Colunista é agraciado com a Medalha “Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil”

Coluna "Convés Principal" - (CLC) - Ricardo Monteiro

O colunista ao lado do CLC Gondar.

Em Cerimônia realizada na Sede do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante”, no Rio de Janeiro (RJ), o colunista foi agraciado com a Medalha de Mérito “Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil”, em 23 de Maio de 2022.
O evento contou com a participação do Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, que realizou a imposição da comenda, e na ocasião representou o Comendador Rodrigo Agostini, Presidente da “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil).
A Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil foi instituída pela Resolução ABFIP ONU Nº 001/05, reconhecida com o código A35MCFPB, conforme publicação no Boletim nº 030 do DGP de 26 de Julho de 2006, Fl. 5 do Aditivo DCEM 7ª.
A honraria destina-se a premiar e reverenciar o culto dos nobres atributos daqueles que tenham praticado ações meritórias, enaltecedoras do nome da Pátria Brasileira que é detentora do Prêmio Nobel da Paz de 1998 e 2001, perante as demais nações, e em sinal de reconhecimento aos valores militares, espírito de civismo, preservação da memória e serviços prestados à Pátria, sendo outorgadas a Personalidades Civis e Militares.
A medalha fez parte do “10º Encontro de Autoridades” da AIEB-Brasil. Além do colunista, também foram condecorados os paraenses: CLC Hildelene Lobato Bahia e Major (PMPA) Juniel Costa Maciel.

Batalha Naval do Riachuelo é comemorada no Rio de Janeiro (RJ).

No dia 09 de Junho, o Comando do 1º Distrito Naval, localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou Cerimônia Militar em homenagem ao 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, celebrada em 11 de Junho.
O evento ocorreu a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, na Baía de Guanabara, contando com as presenças de diversas personalidades civis e militares, sendo algumas condecoradas com a Ordem do Mérito Naval.
O Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, presidiu a Cerimônia, que teve a participação da aeronave UH-15 Super Cougar, pertencente ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, que cruzou os céus com o Pavilhão Nacional desfraldado, durante o cântico do Hino Nacional.
Ao toque de Comandante em Chefe, a Fragata “Rademaker”, que se encontrava nas proximidades, executou a salva de 17 tiros. O evento foi encerrado com o tradicional Cerimonial à Bandeira na popa da embarcação.
Entre os presentes, destaca-se o nosso ilustre Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira. (Fotos: Marinha do Brasil).

A Cerimônia ocorreu a bordo do NAM “Atlântico”.

 

Helicóptero “UH-15 Super Cougar” em sobrevoo com o Pavilhão Nacional.

Fragata “Rademaker” realizou a salva de 17 tiros.

Almoço em comemoração pela fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper

Agora é oficial. O Rotary Club Vésper deixa de ser satélite do Rio Comprido para se tornar um grande clube independente.
Após destaques em ações humanitárias, tendo na Presidência a ilustríssima Patrícia Magluta, com uma Diretoria atuante, o clube veio ganhando notório crescimento no que diz respeito as suas funções e objetivos.
No dia 05 de Junho, um grande almoço comemorativo foi realizado no “Club Germânia”, em alusão a fundação do mais novo clube de Rotary: o Vésper.
Em breve a Presidente Patrícia Magluta estará passando a “Cana do Leme”, na certeza de que o dever foi cumprido em sua gestão. Porém, não parando por ai, uma vez que muito ainda tem que ser feito.
Algumas fotos do evento para a coluna. Parabéns e vida longa ao novo Rotary Club Rio de Janeiro Vésper!

Da esquerda para a direita: Sr. Colombo, Sra. Neide Benchimol, Sra. Patrícia Magluta e Coronel Regis Lermen.

Túnel do Tempo: Cadetes da AMAN e da AFA visitam navio petroleiro “Washington Luís”

No nosso Túnel do Tempo, apresentamos ilustre visita realizada pelos Cadetes da “Academia Militar das Agulhas Negras” (AMAN) e da “Academia da Força Aérea” (AFA) ao navio mercante petroleiro “Washington Luís”.
Entre os Cadetes, temos o Comandante do navio (à direita) que na época era o Capitão de Longo Curso Ronaldo Cevidanes Nunes Machado, demonstrando o funcionamento dos equipamentos localizados no Passadiço, e o Imediato (à esquerda) Capitão de Cabotagem Charles França de Araújo.
No evento ocorrido em 1962, exatamente 60 anos atrás, observamos também que naquela época os uniformes eram usados com apuro pelos mercantes, onde o cáqui tinha até gravata.

Cadetes da AMAN e da AFA visitaram navio mercante.

RUMO CERTO.

O abraço especial para a colunista Vera Castro do jornal “Diário do Pará”, pela citação realizada na edição de 19 de Junho, por ocasião da palestra aos Alunos do CIABA de 25 de Maio. “Para ela um beijo e uma rosa”.

O Coronel Wladmilson Godinho feliz da vida com a indicação do Major Juniel Costa Maciel para a Medalha Tiradentes, que em breve estará recebendo na cidade de Duque de Caxias (RJ).

O Major Juniel não só representará a altaneira Polícia Militar, como também o nosso belíssimo Estado do Pará no “11º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil”.

Em contato com o jornalista Cattete Fonseca, o colunista passou informação com qual o deixou emocionado. Em breve anunciaremos, com a devida confirmação.

O Capitão de Longo Plínio R. Calenzo lançará seu livro “Manobras com Rebocadores”, nesta data no “Tribunal Marítimo”. Agradecido pelo importante convite.

O Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa sempre enviando fraternais mensagens ao colunista, quando do lançamento de nova edição do “Convés Principal”.

A Turma “Ayrton Senna da Silva” vibrou com a foto do colega Imediato Ricardo de Sá Mendonça em matéria importante de edição anterior. Ele é muito querido pelos integrantes.

Mensagem recebida do Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Junior por ocasião da justa referência ao Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva e comemorações do 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

Encontra-se em Belém o Oficial Superior de Máquinas Dennis Monteiro, colega de turma, que curte o repouso ao lado da família e amigos.

Nosso amigo Altair Souza em Marabá participa de importante empreendimento que irá beneficiar a população na região. Ele que é um dos leitores de nossa coluna.

NAVEGANDO

Exportadores brasileiros de café perceberam melhoras nas ofertas de contêineres, em maio do corrente ano. A “Cecafé” acompanha eventuais impactos de ondas de covid que possam gerar restrições em portos de outros países.

Segundo o ranking que faz parte do estudo inédito da CNI, o Transporte Marítimo do Brasil está em 104º lugar entre os 144 países. Lamentável para um país que tem uma extensa costa, além de hidrovias interiores navegáveis. O que falta para sermos uma potência marítima? Cada um de nós tem opiniões diferentes. As eleições vêm aí e podemos mudar essa história.

Lockdowns em território chinês fizeram com que as exportações do Brasil tivessem queda de 11,95%, no mês de Maio. O Commodity mais afetado foi o minério de ferro, com redução de 7,76%. Torçamos para que ocorra aumento nos próximos meses, se o covid deixar.

Navio da Flumar foi afretado pela Distribuidora “Vibra Energia” para realizar o transporte de 50 milhões de litros de biodiesel no nordeste. Já foram realizadas 7 viagens na rota entre Rio Grande (RS) e Suape (PE), consolidando essa rota na cabotagem.

O Navio polar contratado pela Marinha, com entrega prevista para 2025, ajudará nas pesquisas científicas no continente austral e a manter status do Brasil como membro consultivo do Tratado da Antártica. O “Polantar” é voltado para cumprimento de compromissos assumidos pelo país na região.

O Navio de Apoio Antártico, cuja sigla é NApAnt, terá 93,9 metros de comprimento por 18,5 metros de boca (largura). Seu deslocamento será de 5880 toneladas, calado de 6,0 metros, com propulsão a Diesel-elétrica e autonomia de 70 dias. Sua tripulação será de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores.

A Marinha do Brasil participou do “I Workshop de Segurança Marítima da Junta Interamericana de Defesa” entre os dias 14 e 15 de Junho, com o objetivo de ampliar a discussão sobre Segurança Marítima Regional, promover a integração e cooperação da comunidade naval das américas e identificar os principais problemas que afetam a defesa em nosso continente.

Quem nunca leu ou ouviu falar das histórias do “Menino Maluquinho”, que usava uma panela como chapéu e aprontava com os colegas. O pior de tudo é que em todos os lugares encontramos pessoas desse jeito, algumas bondosas, porém a maioria maldosa.

Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal houve queda de acidentes durante feriado de Corpus Chiristi, entre os dias 15 e 19 de Junho, onde teve redução de 9% em relação ao ano passado. Já o número de feridos teve redução de 195 e morte de 27%. Contudo ainda necessitamos melhorar muito no que tange obedecer as leis de trânsito.

O Colégio Militar de Fortaleza comemorou seus 103 anos de fundação, com muitas histórias e tradições, com uma bela Cerimônia Militar realizada no dia 03 de Junho, contando com as presenças de várias autoridades civis e militares. Dessa instituição já saíram muitos Oficiais da Marinha Mercante que ainda singram os mares. (RM).

Fonte: (RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios