guerra tomasse rumo a favor, mesmo finalizando alguns anos mais tarde. Além do Almirante Barroso, a Marinha do Brasil também homenageia os heróis Imperial Marinheiro Marcílio Dias e o Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalgh, representando atualmente todos os marinheiros e fuzileiros navais que servem ou serviram na Força de Mar. Devido data coincidir num final de semana, a Cerimônia Militar em vários Distrito Navais serão celebradas em datas próximas, onde será outorgada a Medalha da Ordem do Mérito Naval, em seus vários graus. Viva o Brasil! Viva a Marinha!

CIABA realiza Simpósio Regional de Liderança 2023

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) realizou o Simpósio Regional de Liderança para as Organizações Militares subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval no dia 06 de Junho. As palestras, com os temas “A Comunicação Assertiva dos Líderes”, “Principais Atributos de um Líder” e “Assistência Social como Ferramenta de Liderança”, foram proferidas pelo Capitão de Mar e Guerra (RM-1) Aristide de Carvalho Neto, pelo Capitão de Mar e Guerra Marcio Braga de Souza e pelo Capitão de Fragata Roberto Mendonça Ferreira, respectivamente. Os representantes das Organizações Militares debateram os principais pontos abordados, realizando mesas redondas, com o propósito de buscar soluções para os problemas concretos de interesses do Comando do 4º Distrito Naval. Um relatório contendo os resumos elaborados por cada mesa será encaminhado à Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), onde constará a apresentação dos problemas, resumo dos debates, análise, conclusão e propostas de linhas de ação. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social - CIABA).

CMG Marcio Braga entregou Certificados ao CMG (RM1) Aristide de Carvalho Neto e ao CF Roberto Mendonça Ferreira

Comandante do CIABA ao lado de representantes de Organizações Militares

Polícia Militar do Pará em Xinguara realiza Aula Extra Classe do Projeto Escolar

Na manhã do dia 27 de Maio, o 17º Batalhão da Polícia Militar realizou na Praça Vitória Régia uma Aula Extra Classe do Projeto Escolar denominado “Boxe, Ponte para o Desenvolvimento Sócio Emocional”. O projeto é uma ação da EMEIF “José Antão Ribeiro” que visa atender crianças carentes. O evento contou coma presença da nossa briosa Polícia Militar, sendo prestigiado pelo Sub-Comandante do 17º BPM, o ilustre Major Juniel Costa Maciel e policiais do PROERD (3ºSGT PM Cristina, 3º SGT PM Ferreira, CB PM Sena, CB PM Ariosmar e SD PM Alcântara). O projeto continuará sendo desenvolvido pelos professores Wesley e Elton, com o 17º BPM sempre a disposição para participar de ações que enaltecem o Serviço Policial Militar, o Policiamento Comunitário de Prevenção, o Zelo, a Honestidade, a Ação Social de potencializar na Sociedade a disseminação do sentimento de Proteção, promovendo a integração entre Polícia e a Comunidade. Atualmente o Comandante do 17º BPM é o Tenente-Coronel Alan. Parabéns a nossa Polícia Militar!

Major (QOPM) Juniel com seu efetivo de Xinguara (PA).

A Polícia Militar interagindo com a sociedade

Encontro com Grupo de Escoteiros do Mar (GEMAR 90)

No dia 1º de Junho, o Grupo de Escoteiros do Mar 90 (GEMAR 90) recebeu o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira. Na ocasião, o Comandante explanou para crianças e adolescentes sobre informações das carreiras na Marinha Mercante, bem como sua participação decisiva nos conflitos e nos momentos de fragilidade da humanidade, como o caso da pandemia de Covid-19. Após a palestra, foi bastante aplaudido e homenageado pelo Grupo de Escoteiros. Para quem não sabe, o Comandante Gondar já foi Embaixador da IMO no Brasil, sempre atuando na divulgação de nossa Marinha Mercante, tendo as maiores condecorações das Forças Armadas, Forças de Segurança Pública e sociedade civil em geral.

CLC Gondar ao lado dos integrantes do GEMAR 90

MARÉ ALTA.

O Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper é uma família que acolhe, inspira e transforma. É um privilégio fazer parte desse grupo de pessoas comprometidas em servir. Cada experiência vivida no Rotary tem sido uma fonte constante de aprendizado, crescimento pessoal e conexões significativas. Que possam continuar a fazer acontecer e trazer a magia aos corações daqueles que encontramos pelo caminho. A todos os companheiros e companheiras, os parabéns. (Silvâni Silva).

MARÉ BAIXA.

A Prova do ERON ainda dando o que falar. A grande maioria não teve boa aceitação no método aplicado. Acreditamos que mais de 90% não atingirão o objetivo. Então o que falar do método “decoreba” aplicado? Alguma “coisa” necessitará de mudança, pois não se trata de concurso de admissão ou para preencher vagas de empregos, e sim, para revalidar certificados de Oficiais que, por algum motivo pessoal, expiraram e agora desejam retornar, com o mercado em plena ascensão.

PASSADIÇO.

Ontem, o nosso amigo Major (PMPA) Juniel Costa Maciel completou meio século de vida. Parabéns é nosso desejo, com muito sucesso, paz, saúde, fé e esperança.

O grande amigo jornalista Antônio Catete manteve cordial contato com o colunista durante a semana. Ele que está de volta na Rede TV de Belém do Pará.

O Oficial Superior de Máquinas Edson Magalhães foi um dos melhores Chefes da qual o colunista teve a honra de comandar nos grandes suezmax.

A professora Selma Grello sempre emocionada com a coluna quando da publicação de nova edição. Segundo ela, recordar é viver, agradecendo as notícias relacionadas da nossa Marinha do Brasil.

O 2º Oficial de Máquinas Germando Araújo da Costa vivendo a expectativa de retorno para bordo. Ele que cumprirá estágio supervisionado para revalidação de seus certificados. Boa sorte.

O Capitão de Longo Curso Antonio Garcia teceu altos elogios ao colunista. Ele que foi nosso Mestre na “Universidade do Mar” (CIABA) na década de 90.

A coluna “Navegando no Social” do nosso amigo Luis Celso Borges a cada dia vem melhorando, com notícias atualizadas de vários setores, inclusive da Marinha de Guerra e Marinha Mercante.

O Capitão de Mar e Guerra (RM-1) Alexandre Santiago marcará presença na Cerimônia da Data Magna da Marinha em Belém, a ser realizada no próximo dia 15.

O amigo Capitão de Longo Curso André Leal completou 3 anos de relevantes serviços prestados na empresa Log In, no mês de Abril. Parabéns e sucesso ao Comandante.

Honroso convite foi recebido do Sr. Thiago, Gerente do Terminal da Transpetro em Belém. Se tudo der certo, marcaremos presença. Agradecimentos ao amigo.

PASSADIÇO.

A ampliação de 13% da participação feminina em cargos de liderança na companhia Ocyan está sendo bastante celebrada. Há perspectivas e compromissos de terem 50% da representação feminina onshore até 2030. Como sabemos, elas representam muito bem nosso setor. A primeira a alcançar a categoria máxima na Marinha Mercante foi a Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia.

O Sinaval apresentou relatório ao Ministério dos Portos e Aeroportos destacando a necessidade de conclusão de projetos como o derrocamento do Pedral do Lourenço, esse um sonho bem antigo, e a construção da Ferrogrão para destravar pedidos de embarcações fluviais e fomentar hidrovias.

Nosso grande e querido mestre Alyrio Sabbá por muitas vezes publicava em sua coluna sobre a necessidade do derrocamento do Pedral do Lourenço e o avanço no crescimento que traria para as economias de diversos Estados da nossa Federação. Pena que até o presente momento esse sonho ainda não se realizou. Estamos no aguardo de novas informações.

A Samsung Heavy Industries, que é um estaleiro coreano com enorme carteira de encomenda de navios, está no processo de subcontratação de estaleiros chineses para que possa garantir os prazos de entregas a diversos armadores da Marinha Mercante mundial. Os principais estaleiros da Coreia têm carteiras de pedidos repletas até 2027, sendo os principais os navios porta-contêineres e gaseiros.

Um inquérito administrativo foi instaurado pela Marinha do Brasil para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades sobre o acidente envolvendo o navio mercante “True Conrad” na saída de canal de acesso ao Terminal da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), na Baía de Sepetiba (RJ), bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de situações futuras.

No Estreito de Taiwan, um navio de guerra chinês cruzou perigosamente a proa de um destroier americano, numa clara demonstração de provocação, acirrando ainda mais as tensões entre Estados Unidos, Canadá e China. Há preocupações sobre possíveis conflitos futuros. Torçamos para que os ânimos se acalmem. Já basta a Guerra entre a Rússia e Ucrânia.

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, pertencente à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), realizará coletas de dados geofísicos, geológicos, oceanográficos e biológicos na Margem Equatorial Brasileira, que possui a extensão de mais de 2.220 quilômetros de costa entre os Estados do Amapá e Rio Grande do Norte, considerada a nova fronteira para exploração de petróleo em aguas profundas e ultraprofundas.

O concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPECEx) está com bastante candidatos, sendo tão alta que conta com quase 40 mil inscritos em todo o Brasil. Serão 440 vagas, sendo 400 para homens e 40 para mulheres. A concorrência para o segmento feminino alcança 235,78 participantes por vaga. Já para os homens, a concorrência é de 74,35 por vaga.

Os Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) da Escola de Guerra Naval (EGN) realizaram Viagem de Estudos a Brasília (DF) com o intuito de abranger conferências ministradas por representantes de vários Ministérios, terminando com palestra do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

Se tudo der certo, amanhã o colunista e sua família estarão visitando os navios de guerra na Escadinha da Estação das Docas, em Belém do Pará, fazendo parte das comemorações da Data Magna da Marinha. Uma boa pedida para todos que desejam conhecer um pouco dessa honrosa profissão. (RM).

FONTE: (CCP) Coluna Covés Principal

ricardo.monteirobr@hotmail.com

POR: (LCN) Luís Celso news

contato@luiscelsonews.com.br

luiscelsonews@gmail.com