Comando do 4° Distrito Naval realizou cerimônia pelos 157° Anos da Batalha Naval do Riachuelo

Coluna Luís Celso Borges - "Navegando no Social" - Domingo

Na manhã de sexta-feira (10), o Comando do 4° Distrito Naval realizou a cerimônia alusiva a 157° Anos da Batalha Naval do Riachuelo e Imposição da Ordem do Mérito Naval.A cerimônia foi presidida pelo Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa (Comandante do 4° Distrito Naval).

Em seguida foi lido a ordem do dia do Almirante de Esquadra  Almir Garnier Santos (Comandante da Marinha) e a mensagem do Sr. Jair Messias Bolsonaro (Presidente da República do Brasil).

Foi convidado os agraciados para o dispositivo. O paraninfo, Vice-Almirante Edgar  Luiz Siqueira Barbosa que realizou a imposição da Ordem do Mérito Naval:

Capitania dos Portos da Amazônia Oriental

2° Batalhão de Operações Ribeirinhas

Coronel Rayman Apolo Gomes de Souza (Comandante- Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará).

CMG Rodrigo Antonio da Costa Costeira (Chefe Geral dos Serviços do Comando da 4° Distrito Naval).

CMG (EN) Otávio Henrique Paiva Martins Fontes (Comandante da Base Naval de Val de Cães)

SO Kelson Amado Batista Bezerra (Chefe do aviso BalizadorBOTO)

SO Jean Barros do Nascimento (Secretário Chefe do Estado-Maior do Comando do 4° Distrito  Naval)

A cerimônia foi encerrada, o Comandante do 4° Distrito Naval agradeceu a todos que, com as suas presenças, deram um especial brilho a cerimônia e convidou os presentes para um congraçamento. A coluna parabenizar pelo excelente vocal do Suboficial Sérgio Lima, (Supervisor da Assessoria de Comunicação Social do Comando do 4° Distrito Naval)

DESTAQUE

O destaque da coluna vai para o atual Secretário de Portos, Logística e Energia do Município de Barcarena/PA. Alexandre Carvalho, que atua no setor da navegação e transporte a vários anos, e foi presidente  do Sindopar (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Pará) por dois mandatos, ele esteve na sexta-feira (10), na Cerimônia alusiva aos 157° anos da Batalha Naval de Riachuelo representando o Prefeito de Barcarena/PA, Renato Ogawa.

PESSOAS E CASAIS EM EVIDÊNCIAS

Adoniel e Marina Sozinho

Luís Celso Borges (Editor e Colunista), VA Edgar Barbosa (Com, 4° DN) e CA Carlos Roberto Junior (CEM do 4° DN)

CMG Costeira , Guilherme  Coelho e CF Sanches

ENCONTRO

Niterói (RJ) – No dia 4 de junho, foi realizado, no Imbuhy, o Encontro dos Comandos, no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp). A atividade abriu as celebrações dos 65 anos das Operações Especiais do Exército Brasileiro. O evento contou com a presença de Militares Comandos da ativa e veteranos, em particular os residentes na região do estado do Rio de Janeiro e adjacências, que foram recebidos pelo Comandante de Operações Especiais, General de Brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel, e pelo Comandante do Centro de Instrução de Operações Especiais, Coronel Alvaro de Souza Pinheiro Filho. Prestigiaram o evento militares do Comando de Operações Especiais residentes em Goiânia.

Crédito: Sd Danilo e Sd Pegado

NEWS

Inaugurou na manhã do sábado o viaduto de Toledo, no Paraná. A obra possibilitará acesso ao município sobre a BR-163, rodovia que é uma das principais artérias de escoamento de safra do Brasil. O Governo Federal por meio do MInfra.

No segmento da BR-163/PR localizado entre os municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon, as equipes do DNIT, também realizaram serviços de terraplenagem, sub-base e drenagem, além de proteção ao meio ambiente e conclusão das desapropriações necessárias à obra.

Na sexta-feira (10), foi apresentado o andamento das obras executadas pelo DNIT, no Espírito Santo. Entre elas, está a implantação do Contorno do Mestre Álvaro, na BR-101/ES, e as obras do acesso ao porto de Capuaba, na BR-447/ES.

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, recebeu a recomendação para certificação na ISO 45001. A norma internacional atesta a excelência do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Com esta, já são 4 certificações.

RJ x SP | A MRS Logística iniciou no fim de maio a rota p/ transporte de carga geral entre portos do Rio e Santos. A solução atende, por exemplo, casos em que a carga não pode ser embarcada em navios em um dos 2 portos.

O Governo concluiu na quinta-feira (9) o processo de privatização da Eletrobras, que é maior empresa de energia da América Latina. O início das negociações das ações na B3 será na próxima segunda-feira (13).

No dia 8 de junho, o Comando de Defesa Cibernética recebeu a visita do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Valério Stumpf Trindade, e do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Guido Amin Naves.

São Gabriel da Cachoeira (AM) – No dia 06 de junho, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) realizou a formatura de conclusão do adestramento específico da “Força de Prontidão Ararigbóia”, fazendo referência também ao “Dia do Guerreiro de Selva”.

O Exército Brasileiro homenageia todos os integrantes da Marinha do Brasil, pela passagem de sua data magna. Em 11 de junho de 1865, heróis brasileiros conquistaram a decisiva vitória na Guerra da Tríplice Aliança.

Marinha – Dentre os Heróis de Riachuelo, neste ano, exaltamos o exemplo de superação e patriotismo do Imperial Marinheiro Marcílio Dias. Personagem da história do Brasil, que deu a vida pela Nação.

11 de junho – A data magna da Marinha do Brasil. O Ministério da Defesa homenageia os heróis brasileiros que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, em 11 de junho de 1865, decisiva para a vitória do Brasil na Guerra da Tríplice Aliança.

As cidades do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Natal (RN), Belém (PA), Rio Grande (RS), Ladário (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM) realizaram as  cerimônias comemorativas à Batalha Naval do Riachuelo.

Um abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira.

Fontes: (CLCB), Agência Brasil, Ascom/Minfra, Ascom/MB e Ascom/EB

Por (LCN) @luiscelsonews – luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios