Coluna Luís Celso Borges – General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro assumiu o Comando Militar do Norte (CMN)

Coluna de Domingo

Coluna Luís Celso Borges – General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro assumiu o Comando Militar do Norte (CMN)

O General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro assumiu o Comando Militar do Norte (CMN), em solenidade realizada na quinta-feira (20), no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército, Gen Ex Tomás. Oficiais Generais integrantes do Alto Comando do Exército e antigos comandantes militares do Norte também prestigiaram a passagem de comando, além de autoridades civis e militares.

O evento teve início com a cerimônia de inauguração do retrato do General Costa Neves, na Galeria dos Comandantes do CMN, como forma de eternizar a trajetória e reconhecer o trabalho desenvolvido na função desde agosto de 2022. O General agora segue para nova missão no Comando Militar da Amazônia (CMA), em Manaus. Para o novo comandante, o desafio agora é dar continuidade ao trabalho já desenvolvido no ambiente de selva. Ele destacou a Operação CORE 23, um exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos, como um dos principais projetos para a nova gestão. “ Essa operação é uma das que vão ocorrer. Será o coroamento do nosso ano de instrução. É a primeira vez que será realizado na região amazônica”, destacou.

Antes de chegar ao CMN, o Gen Ex Guilherme estava como Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CHEC). A partir de agora terá como desafio comandar as tropas do Exército Brasileiro nos estados do Amapá, Maranhão, Pará e na porção norte do Tocantins, área que corresponde à Amazônia Oriental com cerca de 20% do território nacional. O CMN conta com mais de 30 organizações militares.

Como Oficial General, desempenhou as funções de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste (CMSE), com sede em São Paulo, Comandante da Aviação do Exército, com sede em Taubaté, 1° Subchefe do Estado-Maior do Exército e Comandante da 10ª Região Militar, com sede em Fortaleza. (Texto e Fotos:Ascom/CMN).

CPMI
O Deputado Federal Raimundo Santos (PSD-PA), anunciou na quarta-feira, 19 de abril, apoio à instalação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) referente aos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro deste ano em Brasília/DF.
O parlamentar, considerado um dos juristas mais entendidos do processo legislativo nacional, fez análise minuciosa da instrução jurídica e requisitos constitucionais para a validade do requerimento que assinou na quarta-feira.
A CPMI, criada a requerimento de pelo menos um terço dos membros de cada Casa do Congresso Nacional, tem como objetivo investigar determinado fato por prazo definido e dispõe de poderes próprios das autoridades judiciais.
Para que o colegiado seja instalado, portanto, é preciso a adesão de (171) Deputados e (27) Senadores. A sessão no Senado da República que pode definir a comissão está prevista para a quarta-feira da próxima semana, dia (26/04).

TRANSMISSÃO DE CARGO

O Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Brasil (SOAMAR-BRASIL) Sr. Orson Antônio Féres Moraes Rêgo. Esteve presente no dia 13 de abril na Diretoria de hidrografia e Navegação em Niteroí/RJ, para a Cerimônia de Transmissão de Cargo ao Contra-Almirante Carlos André Coronha Macedo.

Contra-Almirante Pavoni e Sr. Orson Moraes Rêgo

Contra-Almirante André Macedo e Sr. Orson Moraes Rêgo

LOGÍSTICA

O Porto do Rio Grande registrou um novo recorde de movimentação. Foram mais de 8,9 milhões de toneladas movimentadas no primeiro trimestre de 2023, com destaque para milho, fosfato e cloreto de potássio.

Além do recorde histórico, se comparado ao mesmo período do ano passado, o porto movimentou 17,6 mil toneladas a mais. Em geral, foram cerca de 5,2 milhões de toneladas de granéis sólidos, 2,7 milhões de toneladas de cargas gerais e 955 mil toneladas de granéis líquidos.

A diretoria da Autoridade Portuária de Santos conta agora com nova formação. Anunciada na quinta (20), o time do maior porto da América Latina será liderado por Anderson Pomini.

A gestão contará ainda com Bernadete Bacellar do Carmo Mercier para a Administração e Finanças, Carlos Magano para a Infraestrutura, Eduardo Lustoza para o Desenvolvimento de Negócios e Regulação, e Antônio de Pádua de Deus Andrade para as Operações.

A nova diretoria tem a missão de impulsionar a implementação dos projetos necessários para fortalecer o maior ativo da União e manter a liderança do setor no hemisfério sul.

BR-367/BA, em Santa Cruz de Cabrália. Devido às fortes chuvas que atingem o estado, ocorreu uma erosão no km 0,6 da rodovia federal. No momento o tráfego está restrito na região. Orientamos aos motoristas que evitem o trecho.

No município de Cabrobó, a autarquia executa serviços de manutenção e conservação da BR-116/PE. As equipes atuam com microrrevestimento do km 67 ao km 71 da rodovia federal.

BR-280/SC! No sábado (22) e no domingo (23), o tráfego na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, estará totalmente interditado para as obras de contenções de encostas.

O DNIT está restaurando o pavimento da BR-470/SC no Vale do Itajaí. Em Blumenau e Indaial, entre o km 60 e o 65, as equipes atuam com serviços de fresagem, aplicação de nova camada asfáltica e de sinalização horizontal. Durante as obras o trecho funciona no sistema SIGA e PARE.

NEWS

São Paulo teve a madrugada mais fria do ano. Termômetros marcaram 5,6ºC e Defesa Civil Municipal decretou estado de alerta para baixas temperaturas na cidade.

Anvisa suspende a venda de suplementos alimentares, chás e shakes da empresa Labornatus do Brasil após identificar "falhas graves de boas práticas de fabricação" na sede da marca, localizada Marataízes (ES).

Levantamento ouviu 2 mil mães e resultados indicam que 76% consideram a escola como o lugar ideal para a vacinação infantil. Vacinação escolar é uma estratégia defendida por especialistas em imunização desde 2015.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, pede vista e suspende julgamento sobre imposto sindical. Não há prazo definido para o tema voltar a ser discutido.

Petrobras agilizará ações sobre denúncias de violência sexual. Prazo para apuração de casos cairá de 180 para 60 dias.

Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) prorrogou para o dia 1º de maio de 2024 a obrigatoriedade da emissão da nota fiscal eletrônica (NFP-e) por pequenos produtores rurais em todo o país.

O Confaz atendeu um pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), das federações estaduais de agricultura e da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

O prazo anterior para que produtores com faturamento bruto anual inferior a R$ 200 mil adotassem a Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) para comercializar seus produtos era a partir do dia 1º de julho deste ano.

Campanha “Árvore da Sorte”, troca sementes por plantio de árvores. A ideia é incentivar a venda de sachês de legumes, verduras e hortaliças para fomentar a agricultura familiar, diz autor do projeto.

sul do Brasil é a região responsável pela maior produção de maçãs do país, com a segunda maior área localizada no Rio Grande do Sul, ficando atrás somente de Santa Catarina. Com a expansão da cultura, novas ideias têm sido focadas em melhorar os processos de cultivo.

A propriedade de Saday Scarioti em Caxias do Sul, na Serra, é um exemplo de uma produção que está na terceira geração da família, tendo iniciado com o pai de Saday e, hoje, conta com o filho Cristian, que acompanha a evolução do pomar. De acordo com Saday, o tipo de condução de planta mudou bastante ao longo dos anos.

mandioca é um alimento bastante versátil que pode ser utilizada de diversas formas no cardápio, como frita, cozida, como caldo, acompanhando a carne ou até mesmo como massa para o nhoque. Esse tubérculo é um dos alimentos preferidos da população brasileira e um dos mais antigos consumidos na América do Sul.

Uma forte frente fria seguida de uma massa de ar frio está no Brasil. Segunda a previsão, e espera-se que cause uma queda significativa nas temperaturas e chuvas intensas em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

De acordo com meteorologistas, essa é a primeira frente fria continental a atingir o país este ano e é esperada que tenha maior intensidade do que outras frentes frias que se dissipam após o contato com a umidade do oceano.

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira.

FONTES: (CLCN), Canal Rural, Agência Brasil e Ascom/MPOR e Ascom/DNIT.

POR: (LCN) LUIS CELSO NEWS

contato@luiscelsonews.com.br

luiscelsoborges@hotmail.com