Ciaba realizou formatura de Curso de Adaptação para Aquaviário (CAAQ – TCS – 01/2023)

Coluna Luís Celso Borges “Navegando no Social”

Ciaba realizou formatura de Curso de Adaptação para Aquaviário (CAAQ – TCS – 01/2023)

No dia 26 de maio, no auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), ocorreu a Cerimônia de Conclusão do Curso de Adaptação para Aquaviários- Módulo Específico para Fluviários – Seção Máquinas – (CAAQ-CTF-01/2023).

Na ocasião, foi realizada a imposição das platinas e distintivos nos 25 formandos, a entrega de suas Cadernetas de Inscrição e registro e a premiação para o primeiro colocado de classificação geral do curso, o Formando Fabio Alexandre Oliveira Gillet.

A cerimônia foi presidida pelo Capitão de Mar e Guerra Marcio Braga de Souza, Comandante do CIABA. (Fonte e Fotos: Ascom/Ciaba).

Formandos com o Comandante do CIABA e os componentes da mesa oficial

2º Batalhão de Infantaria de Selva e 15ª Companhia de Polícia do Exército comemoram o Dia da Infantaria

Belém (PA) – No dia 24 de maio, o 2º Batalhão de Infantaria de Selva e a 15ª Companhia de Polícia do Exército realizaram uma cerimônia militar para comemorar o Dia da Arma de Infantaria. 

A atividade, presidida pelo General de Divisão Alcio Alves Almeida e Costa, Comandante da 8ª Região Militar, contou com a presença de ilustres convidados e foi marcada pela homenagem ao Brigadeiro Antônio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria, pela premiação das equipes vencedoras da Prova Infante de Ferro e pelo vibrante desfile dos “Infantes de Todos os Tempos, Herdeiros do Legado do Brigadeiro Sampaio”.(Fonte: Ascom/CMN).

AUDIÊNCIA

O sr. Luís Celso Borges, que é o representante da Empresa Petro Center no estado do Pará esteve em audiência na sexta-feira (26) no Comando do 4° Distrito Naval e foi bem recebido pelo Vice-Almirante Antônio Capistrano e seu gabinete,

A audiência foi para mostrar os planos da Empresa Petro Center na região com uma filial de reciclagem de embarcações fora de uso, para reutilizar o ferro naval, Mais informações (91 98112-0021 Luís Celso).

AÇÃO SOCIAL

A Assembleia de Deus Campo Coqueiro – Grupo XXI, realizou na sexta-feira (26), uma ação social levando sopa em frete a UPA de Icoaraci/PA, “Agradecemos em primeiro lugar a Deus, a Ceasa/PA, o seu diretor Raimundo Santos Junior, a equipe do SEAC, Corenel Marcos e a sra. Fabia Barata pelo doação de legumes e verduras do Projeto Banco de Alimentos”. Palavras do PB. Diogo Santos, Supervisor do Grupo XXI.

LOGÍSTICA

A IP4 de Manacapuru/AM teve suas operações retomadas. A estrutura, fundamental para o transporte aquaviário e o desenvolvimento econômico, garante o abastecimento e o transporte de passageiros no município e deve beneficiar quase 4,3 mil pessoas que utilizam o local mensalmente.

A instalação portuária voltou a operar no início deste mês, após serviços realizados pelo DNIT. O porto permite embarcações com até 2 mil toneladas de deslocamento e 150 pessoas no cais. O flutuante conta de 62 metros de comprimento, boca de 16 metros e pontal de 2 metros.

Manacapuru é polo do médio Solimões, sendo o principal porto fluvial da rota de embarcações que trafegam no rio. A IP4 é utilizada como elo de transporte para insumos e permite a flexibilidade para percorrer longas distâncias entre comunidades ribeirinhas e entre os municípios.

Pelo terceiro mês seguido, o transporte de carga em navegação interior no Brasil apresentou balanço positivo, segundo dados da ANTAQ.

Ao todo, foram transportadas 9,3 milhões de toneladas no trimestre, representando um aumento de 4,12% em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre as mercadorias mais transportadas, o minério de ferro conquistou o primeiro lugar, atingindo 1,36 milhões de toneladas transportadas. O número significa um aumento de 56,36% em comparação ao mesmo período de 2022.

O Porto de São Francisco do Sul conta com três novos silos para armazenagem de grãos. As enormes estruturas de concreto foram construídas pelo Terminal Portuário Santa Catarina (Tesc) que, desde 1996, arrenda uma área dentro do porto público.

A inauguração aconteceu nesta quinta-feira, 25, e contou com a presença de 300 pessoas, entre autoridades, empresários do agronegócio e representantes do setor portuário de todo o país.

Cada um dos três silos tem capacidade para armazenar 30 mil toneladas de grãos, totalizando 90 mil toneladas. As estruturas verticais alcançam 31 metros de altura e 38 metros de largura.

O Tesc investiu R$ 250 milhões nos silos e em obras complementares, como uma galeria de 400 metros para o transporte de grãos até os navios.

Essa estrutura de correias transportadoras tem 5 metros de largura e fica a 22 metros de altura, sendo totalmente vedada.

DNIT Informa: Santa Catarina! Na BR-470/SC, as equipes executam serviços emergenciais após fortes chuvas. No município de Rodeio é realizada a construção de muros de gabião, retaludamento de encostas, construção de dispositivos de drenagem e recuperação do aterro da rodovia.

Atenção usuários para serviços de manutenção na BR-116/RS, BR-285/RS, BR-290/RS, BR-470/RS e na BR-471/RS desta segunda-feira (29/5) até o próximo sábado (3/6).

A autarquia concluiu o microrrevestimento asfáltico entre o km 93,8 e o km 147,5 da BR-110/PE, de Sertânia a Ibimirim. O serviço traz melhorias de mobilidade e segurança no Sertão do Moxotó.

A via é importante para o Nordeste do Brasil, cortando cinco estados da região. Começa em Areia Branca, no Rio Grande do Norte, e segue sentido sul, até Catu, na Bahia. A BR impulsiona a economia local, no transporte da produção e traz mais comodidade aos usuários da rodovia.

NEWS

STF julga novo acordo sobre perdas de estados com ICMS de combustíveis. Prazo para votação no plenário virtual vai até 2 de junho.

Inscrições para segunda edição do Sisu2023, ocorrem entre os dias 19 e 22 de junho.

Governo tentará reverter mudanças em MP de estrutura ministerial. Texto retirou funções das pastas de Meio Ambiente e Povos Indígenas.

Governo tentará reverter mudanças em MP de estrutura ministerial. Texto retirou funções das pastas de Meio Ambiente e Povos Indígenas.

Presidente Lula anuncia Belém (PA) como sede da da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Filme brasileiro “A Flor do Buriti”, sobre resistência indígena, é premiado em Cannes. Documentário conta os últimos 80 anos de história dos Krahô, povo que vive no norte do Tocantins, na fronteira com o Maranhão e o Piauí.

Milhões de brasileiros têm dificuldades de pagar suas dívidas. Cerca de 63,8% dos inadimplentes devem aos bancos.

O Ministério Público do Trabalho realizou na última semana o resgate de 21 trabalhadores paraguaios em condições análogas à escravidão no distrito de Santa Eliza, em Umuarama (PR). Com o apoio do Batalhão de Polícia de Fronteira do município, da Polícia Militar do Paraná, o MPT realizou inspeção em uma plantação de mandioca, onde os trabalhadores realizavam a colheita, e em seus alojamentos.

A moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil totalizou 78,97 milhões de toneladas no acumulado da safra 2023/24 (de abril à primeira quinzena de maio), em comparação com 63,59 milhões de toneladas registradas em igual período da temporada 2022/23.

O desempenho corresponde a um avanço de 24,18% entre os dois períodos, de acordo com levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

No acumulado desde o início da safra 2023/24, a fabricação de açúcar pelas usinas totaliza 4,06 milhões de toneladas, em comparação com 2,74 milhões de toneladas do ciclo anterior, representando alta de 48,04%.

Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da Saúde, Nísia Trindade discutiram a realização de ações conjuntas para evitar a disseminação no Brasil da influenza aviária de alta patogenicidade (IAPP), a gripe aviária, na sexta-feira (26).

Na última segunda-feira (22), Fávaro declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil.

A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da gripe aviária podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). Por isso, a população deve evitar o contato com esses animais.

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira.

Fontes: (CLCB), Agência Brasil, Canal Rural, Ascom/MPOR e Ascom/DNIT.

Por: (LCN) Luis Celso News

contato@luiscelsonews.com.br

luiscelsonews@gmail.com