Coluna Luís celso Borges - Marinha realizará corrida alusiva aos 158 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Coluna quarta-feira

Coluna Luís celso Borges - Marinha realizará corrida alusiva aos 158 anos da Batalha  Naval do Riachuelo

No dia 11 de junho de 2023, será realizada a Corrida da Batalha Naval do  Riachuelo, uma das mais tradicionais corridas de rua de Belém (PA). Este  grande evento ocorrerá em comemoração aos 158 anos da Batalha da Batalha  Naval do Riachuelo - Data Magna da Marinha. Promovida pelo Comando do 4º  Distrito Naval (Com4ºDN) e organizada pelo 2ºBatalhão de Operações  Ribeirinhas (2ºBtlOpRib), estima-se a participação de mais de 2.000 atletas,  divididos entre os pelotões representativos das organizações militares das  Forças Armadas e Auxiliares e o público em geral, nas categorias masculino e feminino.

A corrida, com largada às 06h00 da manhã, em frente ao Com4ºDN, na  rua do Arsenal, contará com um percurso de 10 km e percorrerá os principais  pontos turísticos da cidade. O evento tem como objetivo estimular a prática  esportiva e promover a integração entre a Força Naval e a sociedade paraense.

Os adeptos dos circuitos de rua têm até o dia 10 de junho para se inscrever na Corrida da Batalha Naval do Riachuelo, que ocorrerá em Belém no  dia 11 de junho. As inscrições para a corrida podem ser feitas pelo site  chipbelem.com.br ou no escritório da Chip Belém (R. Eng. Fernando Guilhon,  1445 - Batista Campos, Belém - PA, 67105-165), de segunda a sexta-feira, de  8h às 12h e de 14h às 18h.

Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a Chip Belém pelo tefone (91) 98418-0883 / 3117-7395, ou acesse a página da Marinha, no site:  www.marinha.mil.br/com4dn. É bom correr, porque as vagas são limitadas. (Fonte:BtlOpRib)

COMANDO MILITAR DO NORTE

O Comando Militar do Norte (CMN), por intermédio do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS) e sob coordenação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), iniciou nesta segunda-feira (24), as atividades do Estágio de Adaptação às Operações Aeromóveis. Na ocasião, o 50º BIS realizou a formatura de abertura do Estágio e a aula inaugural, com a presença da equipe de instrução e dos estagiários.

Os integrantes da Companhia de Comando e apoio (Cia C Ap) do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) participaram de um adestramento entre os dias 17 a 20 de abril, como parte integrante da Operação Munduruku II. A subunidade irá participar juntamente com a 1ª Cia Fuz Sl do Exercício CORE (Combined Operation and Rotation Exercise), com o Exército dos Estados Unidos da América (EUA). (Fonte e foto: Ascom/CMN)

AVIAÇÃO

As inscrições para o Spotter Day Infraero no Aeroporto Internacional de Belém/PA estão abertasO evento irá acontecer no dia 5 de maio e vai celebrar o primeiro voo da companhia aérea Air France interligando o terminal paraense a Caiena, na Guiana Francesa. Fotógrafos amadores e profissionais terão acesso a áreas do aeroporto que antes eram restritas, para registrar os aviões e aproveitar essa oportunidade única de fazer belas fotos.

As inscrições vão até sexta-feira (28) e podem ser feitas através do link https://bit.ly/fotobelempa

APOIO TÉCNICO

No dia 20 de abril de 2023, o Grupo de Tripulantes Aéreos de Resgate do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) se uniu ao Corpo de Bombeiros do Estado do Pará (CBMPA) para fornecer apoio técnico a 28 alunos do Curso de Busca e Resgate em Área de Selva. Durante o treinamento, foi aplicado o adestramento de resgate com alça (sling). A iniciativa visa preparar profissionais para operações de busca e resgate em áreas de difícil acesso, como a selva amazônica.

LOGÍSTICA

Conforme portaria Nº 62, de 12 de abril de 2023, publicada no Diário Oficial da União nº 75 de 19 de abril do ano corrente, o Ministério da Infraestrutura no uso da competência que lhe foi delegada, tendo em vista o que consta no Processo Administrativo n.º 50000.002017/2022-93, resolve que a área do Porto Organizado de Rio Grande, nos Municípios de Rio Grande e São José do Norte, Estado do Rio Grande do Sul, é definida pelos polígonos cujos vértices têm as coordenadas georreferenciadas discriminadas nos Anexos 1 e 2 daquela Portaria.

As exportações por via marítima bateram recorde no primeiro trimestre deste ano, com 164,1 milhões de toneladas, o que representa crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento foi realizado pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e disponibilizado no DATaPort, banco de dados do setor a partir de informações oficiais. O montante corresponde a US$ R$ 67,2 bilhões, um aumento de 4,7% na mesma comparação.

De acordo com o levantamento do DATaPort, realizado com base em informações do Portal do Comércio Exterior do Brasil, China, Estados Unidos, Malásia, Holanda e Japão lideraram o ranking dos maiores destinos das exportações, respectivamente.

O milho é outra mercadoria de destaque com recuperação expressiva em relação ao primeiro trimestre de 2022, com projeção otimista para este ano. Foram 9,8 milhões de toneladas escoadas, o que representa crescimento de 178,6%, quase o triplo dos 3,5 milhões movimentados no mesmo período do ano anterior. Segundo a ATP, os resultados refletem a boa safra brasileira. “Os números do terceiro trimestre mostram a recuperação do comércio exterior no Brasil”, ressalta Murillo Barbosa, diretor-presidente da ATP.

BR-158/MS - Entre Três Lagoas e Brasilândia, no Mato Grosso do Sul, as equipes da autarquia realizam os serviços de fresagem e recomposição de CBUQ do km 282 ao km 283, do km 291 ao km 291,42, do km 315 ao km 316 e do km 326 ao km 327.

BR-290/RS - Na terça-feira (25) até quinta-feira (27), o tráfego de veículos do km 102 ao km 104, na ponte sobre o rio Jacuí, estará parcialmente interditado para serviços de limpeza e caiação.

BR-080/GO - São executados serviços de manutenção e conservação do km 52 ao km 56 da rodovia. As equipes atuam com fresagem e recomposição asfáltica no município de Padre Bernardo. O tráfego no local opera em sistema PARE e SIGA.

BR-060/MS - As equipes do DNIT executam a aplicação de microrrevestimento asfáltico do km 373 ao km 379. A obra está localizada entre as cidades de Campo Grande e Sidrolândia.

NEWS

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, disse na segunda-feira (17) que será criado um grupo de trabalho envolvendo o governo federal e o setor empresarial nacional para buscar formas de melhorar a oferta de gás natural no País. Segundo ele, a sugestão para a criação do grupo foi do presidente da Federação da Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes.

A companhia petrolífera brasileira Petrobras anunciou, também nesta segunda-feira, uma redução média de 8,1% no preço do gás natural em relação ao trimestre encerrado em abril. Os novos valores serão cobrados a partir de 1º de maio, segundo nota divulgada pela estatal. Com o reajuste, o gás vendido pela Petrobras às distribuidoras acumula redução de 19% no ano, disse a Petrobras.

Mercado aumenta projeção para crescimento da economia em 2023. Expectativa para o PIB subiu de 0,9% para 0,96%.

Em audiência no Senado Federal o presidente do Banco central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse que a alta de juros em ano eleitoral mostra critério técnico.

Comércio varejista cai 0,1% de janeiro para fevereiro. Seis das oito atividades do varejo tiveram queda, aponta o IBGE.

O prazo para atualizar dados sobre obras paralisadas é prorrogado. Plataforma Mãos à Obra retomará projetos no país.

Contratação de seguro residencial cresce 25% em quatro anos, aponta pesquisa da FenSeg. Região Sul do país é a que mais contratou.

Câmara pode votar na quarta-feira (26) a urgência e o mérito do projeto que trata do combate às “Fake News” e regulamenta as redes sociais.

Portabilidade de celular passa a exigir confirmação por SMS. Mudança começou por números de DDD 64, no sul de Goiás, e será gradualmente expandida.

A Receita Federal recebeu, nos primeiros 15 dias de entrega da declaração do Imposto de Renda, mais de 4,6 mil doações diretas para os fundos sociais.

Poluição causa 1.200 mortes prematuras de crianças por ano na Europa. Funções pulmonares são afetadas principalmente pelo ozônio, dióxido de nitrogênio e por partículas finas transportadas pelo ar.

O Ministério da Saúde lançou na terça-feira (25) campanha contra a malária. Ação tem foco na Região Amazônica, que concentra 99% dos casos no país.

Idade, renda e sedentarismo são principais fatores para obesidade. Pesquisa da FGV tem como base os dados mais recentes do IBGE.

Foi autorizada a participação da Força Nacional na Terra Indígena Alto Rio Guamá, no estado do Pará. Policiais militares atuarão por 90 dias, a contar da terça-feira (25).

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo.

FONTES: (CLCB), Agência/Brasil, Ascom/InfPor, Ascom/DNIT e Ascom/MPOR.

POR: (LCN) LUIS CELSO NEWS

contato@luiscelsonews.com.br

luiscelsoborges@hotmail.com