Mais flashes da Cerimônia da Batalha Naval do Riachuelo realizada pelo Comando do 4º Distrito Naval.

Coluna "Convés Principal" - CLC - Ricardo Monteiro

Vice-Almirante Edgar e homenageados prestando continência a Bandeira Nacional.

Em virtude da importância da Data Magna da Marinha, postamos novos flashes da Cerimônia Militar alusivo ao 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, realizado no CIABA no último dia 10 de Junho.
Para aqueles que estiveram presentes, foi um momento de enaltecer os “heróis do passado, transformando o presente, inspirando o futuro”, onde a Marinha do Brasil confirma seu compromisso com a sociedade e a nação brasileira.
A Comunidade Marítima marcou presença no grande evento, estreitando laços com nossa força de mar, mais precisamente, com a presença da Marinha na região Norte do país. (Fotos: Assessoria de Comunicação Social – 4DN).

Comandante do 4º Distrito Naval em revista às tropa.

Os presentes cantaram com emoção o Hino Nacional Brasileiro.


Os militares prestaram a continência durante a salva de 17 tiros de canhões..


Três pelotões da EFOMM (1 feminino e 2 masculinos) desfilaram em continência ao Comandante do 4º Distrito Naval.


Vice-Almirante Edgar e o Capitão de Mar e Guerra Enes (CIABA).


O colunista Luiz Omar Pinheiro ao lado do Vice-Almirante Edgar e Contra-Almirante Carlos Roberto.


O colunista Luis Celso Borges ao lado do Vice-Almirante Edgar e Contra-Almirante Carlos Roberto.


Capitão de Longo Curso Danrlei Pinheiro ao lado do Vice-Almirante Edgar.

A Comunidade Marítima marcou presença na Cerimônia.

A Força que vem do Mar – Dia Internacional da Mulher Marítima.

No dia 09 de Junho ocorreu excelente webinar com o tema “A Força que vem do Mar”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Marítima comemorada no último dia 18 de Maio. As palestras foram coordenadas pela APMM (Associação dos Profissionais da Marinha Mercante), contando com o apoio da IMO e Zarpa.
O Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho realizou a abertura do evento, que ainda contou com grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, entre eles, o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar e Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia.

A palestra contou com a presença da Comunidade Marítima.

ANP realizou posse de novos Diretores em Cerimônia no Rio de Janeiro.

Na manhã do dia 06 de Junho, a “Agência Nacional do Petróleo” (ANP), em Cerimônia ocorrida no Rio de Janeiro (RJ), empossou quatro novos Diretores. Entre eles estavam a diretora Symone Araújo, reconduzida ao cargo, Cláudio Jorge Martins de Souza, Daniel Maia Vieira e Fernando Moura.
O significativo evento foi realizado na “Escola de Guerra Naval” (EGN), contando com as presenças do Governador do Estado, Cláudio Castro, e do Ex-Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Registra-se também a presença do grande amigo Marcus Vinícius Lisboa Brandão, representando a Arpel. Ele que é considerado o “The Best” pelo ator Arnold Schwazenegger e por muitos anos viajou como Oficial da Marinha Mercante.

O evento ocorreu na EGN.

O “the best” Lisboa ao lado dos 4 novos diretores e o Sr. Izeusse Braga (Brasil Energia).

RUMO CERTO.

Cordial bate papo com o Oficial Superior de Máquinas Sérgio Miranda Costeira relembrando os velhos tempos de NT “Grajaú” e NT “Oscar Niemeyer”. Boa época que não volta mais.

Belíssima explanação do Capitão de Longo Curso Plínio R. Calenzo em relação ao uso das estrelas douradas e prateados nos uniformes de Capitão de Longo Curso e Capitão de Cabotagem, na função de Comando nos navios.

O Condutor-Bombeador Francisco Mendessonh, que esteve a bordo com o colunista no saudoso NT “Abdias Nascimento”, agora curte aposentadoria. Ele que também é Suboficial da Marinha de Guerra.

A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia intensificando sua campanha de pré-candidatura a Deputada Estadual pelo Rio de Janeiro. Nossa Marinha Mercante necessita de representantes políticos nas diversas esferas.

Outro amigo também com campanha intensificada é o Coronel Regis Lermen, que vem para Deputado Federal. Ele atualmente é o Presidente da “Academia Brasileira de Medalhística Militar” (Abrammil).

O amigo 1º Tenente (RM2-T) Luiz Stavis voltando ao batente após período de férias. Ele que serve na nossa gloriosa “Universidade do Mar”, que é o CIABA.

Ao Capitão de Corveta Gabriel Lima, que é o Ajudante de Ordens do Comandante do 4º Distrito Naval fica o fraternal abraço do colunista. Faltou nossa foto na Cerimônia, Oportunidades não faltarão.

O Capitão de Longo Curso Danrlei Pinheiro, em conversa com o colunista, elogiou as narrativas das viagens realizadas. Os agradecimentos ao amigo. Isso mostra que temos pessoas que torcem pela nossa carreira.

O Mestre e Professor Rommel Gomes, vem formando gerações a frente de nossa Universidade do Mar, juntamente com vários outros craques. Oportunidades tivemos para conhecer alguns deles.

O Capitão de Cabotagem Luiz Carlos Varela desembarcou recentemente do NT “André Rebouças”, onde exerceu a função de Imediato. Bom descanso junto à família.

NAVEGANDO

O site “Portal da Navegação”, após uma parada para manutenção programada, voltou firme e forte, sempre mantendo a Comunidade Marítima e o Poder Naval por dentro das notícias de nosso setor, seja regional, nacional e internacional.

Confirmado para 30 de Junho o “11º Encontro de Autoridades”, que será realizado na Câmara Municipal de Duque de Caxias. Contará com o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, representando a gloriosa Marinha Mercante Brasileira.

Projeto de Lei apresentado pelo Governo Federal prevê transferência da regulação do serviço de Praticagem para a Antaq, que é órgão que regula o tráfego aquaviário. Já a Praticagem defendeu que o atual modelo é referência e alertou que abertura promovida na Argentina causou aumento de custos.

O estaleiro “Jurong Aracruz” construirá o novo Navio Polar (NApAnt) para a Marinha do Brasil. Vencedor da concorrência concluída em 2021, é controlado pelo grupo SembCorp de Singapura. Em breve a nova embarcação entrará nas fileiras dos navios da briosa força de mar.

Análise da transferência de controle da empresa “Log-In” avança no CADE. Conforme informou a “Portos e Navios”, o órgão antitruste emitiu certidão após o prazo regimental de 15 dias sem contestação do despacho que aprovou a operação de compra das ações realizada pela subsidiária da “MSC”.

Projeto de “Oftalmologia Humanitária” é realizado no interior do Amazonas. O conjunto envolvendo a Marinha do Brasil, Soamar-Manaus e outros institutos levou atendimentos a mais de 20 mil pessoas, a bordo do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas.

Com a Campanha “Heróis do passado, transformando o presente, inspirando o futuro”, a Marinha do Brasil destacou histórias construídas por militares, alguns famosos e muitos desconhecidos, na grande Batalha Naval do Riachuelo. Entre eles, o homenageado foi o Imperial Marinheiro Marcílio Dias.

O Ministro da Defesa, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, presidiu a Cerimônia realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, na última quinta-feira (09), alusiva ao 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

O meio cibernético veio de certa para forma para facilitar os trabalhos de muitos que utilizam principalmente a internet. Hoje, os fakes sobre notícias divulgadas aumentaram de forma descontrolada. Tem pessoas que preferem disseminar mentiras do que postar uma boa verdade.

O colunista devido estar com grave virose, não pôde comparecer a reunião de CLC’s e CCB’s realizado na residência do nosso amigo Comandante Carvalho. Porém não faltará oportunidade de nova reunião futuramente. (RM).

Fonte: (RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios