Sub Oficial (RM1) Itamar Ribeiro recebeu a Ordem do Mérito Naval

Coluna Luís Celso Borges - "Navegando no Social" - Quarta-feira

No dia 9 de junho durante as comemorações alusivas à Data Magna da Marinha a bordo do NAM Atlântico. Entre ilustres agraciados estava o Sub Oficial (RM1) Itamar Ribeiro, que há oito anos serve no Gabinete do VAlte Wilson Lima Filho, atual Presidente do Tribunal Marítimo. A Ordem do Mérito Naval está entre as mais altas comendas concedidas pela Marinha do Brasil. Por coincidência este Militar com mais de trinta anos de serviço recebeu a honraria a bordo deste navio, onde serve o seu filho, o Cabo Ribeiro. Que bela cena: o SO Ribeiro sendo reconhecido pela Marinha por seu comprometimento e dedicação, tendo o seu filho como testemunha. Duas gerações de bons marinheiros.

Viva a Marinha

CITRICULTURA

A situação atual e as perspectivas para a citricultura de 2022 foram abordadas em reunião promovida pelo Sistema Faepa/Senar/ Fundepec/ Sindicatos na segunda-feira (13), na sede do Ed. Palácio da Agricultura, em Belém (PA).

Conduzida pelo presidente do Sistema Faepa, Carlos Xavier, a reunião contou com a participação do diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Jamir Macedo, do superintendente Federal de Agricultura no Pará (SFA/PA-MAPA), Jesus de Nazareno, do diretor da Faepa, o deputado Antônio Tonheiro, técnicos e assessores.

A reunião teve como propósito identificar ações de pesquisas que possam ser desenvolvidas em caráter multi-institucional com o intuito de promover a citricultura no estado do Pará, atualmente um dos maiores produtores de limão e laranja do país.

A reunião terminou com encaminhamento de possíveis pautas para parceria e colaborações entre as instituições.

SÂO JOÂO

Foi realizado no sábado (11) a tradicional festa junina do Colégio Nazaré (Marista) em Belém/PA, com comidas típicas, brincadeiras e muita animação.  Esteve presente na festa a bela Helena Taddei Miranda e seu neto Luca Miranda.

AÇÃO SOCIAL

As  “Voluntárias Cisne Branco – Belém” que tem como diretora a Sra. Geórgia Barbosa, estar com a campanha “Doe Aconchego”. Mais informações: (91) (98412-4941). Vamos colaborar com essa maravilhosa ação de amor ao próximo.

ELETROBRAS

O presidente da República Jair Bolsonaro e os ministros da Economia, Paulo Guedes, e de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, participaram no início da tarde da terça-feira (14) da cerimônia de toque de campainha da privatização da Eletrobras na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, no centro da capital paulista. Também estiveram presentes o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano e diversos ex-ministros do governo federal.

A cerimônia celebra a oferta de ações da Eletrobras, a maior empresa do setor elétrico da América Latina que, após seis décadas, passou para o controle privado. O processo de privatização da Eletrobras ocorre por meio de ofertas de ações que diluem a participação do governo na companhia. Ao fim do processo, a participação do governo deve cair de 72% para 45%.

PRATICAGEM

O presidente da Praticagem do Brasil, Ricardo Falcão, foi reeleito vice-presidente da Associação Internacional de Práticos Marítimos (IMPA). A entidade representa a praticagem na comunidade marítima mundial e tem voz ativa na Organização Marítima Internacional (IMO), agência da ONU responsável pela segurança da navegação. A eleição ocorreu nesta terça-feira, no 25º congresso da IMPA, que vai até a próxima sexta, em Cancún, no México.

NEWS 

Senado Federal – Aprovou PEC para promover competitividade dos biocombustíveis em relação aos concorrentes fósseis. Proposta segue para análise da Câmara.

PPI recomenda a privatização da Autoridade Portuária de Santos, empresa pública de capital fechado responsável pela administração do porto no litoral paulista.

ANTAQ – Divulgou os dados dos portos públicos do 1º quadrimestre de 2022. Segundo o Painel Estatístico, o Porto de Santos, o Porto de Paranaguá e o Porto de Itaguaí movimentaram juntos mais de 70,4 milhões de toneladas entre janeiro e abril.

MPRJ e Polícia Civil do Rio fazem operação contra desvio de cargas. Foco principal é o combate ao crime de receptação de ferro, alumínio e aço.

A concessionária Rio-Teresópolis realizou uma ação para comemorar o dia do meio ambiente. A CRT fez distribuição de mudas de hibisco e “pata de vaca“, cultivadas no horto mantido pela empresa. No total, foram doadas três mil e quinhentas mudas.

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, detalha os projetos do setor de transportes no Brasil Investment Forum 2022.

DNIT – Atenção usuários da BR-163/SC! Nesta quarta-feira (15), haverá interdição total na altura do km 88, em Guaraciaba, para execução dos serviços de detonação de rochas. Os trabalhos estão previstos para às 12h.

Em Sergipe, o DNIT realiza a recuperação do pavimento na BR-101/SE. Nesta semana, as equipes atuam no km 46, em Japaratuba, no km 87, em Laranjeiras, e no km 204, em Cristinápolis, com serviços de tapa-buracos.

Ceará – O DNIT realiza serviços de manutenção nas rodovias federais do estado. Na BR-020/CE, entre o km 0 e o 308, a Autarquia atua com limpeza de meio-fio e tapa-buracos. O trecho entre os municípios de Canindé e Madalena recebe, ainda, serviços de fresagem. Já na BR-226/CE, entre o km 116 e o km 339, ocorrem serviços de capina, limpeza de meio-fio, bueiros, sarjetas e de descidas d’água, além de tapa-buracos.

SOJA – Nos cinco primeiros meses de 2022 as exportações brasileiras de soja em grão recuaram 8% na comparação com igual período de 2021. Foram 43 milhões de toneladas este ano, com receita cambial de 24,1 bilhões de dólares, e 46 milhões de toneladas embarcadas no ano passado. Nos cinco primeiros meses de 2022 as exportações brasileiras de soja em grão recuaram 8% na comparação com igual período de 2021. Foram 43 milhões de toneladas este ano, com receita cambial de 24,1 bilhões de dólares, e 46 milhões de toneladas embarcadas no ano passado.

Quanto ao farelo, o Brasil estava crescendo de maneira lenta nas exportações, mas houve um salto em 2021, com 17,2 milhões de toneladas. Neste ano, em apenas cinco meses, o país já embarcou praticamente metade deste volume, com 8,2 milhões de toneladas, crescimento de quase 30% em comparação ao mesmo período do ano passado. A receita cambial das exportações do subproduto já totaliza 4 bilhões de dólares.

No caso do óleo de soja, houve uma queda nas exportações de 2018 para 2020, de 1,41 para 1,10 milhões de toneladas. Porém, em 2021 foi registrado um volume recorde de 1,65 milhões de toneladas e uma receita de dois bilhões de dólares. Neste ano, de janeiro a maio, foram quase um milhão de toneladas de óleo de soja exportado (0,95 milhão de tonelada), crescimento de 58% em comparação ao mesmo período de 2021, quando o Brasil exportou 600 mil toneladas de óleo.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reabriu contratações de novas operações de crédito de linhas do Plano Safra 2021/22, após a publicação na noite da quinta-feira (9), de edição extra do Diário Oficial da União com portaria abrindo crédito suplementar de aproximadamente R$ 1,087 bilhão para equalização de taxas das linhas suspensas.

Uma abençoada quarta-feira a todos a coluna volta no domingo

Fontes: (CLCB), Agência Brasil, Ascom/Faepa, Canal Rural e Ascom/Minfra.

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios