CMN recebe arquiteto responsável do projeto Memorial Pracinhas da Amazônia

Coluna Luís Celso Borges - Domingo

CMN recebe arquiteto responsável do projeto Memorial Pracinhas da Amazônia

O Comando Militar do Norte (CMN) recebeu na quinta-feira (25), a visita institucional do Arquiteto e Urbanista, Guilherme da Rosa Bemfica.

O profissional é o autor da proposta do Memorial Pracinhas da Amazônia e gentilmente cedeu a parte criativa do projeto ao CMN.

O espaço, instalado há quase um ano na sede do Quartel-General Integrado (QGI), valoriza a bravura e a coragem dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Durante a visita, Guilherme da Rosa foi recepcionado pelo Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme, oportunidade em que foram renovados os votos de estima e consideração, pelo trabalho desenvolvido em memória dos soldados da Amazônia.

NAVEGANDO

O NT “André Rebouças” navegando por Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB). O Comandante do NT CLC Ricardo Monteiro.

APRESENTAÇÃO

A Banda de Música do Comando do 4° Distrito naval estará se apresentando no Estádio Mangueirão no dia 31 de janeiro às 21:30, na partida de futebol entre Sampaio Corrêa/RJ X Flamengo/RJ.

NEWS

Na última quinta (25), dois veículos e cerca de 4.500 pacotes de cigarros de origem ilegal foram apreendidos em Guaíra (PR), próximo à fronteira com o Paraguai. A ação foi coordenada entre forças de segurança, com apoio da Marinha do Brasil, para interceptar o contrabando.

Fragata “Tamandaré”, primeiro dos quatro novos navios-escolta que equiparão a Marinha do Brasil ao longo da década, está em fase final de construção. O lançamento ao mar está previsto para este ano.

Marinha e Governo do Pará renovam parceria para atendimento à população ribeirinha do estado mediante contrato de cessão de uso do Navio-Auxiliar (NA) “Pará”. Acordo terá validade de 10 anos, prorrogável por igual período.

Gol: pedido de recuperação judicial não afetará voos ou funcionários. Executivo da empresa aponta a pandemia como um dos motivos da crise.

OMS alerta para aumento de casos de sarampo no mundo e reforçou a importância da vacinação para prevenir a disseminação da doença.

No Brasil, o Rio Grande do Sul emitiu um alerta após confirmar um caso importado de sarampo no estado. O paciente é um menino de 3 anos que chegou no dia 27 de dezembro, procedente do Paquistão.

Garimpo desacelera, mas segue inviabilizando saúde do povo Yanomami. Relatório de associações indígenas faz balanço de ações do governo.

A prévia da inflação ficou em 0,31% em janeiro. O percentual é 0,09 ponto percentual (p.p.) mais baixo que o registrado em dezembro. Naquele mês o indicador variou 0,40%. Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 atingiu 4,47%, que é inferior aos 4,72% registrados no período anterior. Em janeiro de 2023, o IPCA-15 registrou variação de 0,55%.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou o resultado nesta sexta-feira (26), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) em grande parte, no primeiro mês do ano, sofreu impacto da elevação de 1,53% no grupo de alimentação e bebidas, representando influência de 0,32 p.p. no índice geral. O comportamento foi puxado pela batata inglesa que subiu 25,95% e também provocou o maior impacto positivo individual no mês (0,05 p.p.).

Porto de Santos movimentou em dezembro 15,6 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 29,1% em relação a dezembro de 2022 e volume recorde para o mês. Com esse resultado, no ano foram movimentadas 173,3 milhões de toneladas, volume também recorde.

Os contratos da soja em grão registram preços mais baixos nas negociações da sessão eletrônica na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT). O mercado estende o tom negativo da sessão anterior. A oleaginosa é pressionada por um movimento de cobertura de posições vendidas por parte dos investidores e pelas perspectivas de ampla oferta na América do Sul. Também ajuda no recuo das cotações a desaceleração da demanda pelo grão dos Estados Unidos. Até o momento, a posição março/24 ainda acumula 0,7% de ganhos semanais.

Segundo a Agência Reuters, as safras e soja e milho da Argentina foram revisadas para cima nesta quinta-feira, uma vez que os rendimentos esperados de ambas as principais culturas de grãos se beneficiaram de mais chuvas no país. A estimativa da Bolsa de Grãos de Buenos Aires aponta para uma produção de soja em 52,5 milhões de toneladas em 2023/24.

Foi dada a largada para a colheita da soja em Goiás e no Distrito Federal. Cerca de 700 produtores rurais se reuniram nesta sexta-feira (26) em Paranoá, na capital do país, para debater os desafios da temporada.

Tivemos um agravante muito grande de falta de umidade em regiões que, historicamente, não sofrem com esse problema, como Mato Grosso, Rondônia e Pará. Em outras regiões que tinham esse agravante acabou chovendo demais, o que também atrapalha”, diz o presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) defendeu, em nota, a possibilidade de adoção de barreiras à importação de leite como uma das políticas para conter a crise de baixos preços no setor.

A Faesc defende também a formulação de uma política pública que envolva a redução da tributação, o combate às fraudes, a criação de mercado futuro para as principais commodities lácteas, a manutenção de medidas antidumping e a consolidação da tarifa externa comum em 35% para leite em pó e queijo.

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos. (Deus seja Louvado).

Fontes: (CLCB), Agência Brasil, Canal Rural, Ascom/MB e Ascom/CMN

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com