Oficial da Marinha Mercante lança versão portuguesa de livro sobre Estabilidade dos Rebocadores.

Coluna "Convés Principal" - CLC - Ricardo Monteiro

Autoridades presentes no evento.
Importante evento ocorreu no “Tribunal Marítimo” (TM), que tem como Juiz-Presidente o Excelentíssimo Senhor Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, no último dia 22 de Junho.
Trata-se da versão em português do livro “Estabilidade dos Rebocadores, um Guia Prático para Operações Seguras”, realizada pelo Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo. Com os apoios da Fundação Homem do Mar e do Instituto Brasileiro de Rebocagem, a cerimônia contou com as presenças dos ilustres Juízes do Tribunal, além de representantes da Comunidade Marítima, como o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar e a Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, considerados grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.
O livro “Estabilidade dos Rebocadores” é de autorias do Comandante Henk Hensen e Dr. Markus Van der Laan, tendo reescrituração de um Oficial da Marinha Mercante, o que torna grande orgulho para a profissão.
Na foto aparecem grandes nomes: CLC Timm, CLC Hildelene, CLC Gondar, Vice-Almirante Lima Filho, Comandante Calenzo (pai do homenageado), Sr. Sérgio Abreu (Prático de Santos), Sr. Melo Fontes e CLC Plínio Calenzo.
Parabéns ao nosso estimado CLC Plínio Calenzo, que já tem um exemplar do livro a ser entregue ao colunista.

CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar é homenageado pelo Rotary Club.

O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, sendo um dos exemplos de profissional a ser seguido, recebeu no dia 28 de Junho significativo e importante prêmio do Rotary Club.
O evento ocorreu na Câmara Municipal de São Gonçalo (RJ). O Vereador Alécio Breda Dias realizou a entrega do Prêmio e do Título Legislativo Medalha Joaquim Lavoura ao nosso querido Comandante. Parabéns ao CLC Gondar, onde o Título e Medalha foram merecidos por tudo que vem fazendo pelo nosso Brasil.

CLC Gondar ao lado dos Vereadores da Câmara Municipal de São Gonçalo.

CLC Gondar ostentando a Medalha Joaquim Lavoura.

Projeto “Maré do Saber” recebe livros da Marinha.

O Projeto “Maré do Saber” é uma campanha de caráter permanente que constitui na doação de livros, tendo a parceria da Sociedade Amigos da Marinha do Pará (SOAMAR).
Os livros angariados são levados pelos navios da Marinha às mais diversas cidades dos Estados abrangidos pelo Comando do 4º Distrito Naval.
Em uma das campanhas, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Tocantins” levou as doações de livros à Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon, que fica na Vila de São Miguel dos Macacos, e à Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Furtado, na Vila de Santo Antônio. Ambas estão localizadas em Breves (PA).
Os alunos tiveram a felicidade de visitar o navio, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, onde conheceram as atividades desempenhadas pelos militares do mar. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Alunos de Breves (PA) com os livros do Projeto “Maré do Saber”.

2º Batalhão de Infantaria de Selva recebe expedição que percorrerá o trajeto de Pedro Teixeira.

No dia 27 de Junho, nosso glorioso Exército Brasileiro, representado pelo 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), sediado em Belém do Pará, participou da recepção da comitiva que íntegra a Expedição Pedro Teixeira, que por coincidência é o nome do batalhão.
O evento ocorreu na Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), sendo a Expedição capitaneada pelo jornalista e documentarista Olimpio Guarany. A jornada empreende a navegação pelo rio Amazonas, reeditando o trajeto realizado pelo Militar e Navegador Português Pedro Teixeira, em 1637, que navegou a remo de Belém do Grão Pará até Quitos no Equador.

Embarcação da comitiva da Expedição.

RUMO CERTO.

Agradecimentos ao jornalista Cattete da Rede TV de Belém do Pará, pela maneira cordial que recebeu o colunista e o apresentou a todos os funcionários da emissora.

Também os agradecimentos ao Diretor de Jornalismo da Rede TV, Márcio Oliveira, e ao apresentador Nonato Pereira pela gentil fidalguia no estúdio. Eles que receberam a Medalha do navio.

A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia vem ministrando palestras para alunos de diversas instituições públicas e privadas, mostrando nossa Marinha Mercante. Ela é a Embaixadora da IMO no Brasil.

A Turma “Ayrton Senna da Silva”, da qual o colunista faz parte, completou 25 anos de formatura no dia 04 de Julho. São 11 Oficiais de Náutica e 13 Oficiais de Máquinas de uma turma vitoriosa.

O amigo Fábio Lobato, da reserva da Marinha do Brasil, encontra-se em Belém ministrando Curso de Draft Survey pela “Anchor”. Estamos agendando um grande encontro antes de sua volta ao Rio de Janeiro.

Da sua turma temos o Capitão de Fragata (RM1) Ricardo Rebelo, que foi Imediato do CIABA, e hoje atua em grande projeto na Companhia Docas do Pará (CDP).

O Tenente (RM2-T) Luiz Stavis retornou ao batente depois de merecidas férias. Ele que serve na nossa “Universidade do Mar”, que é o CIABA.

Palavras do Capitão de Longo Curso Ricardo Alfredo: “Tenho muito orgulho de ter transmitido e recebido o seu Comando”. Gente fina é outra coisa.

O navio do grande Capitão de Longo Curso Marco Antônio Carvalho agora se prepara para ganhar as tempestuosas águas do Oceano Pacífico, após ter contornado o Cabo Hornos. Grandes navegadores passam por esse local.

O site do Comando do 4º Distrito Naval sempre atualizado com notícias da área de sua jurisdição. Isso ocorre graças ao apoio de sua Assessoria de Comunicação Social, que tem como destaque a 1ª Tenente (T) Ohana Martinho.

NAVEGANDO

A Ponte “Enéas Pinheiro”, conhecida como Ponte de Outeiro, terá mais um capítulo no próximo final de semana. O Governador Helder Barbalho anunciou a liberação para carros de passeios. Antes já estava liberada para pedestres e motociclistas. Contudo, o processo de manutenção continua a todo vapor. Com certeza irá aliviar mais para os moradores da Ilha de Caratateua.

Por falar em condutores de motos, podemos dizer que existem dois tipos: os motociclistas e os motoqueiros. O motociclista cumpre com as normas de trânsito e uso dos equipamentos requeridos. Já o motoqueiro… Ah, motoqueiro. Não cumprem normas, desrespeitam os pedestres e demais motoristas, além de não usarem o mínimo de equipamento como o capacete.

No Brasil, cerca de 95% são motoqueiros e só 5% são motociclistas. No Pará, todos os dias, vemos absurdos realizados por esses infratores. Pior que não temos fiscalização. Lançar Notas afirmando que existe isso ou aquilo, só serve para a população rir, pois nem sempre é o que acontece.

A perícia dos Comandantes que atuam nas balsas das empresas que fazem as travessias de veículos e passageiros, de Icoaraci para Outeiro, são realizadas de maneiras exemplares e com muito profissionalismo, mantendo a segurança do tráfego aquaviário. A competência com que navegam, mostram que são de confianças.

Embarcações DGS XH 600 FH apoiam operação no Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Elas integram o cotidiano dos participantes do programa, em apoio às operações de logística, pesquisa e transporte, desde 2013. A propulsão é feita por motor de popa, tendo 6 metros de comprimento, podendo levar 2000 Kg de carga e o transporte de até oito pessoas.

A Marinha prestou significativo apoio logístico à Operação Sorriso, em Porto Velho (RO). A Capitania Fluvial esteve envolvida nessa missão no período de 20 a 27 de Junho. Quatorze militares participaram dos transportes de diversas cargas, entre elas equipamentos hospitalares, que atenderam 50 pacientes. A operação chegou ao Brasil em 1997.

O Exército Brasileiro homenageou grande herói da Força Expedicionária Brasileira. O soldado Mário Ferroni completou 103 anos (02/07) e recebeu as honrarias da 1ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel (PR). O evento ocorreu no dia 28 de Junho e teve a participação de diversas personalidades civis e militares.

Nossa Força Aérea Brasileira vem agindo contra o tráfico internacional de drogas. No último dia 03 de Julho, duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano interceptaram aeronave de pequeno porte, que entrou no espaço aéreo brasileiro. O negócio foi tão sério que tiros de avisos seguidos de tiros de detenção, tiveram de ser disparados. Ao final, encontrados 500 Kg de pasta base de cocaína pela Polícia Federal. Duas pessoas da aeronave se evadiram antes da chegada dos policiais.

A Aeronáutica trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro. Querer entrar em nossos céus significa que as medidas de policiamento serão aplicadas com todo o rigor do Decreto 5.144 de 16 de Julho de 2004. Nossa soberania nacional está garantida nesse quesito.

O colunista conheceu na data de ontem as instalações da Rede TV de Belém do Pará, que vai ao ar no canal 47.1. Também participou de entrevista falando sobre a Marinha Mercante Brasileira e sua importância para o país. (RM).

Fonte: (CCP)(RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsonews

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios