“Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe) comemora seu 27º Aniversário.

Coluna "Convés Principal" - CLC - Ricardo Monteiro

Parabéns, CeIMBe!

Ontem, dia 12 de Maio, o “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe) completou 27 anos de existência desde a sua criação, com a missão de contribuir para a prontidão dos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, sediados ou em trânsito em sua respectiva área de responsabilidade.
Criado em 12 de Maio de 1995 com o nome de “Depósito Naval de Belém”, passou a ter a presente denominação em 11 de Abril de 2011.
Em Cerimônia Militar que contou com as presenças do Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Comandante do 4º Distrito Naval, além de várias personalidades civis e militares, o Centro de Intendência homenageou várias pessoas com os Certificados de “Amigo do CeIMBe” e de “Melhor OM Apoiada”, nesse caso, o Grupamento de Patrulha Naval do Norte.
Atualmente o Diretor dessa Organização Militar, é o Capitão de Mar e Guerra Marcos Antônio Souza de Assis, e juntamente com sua tripulação, tem contribuído para que o Centro atue de maneira exemplar e profissional.
O colunista agradece o convite para a Cerimônia. Porém, devido estar embarcado, não pôde comparecer a mesma. Viva o CeIMBe! Viva o 4º Distrito Naval! Viva a Marinha do Brasil! (Contribuição e Fotos: CeIMBe).

Vice-Almirante Edgar em exortação ao Aniversário do CeIMBe

O Grupamento de Patrulha Naval do norte recebeu o “Certificado de Melhor OM Apoiada.

O CeIMBe recebeu Moção Honrosa da AGU.

Pastor Sozinho recebeu o Certificado de “Amigo do CeIMBe”.

Centro de Intendência da Marinha em Belém – 27 Anos.

Navio é operado remotamente na Bélgica por Capitão

Os navios autônomos começaram a virar realidade, sendo os primeiros passos dados e que estão em curso. Um dos grandes exemplos é a empresa “Seafar”, sediada na Antuérpia – Bélgica, que planeja chegar com 26 navios comandados por capitães “remotos” até o final do corrente ano.
Esse é um dos grupos que tem inaugurado operações sem tripulações na Europa. Até os dias atuais, a companhia tem 10 navios, a princípio com rotas fluviais dentro da Bélgica apenas, onde parte dos navios ainda possuem tripulações, outra parte com tripulação reduzida e alguns já controlados de forma totalmente remota.
Uma das vantagens é que o Capitão trabalha no escritório, com painel de controle, munidos de telas e botões que operam o navio.
Vamos ver futuramente até onde isso vai dá. Lembrando que nada substitui o ser humano, pois máquinas também falham. Quando se tem tripulação, é possível sanar o problema a bordo. E quando não tem?

Solene Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano do CIABA será realizado na data de hoje.

Hoje os Alunos do 1º Ano da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) estarão prestando honroso Juramento à Bandeira Nacional, em Cerimônia que ocorrerá logo mais às 09:00 horas no “Centro de instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA).
A solenidade será presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa e contará com as presenças de várias autoridades civis e militares, além de familiares dos Alunos.
O Comandante do CIABA, nossa tradicional “Universidade do Mar”, é o Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio, que vem realizando um ótimo trabalho.
O colunista recebeu cordial convite, porém devido compromissos de última hora, não pôde comparecer ao evento, ficando os agradecimentos pela gentil fidalguia do Comandante Enes e sua tripulação. A foto do colunista Luís Celso mostra a mesma Cerimônia ocorrida em 2021.

Juramento à Bandeira ocorrido em 2021.

RUMO CERTO.

O Coronel Regis Lermen, Presidente da Abrammil, está convidando todos os Acadêmicos para o tradicional Café da Manhã do Mês das Mães, que será realizado em 14 de Maio, na Barra da Tijuca (RJ).

O Coronel Regis concorrerá às Eleições de 2022, para o cargo de Deputado Federal. Por tudo que vem fazendo pela sociedade fluminense, é merecedor dessa cadeira. Estamos na torcida.

O Comendador Rodrigo Agostini realizará o 10º Encontro de Autoridades, cujo local será a Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ). Há possibilidade do colunista comparecer ao evento. Nosso grande amigo Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar receberá as Medalhas “Heróis da Guerra dos 6 Dias” e “Jubileu de Brilhante da Vitória”. É merecedor.

Também a amiga Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia receberá a Medalha “Ciquentenário”, da Associação Brasileira das Forças Internacional de Paz (ABFIP).

O Capitão de Cabotagem Allan Moreira, recentemente desembarcou do navio “Log-In Endurance”, representando nossa Marinha Mercante em evento na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Agradecimentos a 1º Tenente Layza Serrão da Silva, sempre cordial com os colunistas que atuam no setor. Sua humildade é uma das melhores características.

Outra grande pessoa bastante humilde é o Marinheiro Saraiva, que faz parte da Assessoria de Comunicação Social do CIABA. É um grande fotógrafo.

O Imediato Ricardo de Sá Mendonça, que atua na empresa “DOF”, sempre vem contribuindo com a coluna. Suas matérias têm despertando interesses no setor.

O Capitão de Corveta (T) Antônio Rodrigues da Silva Neto, Superintendente de Ensino do CIABA, manteve cordial contato com o colunista na última semana. Ele tem acompanhado as viagens a bordo do NT “André Rebouças”.

NAVEGANDO

As perdas nos transporte marítimo, a nível mundial, estão caindo. Contudo, os problemas com as grandes embarcações, o boom da navegação e a sustentabilidade são preocupantes. A guerra na Ucrânia é um exemplo disso. Muitos navios mercantes foram atingidos.

A indústria marítima internacional responde hoje por 90% do transporte no comércio mundial. Por isso, mais do que nunca, a segurança dos navios é fundamental. Porém, essa segurança de nada valerá se não houver divulgação, bem como não apoiarem as tripulações, que muito têm sofrido com guerras e agora a Covid.

Hoje, grandes empresas no mercado só se preocupam com os lucros e as embarcações, ficando o fator humano relegado a 3º plano. Acredito que deveriam criar programas de incentivos para reter mão de obra a bordo. O que vemos é totalmente o contrário. Depois ficam reclamando que não têm marítimos a disposições. O mercado está em alta.

A empresa de navegação “Log-In” registrou no 1º trimestre deste ano recorde de receita e Ebtida, sendo esse o maior lucro para três primeiros meses desde o início de sua operação. Com certeza é um dos exemplos de gestão a serem seguidos por outras empresas.

Ainda tem mais, a “Log-In” teve a aquisição da Tecmar Transportes, zero ocorrências de acidentes ou roubos de cargas, além do aumento da produtividade com o início das operações de novos guindastes no Terminal Portuário de Vila Velha (TW). É uma das poucas empresas que ainda arvoram a bandeira brasileira na popa.

No dia 04 de Maio, a Marinha do Brasil realizou a bordo do navio Aviso-Auxiliar “Breves”, subordinado ao
Comando de Patrulha Naval do Norte, uma ação de conscientização voltada para a segurança do tráfego
aquaviário. O evento ocorreu em apoio à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A Delegacia Fluvial de Pirapora (MG) realizou no último dia 02, palestra para os membros dos clubes Rotary daquele município, com a finalidade de promover as relações institucionais e cumprir o Programa de Mentalidade Marítima.

O Rotary Club Satélite RJ Rio Comprido – Vésper realizou a 36ª Reunião, com palestra importantíssima sobre o Novo Perfil do Consumidor e como alcançá-lo com sucesso, ministrada pelo Empresário Especialista e CEO da MR16, Sr. Marcelo Reis. O colunista esteve presente, após longo período ausente em virtude das viagens ao exterior. O tema foi bastante difundido entre os presentes.

No dia 10 de Maio se comemorou o Dia da da Arma de Cavalaria. A presente data marca o nascimento do Marechal Manoel Luis Osório, o Marquês de Herval. Ele é o Patrono da Arma de Cavalaria, sendo reconhecido pelo “Exército Brasileiro” através do Decreto 1.429 de 13 de Maio de 1962.

A “Femar” (Fundação de Estudos do Mar) teve a aprovação de recredenciamento como Fundação de Apoio (FAp) ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha do Brasil, conforme Portaria Conjunta MEC/MCTI |nº 49/2022 publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 02 de Maio. (RM).

Fonte: (RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios