Caminhada ecológica encerra a 3ª edição do Rio Limpo, Amazônia Viva

ANTAQ e parceiros se despedem de Parintins (AM) e anunciam próxima edição em Santarém (PA)

Caminhada ecológica encerra a 3ª edição do Rio Limpo, Amazônia Viva

Neste terceiro e último dia de Rio Limpo, Amazônia Viva, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de junho, a comitiva formada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e parceiros realizou uma Caminhada Ecológica que partiu do Bumbódromo e se dirigiu ao Porto de Parintins. 

Com o apoio da Prefeitura local, diversos estudantes e integrantes da comunidade de Parintins (AM) se juntaram aos visitantes nessa ação, que tem como objetivo promover a preservação dos rios amazônicos.  

Na quarta-feira (5) pela manhã, a ANTAQ realizou atividades educativas sobre sustentabilidade para crianças da Escola Municipal Irmã Cristine. À tarde, foi realizada uma Roda de Conversa com lideranças femininas na região. Saiba mais neste link.

O segundo dia de evento foi marcado pela realização do Seminário Executivo, cujos diálogos subsidiarão as discussões do grupo temático Diálogos Oceânicos da Oceans 20 na reunião do G20 em novembro deste ano.

Participaram desses diálogos representantes do governo brasileiro, do governo  regional, representações e organizações internacionais e membros do setor privado. Mais detalhes aqui.

Em Santarém

O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, anunciou durante o seminário de quinta-feira (07), que a quarta edição do Rio Limpo, Amazônia Viva, vai acontecer em Santarém (PA).

Já fizemos contato com o governo do estado do Pará para que no ano que vem seja realizado o Rio Limpo, Amazônia Viva em Santarém como um evento preparativo para a COP30”, destacou Nery.

Apoios

A terceira edição do Rio Limpo, Amazônia Viva contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEDEMA), por meio da Prefeitura de Parintins (AM); do Pacto Global da ONU - Rede Brasil, por meio da iniciativa Oceans 20; e do SENAC Parintins.

Compromisso ambiental é destaque do seminário da ANTAQ em Parintins (AM)

Compromisso com o meio ambiente e com os rios foram os principais assuntos do Seminário Executivo, que aconteceu nesta quinta-feira (6), no segundo dia do evento Rio Limpo, Amazônia Viva.

Durante a abertura, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, ressaltou o compromisso da Agência com o meio ambiente, por meio de ações que estão vigentes e em elaboração. 

Entre essas medidas, ele mencionou a construção do Inventário Setorial de Emissão de Carbono. “Quando soubermos quanto carbono está sendo emitido, será possível entender quais providências tomar no sentido de diminuir a emissão e saber se será possível atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris”, destacou Nery.

O Seminário Executivo foi dividido em três diálogos: Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade Social e Governança na Sustentabilidade.

Reunião do G20

Os diálogos levantados durante o Seminário Executivo, desta quinta-feira (6), vão subsidiar as discussões do grupo temático Diálogos Oceânicos da Oceans 20, que vai acontecer em novembro no Rio de Janeiro (RJ) na reunião do G20.

O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional que reúne os países com as maiores economias do mundo. Os encontros dos Estados-membros dessa cúpula acontecem anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.

Sustentabilidade Ambiental

No primeiro diálogo foram apresentados projetos da Marinha, Noruega, Coca-Cola, Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários (Pianc), Prefeitura de Parintins e da Universidade do Amazonas que buscam trazer reflexões sobre o meio ambiente na região amazônica.

Participaram da mesa o embaixador da Noruega, Odd Magne Ruud; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Parintins, Wescley Tavares Dray; o Vice-Almirante comandante do 9º Distrito Naval Marinha do Brasil, João Alberto Lampert; o Vice-Presidente da PIANC para as Américas, Calvin Creech; o professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José Camilo; e a analista de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente da Coca-Cola, Hariade França Feitoza. O mediador do diálogo foi o gerente executivo de Meio Ambiente do Pacto Global – Rede Brasil, Rubens Filho.

Sustentabilidade Social 

No diálogo sobre sustentabilidade social, foi discutido como a atividade portuária pode auxiliar no aumento da participação das mulheres no setor e no engajamento comunitário ao redor dos portos. Além disso, foram apresentadas ações do setor que mitigam os impactos para a população indígena.

No segundo painel estavam presentes o diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa; o diretor de Portos da Ambipar, Pablo Fonseca; a gerente de Ações Socioambientais da Eletrobrás, Rosana dos Santos Brandão; o presidente e o secretário-geral do Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé, Ezequiel Augusto Gastão e Herivelto da Silva Oliveira, respectivamente. A mediação foi da superintendente de Desempenho, Sustentabilidade e Inovação da ANTAQ, Cristina Castro. 

Governança na Sustentabilidade

A terceira mesa tratou da governança na sustentabilidade. Os debatedores ressaltaram a importância da governança para que as outras duas siglas do Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) possam funcionar. 

No último diálogo do dia, participaram a diretora de Sustentabilidade da Secretaria-Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Larissa Amorim; o embaixador do Uruguai, Guillermo Valles Galmes; o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de Parintins, Albano Albuquerque; o presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani), Dodó Carvalho; e o responsável pelo tema de Investimentos Verdes e Sustentáveis da ApexBrasil, Jurandy Campos Junior. A mesa foi conduzida pelo diretor da ANTAQ, Wilson Lima Filho.

Dia Mundial Do Meio Ambiente em Parintins

Neste primeiro dia do Rio Limpo, Amazônia Viva, explicamos para os alunos da Escola Municipal Irmã Cristine o que a ANTAQ faz e como levamos a sério a preservação dos rios. Enquanto os pequenos pintavam cartazes, que traziam o desenho de um porto, nosso time explicou sobre a importância da regulação portuária para garantir a segurança e a eficiência das operações, e o trabalho com material reciclado promoveu a conscientização sobre a proteção do meio ambiente.

À tarde, nosso encontro aconteceu no auditório do SENAC Parintins, onde realizamos uma Roda de Conversa. Um grupo de garis da região reuniu-se com o nosso time para dialogar sobre economia circular, autocuidado e liderança feminina. E ainda teve oficina de produção e comercialização de sabão.

Para fechar nossa agenda, fomos até o Porto de Parintins para visitar o Navio de Assistência Hospitalar da Marinha – NASH Soares de Meireles. A embarcação realiza atendimentos de saúde às comunidades ribeirinhas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br