Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante visitam navio NDCC Almirante Saboia

Coluna Luís Celso Borges - "Navegando no Social" - Quarta-feira

Alunos dos cursos de Máquinas e Náutica visitam navio atracado em Belém

No dia 29 de maio, os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), visitaram o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC), atracado em Belém desde a última sexta-feira.

A visita ao navio foi realizada por 12 alunos da EFOMM e dividida em dois grupos: sendo eles sete do curso de Náutica, os quais puderam conhecer as instalações externas, convés e passadiço; e cinco do curso de Máquinas, que puderam acompanhar a praça de máquinas, o centro de controle do navio e seus equipamentos.

Visitações desse cunho são de extrema importância para os alunos da EFOMM, pois assim é possível conhecer melhor o futuro ambiente de trabalho e associar com maior qualidade os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Alunos da EFOMM e o Imediato do Corpo de Alunos durante visita

HAPPY HOUR

Começa nesta sexta-feira (03) ás 19 horas, o HAPPY HOUR do Club Espadarte, sob nova direção, com música ao vivo. (a primeira caipirinha é grátis).

JUCEPA

Na segunda-feira (30/05) aconteceu a entrega da Biblioteca da Jucepa (Junta Comercial do Estado Pará).

O espaço recebeu o honroso nome da Dra Dulce Nazaré de Lima Leoncy. A solenidade de inauguração contou com a presença da família da homenageada. 
que tiveram a honraria de participar deste momento histórico. Agradeço a todos que contribuíram para o sucesso do evento.

NEWS

Desde o trimestre encerrado em julho de 2021, a taxa de desocupação vem caindo. Houve aumento de emprego em setores da educação, transporte, beleza, entre outros.

ANS aprova incorporação de 6 terapias contra câncer em rol de planos de saúde. Operadoras têm dez dias para oferecer tratamentos.

A Caixa ibera R$ 400 bilhões em financiamentos habitacionais em três anos. Valor impulsionou o setor da construção civil.

Amantes de café podem ter menor risco de morte prematura, diz estudo. Resultados valem para café instantâneo, moído e descafeinado.

Exposição Atrás da Grande Muralha pode ser vista até esta semana no Museu de Arte de Brasília (MAB). Mostra apresenta nova arte chinesa e brasileira.

Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos abre inscrições para quatro categorias. Serão distribuídos até R$ 17 mil para os melhores trabalhos.

Serviço Geológico do Brasil busca criar um banco de dados geológico. A proposta é que a ferramenta sirva como estrutura básica para transformação digital do setor mineral brasileiro.

Na última quarta-feira (25), a lei nº 12.651/2012, mais conhecida como Código Florestal Brasileiro, completou dez anos. Na  terça-feira (31), a legislação foi tema de debate na Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), em Brasília.

Também na semana passada, o Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou, em nota, que o Brasil tem estoque de óleo diesel S10 equivalente a 38 dias de importação.

De acordo com o MME, o combustível possui papel de destaque na matriz brasileira de transporte e nível de dependência externa da ordem de 30%.

A safra 2021/22 de soja no Brasil teve grandes problemas de estiagem no Paraná e Rio Grande do Sul, estados fundamentais para a produção nacional. Além disso, uma anomalia que causa o apodrecimento de grãos e vagens assolou lavouras de Mato Grosso. A isso, soma-se a representativa taxa de ocorrência de ferrugem asiática (377 casos confirmados), o que também prejudicou a estimativa da colheita, apontada, agora, em 123,8 milhões de toneladas pela Conab, redução de 11,5% frente ao projetado no início da temporada.

No entanto, para auxiliar o produtor a enfrentar a doença mais severa da cultura no ciclo 2022/23 sem, com isso, depender de insumos importados da China, a Ihara lançou seu primeiro fungicida biológico, o Romeo.

O gerente de Marketing Regional da empresa, Bruno Lucas, conta que, ao todo, 70 clientes de nove estados brasileiros testaram o produto, o que permitiu análises em dez mil hectares tratados com a tecnologia em 107 municípios produtores de soja na safra 21/22, dando mais embasamento às etapas de pesquisa e análise de dados sobre o novo fungicida. 

Na segunda (30), a Marinha do Brasil resgatou moradores da comunidade Lagoa Olho D’Água, em Candeias, desabrigados por conta das fortes chuvas que atingiram Jaboatão dos Guararapes-PE. Além dos resgates, os militares também atuaram na distribuição de alimentos e água mineral à população ilhada.

O DNIT promoveu, na última semana, a 5º edição do evento Café com PLS (Plano Diretor de Logística Sustentável), evento virtual de compartilhamento de práticas sustentáveis. O evento apresentou instrumentos de governança e gestão da sustentabilidade.

Uma abençoada quarta-feira a todos a coluna volta no domingo

Fontes: (CLCB), Acs/Ciaba, Canal Rural, Agência Brasil e Ascom/jucepa.

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios