Primeiro embarque de grãos no Porto do Outeiro

Coluna Navegação em Foco - Luiz Omar Pinheiro

Primeiro embarque de grãos no Porto do Outeiro

Por conta do grande volume de grãos produzidos em nosso Estado, o Porto Público de Outeiro, pertencente à Companhia Docas do Pará, passou a ser a mais nova opção para embarque de grãos. Semana passada, aconteceu o primeiro embarque de milho no navio M/V Pensilvânia, quando foram embarcados 23 mil toneladas. A operação portuária foi realizada pelo conceituado Grupo Serveporto, que tem como Presidente o dinâmico Ronaldo Lopes, que considerou a operação um marco histórico para a empresa, possibilitando uma nova abertura no segmento de embarque de grãos nos portos do Arco Amazônico. Na oportunidade, Ronaldo Lopes agradeceu ao exportador que acreditou no potencial do Grupo Serveporto nesse desafio e, que devido ao sucesso dessa operação, já sinalizou para mais um novo carregamento para os próximos meses

HELDER INAUGURA MODERNO TERMINAL HIDROVIÁRIO EM SOURE

O governador Helder Barbalho inaugurou, nesta semana, o moderno Terminal Hidroviário de Soure, que irá atender com qualidade e segurança a população da região e milhares de turistas que visitam o Marajó oriental. Além de sala de embarque climatizada, lanchonete, guarda volumes, guichês de passagens, foi entregue uma loja de souvenirs que vão desde o artesanato em couro, camisas marajoaras, biojoias e cerâmica confeccionados por artesãos locais. A secretária de turismo, Heloisa Martins, pretende valorizar o turismo receptivo e de eventos, destacando a cultura e as belezas naturais como as praias, campos e mangues, além do roteiro do queijo do Marajó, muito apreciado na gastronomia. A empresa Master Motors é uma opção para viagem para o Marajó, disponibilizando duas lanchas rápidas, seguras e confortáveis para a travessia diária de Soure/ Belém/Soure, atendendo a população e a classe turística, que aumenta a cada ano, e deve ser ainda maior durante a COP 30, ano que vem, em Belém.

O Governador Helder Barbalho, deputado estadual Iran Lima, o prefeito Guto Gouvea, a vice governadora Hana Ghassan Tuma e o soldado da PM, Rômulo.

Mateus, Edvane e Luiz Pinheiro, da Master Motors, durante a inauguração do terminal de Soure

MARES & RIOS

CONDECORAÇÃO - Na última quarta-feira (10), a Tenente Cel Dinalva (foto), Diretora do HGeBelém, foi agraciada com a Outorga do Título de “Amigo do HNBe”. Para a Diretora, “a interoperabilidade que existe entre as Forças, na Guarnição de Belém, reforça o aumento das capacidades de resolubilidade do atendimento à Família Militar. O título em questão reafirma e fortalece a parceria entre o Hospital Naval de Belém e o Hospital Geral de Belém.”

ASPIRANTEX-2024 - A Marinha do Brasil realiza até 2 de fevereiro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Ceará, a Operação ASPIRANTEX-2024, com visita aos portos de Fortaleza (CE), Natal (RN), Cabedelo (PB), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA). A Operação, dividida em fases de mar e de porto, tem o objetivo de contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra e para a familiarização dos Aspirantes da Escola Naval, futuros Oficiais da MB, com a vida no mar. Esse também é o momento em que os Aspirantes do segundo ano da Escola Naval fazem a escolha pelo Corpo e Habilitação Militar, que definirá suas carreiras.

Na fase de porto da Aspirantex, na cidade de Fortaleza (CE), a MB realizará ações cívico-sociais, com o objetivo de prestar assistência médica e social à população. No dia 19 de janeiro, militares da Marinha apoiarão a manutenção da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Beck, com pintura, reparos de hidráulica e elétrica. Em paralelo, serão doados alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal para uma casa de acolhimento a idosos, além de doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. No dia 20, de maneira inédita, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (foto), que tem como Comandante o CMG Eugenio Huguenin, ocorrerão atendimentos médico e odontológico gratuitos, pré-marcados pela Secretaria Municipal de Saúde.

PORTO DE SANTANA - As quatros manobras realizadas na mesma janela de manobras na última terça-feira só foram possíveis porque o porto agora disponibiliza dois rebocadores azimutais, de 50 e 45 mil de bollard Pull. Os rebocadores Pelagius e Tanurus, pertencente à Empresa Stef Sperka, que tem como gerente Luciano Carvalho. Por conta do auxílio dos rebocadores já é possível realizar manobras de desatracação nos Terminas 1 e 2 da CDSA, com maré de vazante, e no futuro bem próximo, manobras de atracação, também com maré de vazante. Estudos com este propósito já foram realizados nos simuladores da USP.

POSSE CAPITANIA DE MANAUS - Em solenidade realizada na última sexta-feira (12), no Centro técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental, foi realizada a cerimônia de Transmissão do Cargo de Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental, quando CMG Jorge de Oliveira Antunes Junior transmitiu o cargo para o também CMG André Lysaneas Teixeira Carvalhaes. A solenidade foi presidida pelo Comandante do 9° Distrito Naval Vice-Almirante Lobo, e foi prestigiado por um grande número de convidados, membros da comunidade marítima de Manaus e Soamar-AM.

PRT Gilberto Coelho, Paulo Bernardes, CMG Antunes, CMG Carvalhaes, PRT Rogério.

SOCIAL - Hoje nossa coluna está mais bonita, com a foto do meu amiguinho Dom, que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente no final do ano. O Dom, futuro Fuzileiro Naval, é filho do Capitão de Fragata (F), Rocha Lima Comandante do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas e de sua esposa Ingrid.

Fonte: Coluna Navegação em Foco - Luiz Omar Pinheiro

luizopinheiro@gmail.com

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com