Ovos: ano é marcado por preço recorde e exportação em alta

No mercado externo, as exportações brasileiras de ovos cresceram consideravelmente em 2023, atingindo os maiores volumes em 13 anos

Ovos: ano é marcado por preço recorde e exportação em alta

Os preços dos ovos no Brasil bateram recorde em 2023, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

No acumulado do ano, o preço médio da caixa com 30 dúzias de ovos brancos subiu 23,2%, chegando a R$ 175,90.

A alta dos preços foi impulsionada por dois fatores principais: a queda na produção de ovos no primeiro trimestre do ano e o aumento da demanda, especialmente durante a Quaresma.

A produção de ovos no Brasil caiu 2,6% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A queda foi causada por uma série de fatores, incluindo o aumento dos custos de produção, como a ração para aves.

O aumento da demanda por ovos também contribuiu para a alta dos preços. A Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, é uma época de grande consumo de ovos, principalmente por católicos.

No segundo semestre de 2023, os preços dos ovos começaram a recuar, mas ainda assim ficaram acima dos valores registrados em 2022.

No mercado externo, as exportações brasileiras de ovos cresceram consideravelmente em 2023, atingindo os maiores volumes em 13 anos. O aumento das exportações foi impulsionado por casos de Influenza Aviária em plantéis comerciais de diversos países, que fizeram com que parte da demanda internacional fosse redirecionada para o Brasil.

Fonte: Vitória Rosendo - Canal Rural

Por: (LCN) Luís celso News

luiscelsonews@gmail.com