Diretrizes internacionais para o controle de água de lastro é seguido pelo Brasil.

Coluna "Convés Principal" - CLC - Ricardo Monteiro

Brasil é um dos países membro da IMO.

Os navios de bandeira brasileira, navegando em águas nacionais e internacionais, seguem o rigoroso Gerenciamento de Água de Lastro, cuja sigla em inglês é BWM (Convenção Internacional para o Controle e Gerenciamento de Água de Lastro e Sedimentos dos Navios).
Os objetivos dessa convenção são prevenir, minimizar e eliminar os riscos de introdução de organismos aquáticos nocivos e agentes patogênicos no meio ambiente, em razão do descarte de água de lastro e sedimentos dos navios.
A bordo existe o “Plano de Gerenciamento de Água de Lastro” (BWMP) que definem procedimentos e regras que devem ser seguidas para evitar as contaminações dos meios aquáticos. Normalmente, os registros e o plano são exigidos por ocasiões de auditorias e inspeções.
Os navios novos já estão saindo com o Sistema de Tratamento de Água de Lastro. Para os navios existentes, o equipamento deverá ser instalado na renovação do Certificado Internacional de
Prevenção de Poluição (IOPP), emitido por sociedades classificadoras, que tem validade de 5 anos.
A verdade é que muitos ecossistemas foram contaminados por águas de lastros descarregadas nos portos, uma vez que as autoridades não davam muita atenção para esse perigo. Porém, nunca é tarde para correr atrás do prejuízo.
As tripulações brasileiras, principalmente os Oficiais, que são os que operam diretamente o navio, formados e treinados para cumprir a Convenção com rigor.

Colunista recebe a visita do amigo Major da Polícia Militar Juniel Costa Maciel

O colunista teve a honra de receber importante visita na tarde do dia 14 de Julho em sua residência no Outeiro: o Major da nossa Briosa Polícia Militar do Pará Juniel Costa Maciel.
Na ocasião um bate papo informal e agradável, com várias informações foram tratados. Em breve, o Major estará reassumindo sua função. Ele que recentemente recebeu a Medalha Tiradentes da “Associação Brasileira das Forças Internacional de Paz” (ABFIP), em Cerimônia realizada na Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ) da “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEBBrasil).
Novo encontro, agora em família, está marcado para Agosto próximo, antes do colunista embarcar para a próxima missão. Agradecimentos fraternais ao Major Juniel pela visita. Gente fina é outra coisa!

O Major (PMPA) Juniel Costa Maciel com o colunista.

O Major (PMPA) Juniel ao lado do CLC Gondar e da Sra. Lucyana.

Sr. Thiago Sanderson (Vice-Presidente do Instituto Niemeyer) com sua esposa Sra. Lucyana, Major Juniel com
sua esposa Fernanda.

Cerimônia de Posse de Presidente do Clube Rotary do Rio de Janeiro Vésper.

No dia 13 de Julho ocorreu a Cerimônia de Posse da Presidência e Conselho Diretor do Clube Rotary do Rio de Janeiro Vésper, contando com as presenças de diversas personalidades e rotarianos de outros clubes.
A nova Presidente do Clube, rotariana Neide Benchimol, recebeu o cargo de sua antecessora Patrícia Magluta, que realizou trabalho exemplar, de muita dedicação e demonstração de amor ao próximo. Ao lado dos associados conseguiram feitos importantes que credenciou o clube à nova denominação, deixando de ser satélite.
A Presidente Neide assume imbuída de novos propósitos, bem como dando continuidade ao excelente trabalho de sua antecessora. Ela também fez parte do Conselho Diretor da Patrícia Magluta, contribuindo para o sucesso do clube.
Parabéns ao Clube Rotary do Rio de Janeiro Vésper. Parabéns aos rotarianos e associados do Clube. Estaremos acompanhando os trabalhos que realizarão.

Posse da Presidente Neide Benchimol e Conselho Diretor 2022/2023.

Rotarianos e vários convidados presentes na Cerimônia de Posse.

A nova Presidente Neide Benchimol (à esquerda) e a Presidente anterior Patrícia Magluta (à direita), juntamente com os rotarianos.

Por Imediato Ricardo de Sá Mendonça. Comportamento Seguro – Parte 3.

Temos visto como o Comportamento Seguro é importante no dia a dia do trabalhador, seja no local em que exerce sua função, seja no trânsito ou em casa. O amigo Ricardo de Sá Mendonça, que atualmente está se especializando em psicanálise com ênfase para a vida marítima, tem nos proporcionado um aprendizado importante no relacionamento humano.
Um dos ensinamentos do Comportamento Seguro: prevenir é uma dimensão do comportamento de trabalhar.
Para que ocorra isso, devemos ser capacitados com Comportamentos em Segurança, através de Treinamentos, Cursos, Palestras e Procedimentos.
Cuidar ativo, dentro e fora do trabalho: Cuidar de si mesmo, cuidar do outro e deixar-se cuidar pelos outros. Isso, com certeza, ajudará no ambiente onde estão exercendo suas atividades.
A Educação Integral (Saber fazer) se baseia nos seguintes princípios:
1- Aprender a ser.
2- Relacionar-se.
3- Desenvolver autonomia de pensar.
4- Produzir conhecimento.
A Unesco tem como diretrizes importantes que nos ensina:
Aprender a ser.
Aprender a conviver.
Aprender a aprender.
Aprender a fazer.
Tenha um Comportamento Seguro, pois evitará problemas futuros e manterá a sua integridade e da equipe.
Atitude não é sinônimo de comportamento, mas sim uma tendência a comportar-se de uma determinada forma.
Atitude significa criar condições para que as pessoas conheçam os riscos.

RUMO CERTO.

O Comendador Rodrigo Agostini muito feliz com a matéria veiculada na última sexta-feira (15), no Programa “Alerta Pará” da Rede TV de Belém. A AIEB-Brasil foi bastante prestigiada e divulgada.

O Apresentador Valter Lobato e o Jornalista Antônio Cattete prestigiaram a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz ao vivo, em rede nacional e internacional, uma vez que pode ser acessada via internet.

O Diretor Márcio Oliveira e o Jornalista Cattete são os indicados para a condecoração da Medalha de Mérito Embaixador da Paz no Brasil, em Cerimônia que será realizada no mês de Agosto. Parabéns aos agraciados.

A semana começa com um acontecimento importante que se realizará na próxima sexta. Os novos Capitães de Cabotagem Felipe Damasceno, Fábio Rolim e Paulo Renato estarão concretizando o curso de APNT.

O amigo de Turma Adriano Quintanilla exerce importante trabalho a frente da Classificadora de navios “ABS” (American Bureau Shipping). Seriedade é seu lema.

Outro amigo de turma, o Oficial Superior de Máquinas Dennis Monteiro já embarcado no offshore, cumprindo nova missão. Aguardamos seu retorno para um encontro e bate papo.

O futuro Capitão de Cabotagem Fábio Rolim enviou significativa mensagem ao colunista, agradecendo as notas publicadas na coluna. Boa formatura ao amigo.

A querida Brunna Monteiro, residente em Brasília (DF) com saudades da nossa cidade das mangueiras. Sempre sentindo falta do açaí, da família e dos amigos.

O Capitão de Cabotagem Rommel Gomes e Gomes, bastante emocionado com a matéria sobre o Simulador de Manobra dos CIABA, agradeceu intensamente sua citação. Gente fina é outra coisa.

O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Panda Carvalho já com o rumo de seu navio apontando para o Havaí. É uma viagem inédita para a tripulação. Avante, Panda!

NAVEGANDO

Uma grande notícia para o setor, na nossa região. Terminais do Arco Norte já exportam o equivalente ao Porto de Santos. No total de oito portos, além da Bahia, embarcaram 38,9 milhões de toneladas de grãos para o mercado exterior no ano passado. Segundo a CNA, com melhorias estruturais, novas estratégias de transporte e logística, projeta-se tendência de crescimento nos próximos anos.

O colunista recebeu das mãos do Major (PMPA) Juniel Costa Maciel, em visita na última quinta-feira, a “Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Duque de Caixas”, do Rio de Janeiro. O reconhecimento foi proposto pelo Exmo. Sr. Vereador Alex Freitas Marques que assinou juntamente com o Presidente da Câmara Celso Luís Pereira do Nascimento. Agradecimentos a Câmara pela homenagem.

Não consigo entender esse programa absurdo da Presidência da República e do Ministério da Economia em vender estatais que estão dando lucro. Ainda teremos mais empresas para serem vendidas (para não dizer entregues) a estrangeiros. Teve uma, da qual não posso citar o nome, onde afirmaram que sua privatização traria benefícios para os brasileiros. Não vimos nada disso. Lamentável.

Já basta o emprego dos marítimos brasileiros terem sido entregues a estrangeiros pela Câmara dos Deputados e Senado, tendo o apoio da Presidência da República. O que esperar da “BR do Mar”, sucesso ou fracasso? A resposta saberemos brevemente.

Por isso que os Estados Unidos são potências inigualáveis. Eles não abrem mãos de seus empregos. O setor marítimo é um dos mais rígidos, tanto é que tem legislação própria e bem mais rigorosas que as da IMO. O colunista esteve lá recentemente e pôde comprovar. Para trabalhar em sua Cabotagem, é necessário que seja americano ou tenha a cidadania comprovada.

A Marinha do Brasil conta agora com mais 89 Fuzileiros Navais paraquedistas. No dia 08 de Julho ocorreu Cerimônia de Brevetação realizada na Base Militar de Deodoro, no Rio de Janeiro. Os militares do Corpo de Fuzileiros Navais obtiveram 100% de aprovação no estágio. Agora ostentam as “Asas de Prata” no peito. Só para os mais fortes.

A Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) habilitou, no dia 1º de Julho, trinta novos aquaviários nas categorias de Marinheiro Fluvial de Convés e de Máquinas (CFAQ-MAF/MMA), no Nível 1. O curso ocorreu em Morada Nova (MG). O Ensino Profissional Marítimo e Segurança do Tráfego Aquaviário sendo disseminados em nosso país.

No dia 09 de Julho, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizou a 43ª Regata Marcílio Dias celebrando dessa maneira os 200 Anos da Independência. O evento ocorreu na Baía de Todos os Santos e contou com 220 embarcações e 450 atletas, em diversas modalidades.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizou importante reunião do Conselho de Assessoramento em Belém (PA). O evento realizado no dia 30 de Junho contou com as presenças de representantes do Corpo de Bombeiros, Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), Defesa Civil de Barcarena, associações Náuticas e Marinas.

No dia 22 de Julho, em evento que se realizará na “Ordem dos Advogados do Brasil” (OAB) no Rio de Janeiro, o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar estará sendo agraciado com a Medalha de Mérito “Embaixador da Paz no Brasil”. Teremos também outros Oficiais da Marinha Mercante agraciados, porém informaremos com a devida confirmação. Parabéns ao Embaixador da Paz CLC Gondar. (RM).

Fonte: (CCP) (RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsonews

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios