Navio-Veleiro “Cisne Branco” estará aberto para visitação pública neste domingo em Belém (PA).

Coluna "Convés Principal" - CLC - Ricardo Monteiro

Depois de participar do evento “Velas Latinoamérica 2022”, que nesse ano foi coordenado pela Marinha do Brasil em comemoração ao Bicentenário da Independência, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” estará aberto para visitação pública no próximo domingo (07) das 10h às 18h, na escadinha da Estação das Docas, no porto de Belém.
Com entrada gratuita, será uma grande oportunidade que a população paraense desfrutará, em momento de lazer e cultura, conhecendo as instalações de um dos importantes navios da Marinha do Brasil, estreitando desse modo o bom relacionamento da Força com a sociedade.
O Navio-Veleiro “Cisne Branco” foi construído pelo estaleiro “Damen Oranjewerf”, em Amsterdã, na Holanda. Possui 70 militares em sua tripulação. Foi batizado e lançado ao mar em 04 de agosto de 1999, sendo incorporado a Armada em 09 de março de 2000.
Por ocasião da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, percorreu a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao nosso país.
Leve sua família para conhecer o navio. Com certeza valerá a pena e ficará guardado na memória. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – 4 DN – Tem (T) Ohana).

 

Navio-Veleiro “Cisne Branco” em manobra para atracação na Estação das Docas.

Presidente do Tribunal Marítimo é homenageado pelo Centro dos Capitães.

O Presidente do Tribunal Marítimo (TM), Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, foi agraciado com o Título de “Associado Honorário do Centro dos Capitães da Marinha Mercante”.
Por tudo de bom que vem fazendo pela Comunidade Marítima, o ilustre Oficial General, hoje na reserva da briosa Marinha do Brasil, foi homenageado com significativa placa da instituição, que tem como Presidente o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Junior, que entregou pessoalmente.
Parabéns ao CCMM por reconhecimento honroso!

Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Lima Filho ao lado CLC Alvaro José de Almeida Júnior.

Em comemoração ao Bicentenário da Independência, Veleiro “Cisne Branco” esteve em San Juan.

Após excelente comissão no “Velas Latinoamerica 2022”, onde a Marinha do Brasil foi responsável pelo evento, comemorando assim o Bicentenário de nossa Independência, o Navio Veleiro (NVe) “Cisne Branco” realizou viagem de regresso à Pátria Amada.
Entre os dias 22 e 25 de Julho houve visita no porto de San Juan, em Porto Rico, participando das comemorações dos 500 anos da fundação dessa cidade, sendo recebido pelo Prefeito Miguel Romero Lugo, ao lado de um grande público.
Durante a permanência no porto, ao lado de outros navios escolas de marinhas amigas, o veleiro foi aberto a visitação pública, recebendo mais de 5 mil visitantes por dia. (Colaboração e Foto: Marinha do Brasil).

Navio-Veleiro “Cisne Branco” em San Juan.

Comando do 4º Distrito Naval promove palestras sobre contexto geopolítico atual.

O Comando do 4º Distrito Naval, que tem como Comandante o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, realizou importante palestra sobre o contexto geopolítico atual, tendo como tema “O conflito entre Rússia e Ucrânia”.
O evento ocorreu nos dias 25 e 26 de Julho no Auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), sendo proferida pelo Capitão de Mar e Guerra Leonardo Faria de Mattos, atual Encarregado da Seção de Geopolítica da Escola de Guerra Naval.
Participaram os Oficiais da Marinha do Brasil, do Exército, da Força Aérea, além de membros da Sociedade Amigos da Marinha, Comunidade Marítima, Universidade Federal do Pará e Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – 4DN).

Palestra realizada no Auditório do CIABA abordou o tema “O conflito entre Rússia e Ucrânia”.

RUMO CERTO.
O colunista foi muito bem recebido no Gabinete do Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio, na qual é um dos grandes amigos. Universidade do Mar está em boas mãos.

O Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior bastante feliz com a continuidade dos serviços de seu sucessor a frente do nosso CIABA.

Também no Gabinete o Imediato do CIABA, Capitão de Fragata Diego Baroni Santos Albernaz Gomes, Oficial de alta qualidade, assessorando com grande estilo o seu Comandante. O colunista deu fraternal abraço.

A 1ª Tenente (RM2-T) Layza Serrão da Silva foi bastante elogiada pelo Diretor e Jornalista da Rede TV de Belém. Ela que também é formada em jornalismo e exerce com perfeição a Assessoria de Comunicação Social do CIABA.

A reunião no Gabinete do Comandante do CIABA teve as presenças ilustres da Rede TV, através do seu Diretor Márcio Oliveira e o jornalista Antônio Cattete, que em breve trarão novidades sobre a Marinha Mercante.

O jornalista Cattete já foi militar, hoje na reserva. Fez parte do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, chegando ao posto de 2º Tenente. Cumpriu seu dever com a humanidade. Agora cumpre como jornalista.

O colunista sentiu falta do grande fotógrafo da Assessoria de Comunicação do CIABA: nosso amigo Marinheiro Ewerton Saraiva. Ainda falta uma foto nossa para sair na coluna.

O Comendador Rodrigo Agostini, Presidente da AIEB-Brasil, levará a Medalha de Mérito “Embaixador da Paz” para Londres e Israel no mês de Novembro. A Comenda é internacional.

O Capitão de Longo Curso André Leal dos Santos e o 1º Oficial de Náutica Daniel de Araújo Moura, da Marinha Mercante Brasileira, serão agraciados com a Medalha de Mérito “Embaixador da Paz” no próximo dia 31 de Agosto.

O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Panda Carvalho, dançando ula-ula no Havaí, recebeu elogios da Guarda Costeira Americana, não pela dança, mas pela performance de seu navio.

NAVEGANDO
Errata: Na matéria sobre a condecoração do CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar, a Sra. Luciane Santiago, que também recebeu a Medalha de Mérito “Embaixador da paz no Brasil” da AIEB, é Diretora do Instituto de Proteção Ambiental Nacional (IPAN), e não vereadora. Correção feita e parabéns a força feminina.

Por isso que sempre digo: a empresa de navegação “Log In” é a melhor de bandeira brasileira, sem dúvida nenhuma. Não tem como negar. Em seu acordo coletivo, que sempre visa manter a integridade e bem estar de suas tripulações, diminuiu o regime de embarque de 60 x 60 para 49 x 49, além de outros significativos benefícios.

A “Log In” está contratando Comandante (CLC), Imediato (CCB), Chefe de Máquinas (OSM), Sub-Chefe de
Máquinas (1OM), além de outras categorias. Mais informações podem ser consultadas no site da empresa. O colunista indica essa companhia para aqueles que vão ao mar.

Na próxima semana estará sendo formada mais uma turma do Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais de
Máquinas (APMA) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA). Com isso, os formandosestarão credenciados a exercer as funções de Chefe de Máquinas e Sub-Chefe de Máquinas, dependendo do Cartão de Tripulação de Segurança (CTS) da embarcação.

A Marinha do Brasil já realizou 292 resgates de pessoas até o presente momento, em 2022. Isso serve para provar a eficácia e rapidez com que o Serviço de Busca e Salvamento atua quando o assunto é salvar vidas. Nesse aspecto, cabe ressaltar as 147 ações executadas com sucessos em pedidos de socorros quase que diários. Parabéns a nossa força de mar.

O Navio-Escola “Brasil” esteve recentemente em Cabo Verde, atracando no porto de Mindelo em 27 de Julho. Em sua chegada, foram recebidos pelo Cônsul Honorário do Brasil Celso Benedito Sertorio, sendo oferecida recepção a bordo para diversas autoridades. Esse foi o primeiro porto no exterior da XXXVI Viagem de Instrução de GuardaMarinha, que agora parte para Valência, na Espanha.

O Grêmio de Vela da Escola Naval participou da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, realizada no período de 21 a 31 de Julho. O evento teve a organização do Yacht Club de Ilhabela, apoiada pela Marinha do Brasil. No total, 116 de veleiros estiveram presentes, com 1000 velejadores, incluindo campeões olímpicos e de renome.

Dia 03 de Agosto o Exército Brasileiro comemorou o Dia do Quadro de Engenheiros Militares que tem como Patrono o Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra. Ele é considerado herói militar cujos feitos indeléveis o consagraram, como as incontáveis contribuições no campo da construção de fortes e dos levantamentos cartográficos.

A Frota de Apoio Marítimo encorpou 18 embarcações em 6 meses. Temos o total de 411 embarcações, sendo 91% de bandeira brasileira. Do total, 45% correspondem a PSVs (transporte de suprimentos) e a OSRVs (combate a derramamento de óleo), que somam 185 barcos.

Tudo indica que, no próximo embarque do colunista e sua tripulação, o destino será a China, com parada em Singapura para abastecimento. Do Ocidente para o Oriente, sempre transportando riquezas do nosso Brasil e vice-versa. (RM).

Fonte: (CCP)(RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) Luis Celso News

luiscelsoborges@hotmail.com – @luiscelsonews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios