Dia Nacional do Agente Marítimo

23 de junho

O dia 23 de junho é dedicado ao agente Marítimo e foi instituído pela Lei nº 11.791, de 2 de outubro de 2008.  Essa profissão existe desde os primórdios da história, quando se instituiu o comércio marítimo. No mundo, é fácil encontrar agências marítimas centenárias. O agente representa um elo essencial na cadeia de comunicação entre os diversos profissionais que interagem com o navio quando ele chega a um porto nacional, pois é por meio de um agente que o navio recebe as orientações legais para atracar no porto e também para descarregar as mercadorias.

A atividade do agenciamento marítimo existe desde os primórdios da história, quando se instituiu o comércio marítimo. O agente representa um elo essencial na cadeia de comunicação entre os diversos profissionais que interagem com o navio quando ele chega a um porto nacional, pois é por meio de um agente que o navio recebe as orientações legais para atracar no porto e também para descarregar as mercadorias.

Profissionais qualificados que utilizam tecnologia de ponta, os agentes marítimos contribuem para o sucesso comercial dos portos nacionais e internacionais. Exportadores, importadores, empresas de transportes e armazenagem, despachantes aduaneiros, terminais portuários especializados e operadores portuários, entre outros importantes segmentos, encontram na figura do agente marítimo o apoio necessário para a concretização de seus objetivos comerciais. As diversas autoridades governamentais e portuárias, por sua vez, contam com o apoio irrestrito dos agentes marítimos para o cumprimento das leis, normas e regulamentação brasileiras.  A atividade da categoria é dinâmica, considerando-se que cerca de 95% de toda a exportação e importação do País é realizada via marítima, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Fonte: Internet

Por (LCN) @luiscelsonews

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios