Dia das Mães é comemorado a bordo do NT “André Rebouças”.

Coluna "Convés Principal" - CLC - Ricardo Monteiro

As mães de bordo junto com a tripulação.

No dia 08 de Maio, comemorou-se o tradicional Dia das Mães. A bordo do NT “André Rebouças” não poderia ser diferente. Na tripulação constam três valorosas mães, que deixaram suas famílias com o intuito de navegar e contribuir para o desenvolvimento da nação, na esperança de logo retornar para seus lares.
São elas: Jéssica Natacha Coelho (1ª Oficial de Náutica), Suenia Nóbrega da Silva (Cozinheira) e Daiane Silva Lavigne (Taifeira). São excelentes tripulantes, exercendo suas funções com maestria e dedicação.
A tripulação foi convidada a participar do almoço de confraternização, tendo as mamães de bordo recebido pequena lembrança do seu dia.

As três mães de bordo tiveram sua homenagem no Dia das Mães

 

A Oficial de Náutica Jessica Natacha recebeu a lembrança da Praticante de Náutica Isabel Cristina

A Cozinheira Suenia Nóbrega recebeu a lembrança da Praticante de Náutica Géssica.

A Taifeira Daiane Lavigne recebeu a lembrança do 2º Oficial de Máquinas Felipe Araújo.

Marinha do Brasil realiza atendimentos de ribeirinhos e indígenas na Amazônia Ocidental.

A Marinha do Brasil, além de proteger nossas águas costeiras e vias interiores, também realiza ações em prol da sociedade brasileira. Como exemplo disso, no último dia 10 de Maio, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” realizou importantes atendimentos a comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia Ocidental.
Com uma tripulação de 85 militares e com 29 técnicos de saúde, enfermeiros, médicos, dentistas e farmacêuticos, a embarcação finalizou a “XXII Operação Acre”, após quatro meses de atendimentos nessa região.
Várias ações foram realizadas no período, tendo iniciada no dia 11 de Janeiro, passando por cidades do Acre e Manaus. Aldeias indígenas também receberam as visitas e atendimentos, como a Ashaninka, Puyanawa e Katukina.
Atualmente o NAsH “Doutor Montenegro” é conhecido como “Navio da Esperança”. (Contribuição e Fotos: Marinha do Brasil).

NAsH “Doutor Montenegro navegando pelo Rio Juruá (AC)

NAsH “Doutor Montenegro” abarrancando na foz do Rio Valparais (AC) para realizar atendimento.

NAsH “Doutor Montenegro” atravessando a Ponte da União.

Crianças na despedida do navio.

Homenagem ao Almirante Tamandaré é inaugurada em Fortaleza (CE).

No dia 11 de Maio, o monumento do “Almirante Joaquim Marques Lisboa – Marquês de Tamandaré” foi inaugurado na cidade de Fortaleza (CE) pela Marinha do Brasil.
A Cerimônia foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, fazendo parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.
Várias autoridades civis e militares, além de convidados, estiveram presentes no evento. Uma aposição floral se fez ao monumento pelo Comandante da Marinha, que ainda contou com o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Moraes Ferreira, do Secretário Municipal da Cultura de Fortaleza, Elpidio Nogueira, e do Contra-Almirante (FN) Fernando César da Silva Motta.
A inauguração ainda incluiu programa especial com visitação pública a navio da marinha e Ação Cívico Social (AciSo), contando com a apresentação da bande de música composta por militares. (Contribuição e Fotos: Marinha do Brasil).

Comandante da Marinha e Comandante do 3º Distrito Naval descerrando a placa

Pelo seu especial conteúdo, publicamos na íntegra a mensagem do CLC Carlos Alberto Costa

Bom dia, caríssimo amigo!
Sempre nos detalhes e revelando nossos profissionais. Parabéns!

Tive a satisfação de trabalhar com o Chefe “Bira” como 1OM do saudoso “Camocim” e depois como Chefe de Máquinas dos Suezmax. Uma excelente pessoa e muito competente nas suas funções.
A Capitã Hildelene sempre será um ícone na história de nossa Marinha Mercante. É grande amiga da família.
Segue foto quando tivemos a alegria de contar com a presença dela no casamento do meu caçula, em Outubro de 2021.
Forte abraço meu amigo e sucesso em tudo!

CLC Hildelene, CLC Carlos e esposa.

RUMO CERTO.

O 2º Oficial de Máquinas Gilberto Fonseca Torres, sempre embarcando nos navios gaseiros de uma estatal ascendeu ao Oficialato após curso de acesso realizado no CIABA. Quando ainda era Condutor-Bombeador, esteve a bordo com o colunista.

Nosso grande amigo Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior estará vestindo o pijama em breve. Seu último Comando foi no nosso grandioso CIABA, na qual fez muitos amigos pela sua forma cordial e generosa com que trata as pessoas.

Por diversas vezes, o colunista foi convidado do Comandante Josué em seu Gabinete. Sem dúvida nenhuma, todos sentem saudades pelos que fez em relação a nossa “Universidade do Mar”.

Outros grandes amigos que também estiveram no Comando do CIABA e deixaram suas marcas foram o Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade e Capitão de Mar Guerra Marcelo Baptista Santos. Hoje estão na reserva e mantém contato com o colunista.

O atual Comandante do CIABA, o Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio, também realiza excelente administração, tendo vários amigos na nossa Cidade das Mangueiras.

O Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Filho, Presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante teve vários atos marcantes durante sua administração que perdura até aos dias de hoje. É uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.

O Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, quando ainda no posto de Vice=Almirante, foi Comandante do 4º Distrito Naval. Em Belém (PA) tem legiões de amigos.

Muitos colegas de turma do colunista, Maquinistas formados no CIABA, atuam na área de Termoelétricas. Entre os destaques estão os cearenses Marcos Vinícius e Germando Araújo.

A 2º Oficial de Náutica Luciane Takeda contando os dias para seu desembarque. Ela que realizou a viagem aos Estados Unidos recentemente.

O amigo Capitão de Cabotagem Rommel Gomes e Gomes recentemente comemorou o primeiro aniversário de sua filhinha. Vida longa a ela.

NAVEGANDO

Um assunto muito sério que devemos estudar e pesquisar, principalmente no campo profissional: segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, tanto a psicopatia como a sociopatia são considerados como transtornos antissociais e têm muitas características semelhantes, o que explica o fato de muitas vezes serem vistos como sinônimos.

Uma das principais diferenças entre psicopatia e sociopatia é que frequentemente os psicopatas são pessoas encantadoras e populares, que muitas vezes exercem cargos de liderança e que conseguem atrair as pessoas (vítimas) para elas próprias. Conheço muitos assim no campo de atuação. Os leitores devem estar associando nesse momento a visão de alguma(s) pessoa(s) com essa(s) característica(s). Todo cuidado é pouco.

As eleições estão vindo. É hora de mudarmos, se é que desejamos isso, algumas cadeiras que nada fizeram pela nossa terra. Temos bons candidatos para escolha em alguns campos, porém sem opções em outros. A verdade é que nosso país é rico e precisamos ter fé de que as coisas irão mudar, mesmo que não mudem a curto prazo.

O Porto de Angra dos Reis completou 90 anos no último sábado (14). A Companhia Docas do Rio de Janeiro é a Autoridade Portuária responsável pelo porto. Diversas ações estão em andamento e vários projetos seguem para melhorias estruturais no Terminal Portuário (TPAR). Em breve terá sua capacidade operacional ampliada.

Entre os dias 25 de Abril e 1º de Maio, a Fragata “União” realizou a comissão de “Testes de Integração dos Sistemas no Mar” (TIS-M), que marcou a finalização do projeto “Fênix”. O trecho compreendeu a faixa litorânea do Rio de Janeiro e São Paulo.

Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, o Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc)
“Iguatemi” realizou exposições itinerantes no mês de Abril. Foram várias cidades da Guiana, Guiana Francesa e Suriname que receberam a embarcação, visando o intercâmbio de experiências entre as Marinhas amigas.

No dia 06 de Maio, 51 Oficiais receberam do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, os distintivos de Comando e Direção. Eles assumirão no segundo semestre os cargos de Titulares de Organizações Militares da Marinha do Brasil. Parabéns aos futuros Comandantes e Diretores.

Importante Simpósio sobre a Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi realizado no dia 05 de Maio, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Recife (CPOR/R). O evento contou com as presenças dos Ex Combatentes Severino Gomes de Souza e Alberides de Lima Passos, além de diversas personalidades civis e militares.

O Ex Combatente da 2ª Guerra Mundial Agostinho Gonçalves da Mota, recentemente completou 97 anos de vida. É sempre uma alegria para ele, que é veterano da Força Expedicionária Brasileira. Grande homenagem recebeu do Comando Militar do Oeste em frente a sua residência. Foi condecorado com a “Medalha Exército Brasileiro” em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à instituição e a nossa nação.

O colunista, nesse momento, continua na cidade de São Sebastião (SP), aguardando a próxima operação. Infelizmente por um problema de ordem profissional, não pôde desembarcar na última semana, porém em breve estará passando o Comando da Unidade para outro colega de trabalho, que dará continuidade às grandes navegações. (RM).

Fonte (CCP) (RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios