Túnel do Tempo: Primeiro Comando da paraense Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia.

Coluna "Convés Principal" - CLC - Ricardo Monteiro

A paraense Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia.

Hoje a coluna, no seu Túnel do Tempo, volta a 2009, relembrando o primeiro Comando de uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira: a Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia.
Natural da Vila de Icoaraci, Distrito de Belém, entrou para a “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM), no “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) em 1997, sendo a primeira turma com o ingresso de mulheres na instituição.
O colunista a conheceu nesse tempo, sendo um dos seus Adaptadores no famoso “Período de Adaptação”, mantendo a amizade até os dias atuais.
Em 2009, a CLC Hildelene, promovida à função de Comandante, assumiu o NT “Carangola”, em Cerimônia realizada no Rio de Janeiro (RJ) que contou com as presenças de diversas personalidades civis e militares.
As fotos mostram sua primeira viagem no Comando que, juntamente com sua tripulação, saíram do porto do Rio de Janeiro com destino a Manaus, sendo realizada com sucesso e profissionalismo. Parabéns a Comandante Hildelene, um dos orgulhos da nossa Marinha Mercante!

Comandante Hildelene e sua Tripulação a bordo do NT “Carangola”

Rumo traçado. Viagem cumprida. Parabéns, CLC Hildelene.

CIABA realiza Formatura de Supervisor Maquinista Motorista Fluvial.

O “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), nossa tradicional “Universidade do
Mar”, conforme nomeou o saudoso mestre Alyrio Sabbá, realizou no dia 29 de Abril importante
Cerimônia de Conclusão de Curso Especial de Acesso a Supervisor Maquinista-Motorista Fluvial (ASF1/2021).
Foram formados 11 Alunos, que agora poderão exercer a função nas embarcações fluviais. O curso
teve a carga horária de 1.032 horas, distribuídas nas atividades acadêmicas de Legislação Marítima,
Máquinas Elétricas, Automação Aplicada e Prática de Oficina de Motores Diesel.
Na Cerimônia realizada no Auditório, os formandos receberam as Cadernetas de Inscrição e Registro
(CIR), além da premiação ao primeiro colocado do Curso.
O CIABA possui uma qualificada equipe de professores, os quais proporcionam um aprendizado com
excelência, preparando os alunos para enfrentar o mercado fluvial que está em expansão.
A coluna parabeniza os novos aquaviários. “Avante, com toda força na máquina”! (Contribuição e
Foto: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Tripulantes Fluviais recebendo seus Certificados

Navio-Veleiro “Cisne Branco” atraca em Callao, no Peru, pelo “Velas Latinoamérica 2022”

O evento “Velas Latinoamérica 2022” finalmente aportou na cidade de Callao, no Peru. Os veleiros participantes estiveram nesse país entre os dias 22 e 27 de Abril, sendo o Brasil representado pelo “Cisne Branco”.
O Embaixador do Brasil, Sérgio França Danese, esteve a bordo, sendo recebido pelo Comandante e a tripulação. Também se fizeram presentes vários embaixadores de nações amigas, além do Comandante da Marinha de Guerra do Peru (MGP), Almirante Alberto Alcalá Luna.
Várias visitas foram realizadas pelo público durante a estadia no porto, bem como diversas cerimônias militares em homenagem aos Heróis Navais dos países participantes. No dia 27 de Abril, os veleiros zarparam, tendo como destino a cidade Guayaquil, no Equador. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil)

Navio-Veleiro “Cisne Branco” em Callao – Peru.

Alunos do Curso de Política e Estratégias Marítimas da Escola de Guerra Naval (EGN) visitam a Atech

No dia 05 de Maio, a Atech recebeu a visita dos Alunos do Curso de política e Estratégia Marítimas da Escola de Guerra Naval (EGN), que fica no Rio de Janeiro (RJ).
Os Alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e o DNA tecnológico da Atech, bem como sua expertise em desenvolvimento, integração e engenharia de sistemas. (Contribuição e Foto: Defesa em Foco).

Alunos da EGN visitando a Atech.

RUMO CERTO.

Agradecimentos ao Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcos Antônio Souza de Assis, Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Belém (CeIMBe), pelo convite da Cerimônia Alusiva aos 27 anos dessa Organização Militar.

A coluna “Navegação em Foco” da última terça-feira (10) nos trouxe matéria sobre a comemoração do Dia das Mães a bordo do NT “André Rebouças”. As mães de bordo ficaram emocionadas. Agradecimento ao amigo colunista Luiz Omar Pinheiro.

O Capitão de Longo Curso Roger Arero sempre reunindo os colegas desembarcados em Belém para um chopp e atualizações das conversas. Falta o CLC Carvalho Panda comparecer.

Por falar em Belém, os marítimos torcedores do Paysandu estão felizes com a vitória maiúscula sobre o Botafogo de São Paulo no último domingo (08).

O amigo Fábio Lobato, juntamente com a “Anchor – Offshore & Training”, estará ministrando curso de Draft Survey (Arqueação de Navio) no porto de Belém (PA) em Julho. As vagas são limitadas.

O Chefe de Máquinas Ubirajara do Rosário Santana passou a função ao Chefe de Máquinas Veberson Cássio Lima dos Santos. Agora o famoso “Bira” vai pra Capão (Chapada Diamantina) descansar com a família. Bom repouso.

A Primeiro-Tenente (RM2-T) Layza Serrão da Silva sempre dando atenção a imprensa local. Ela é Assessora de Comunicação Social do CIABA, exercendo com brilhantismo a função.

A Praticante de Náutica Gabriela dos Santos Marques, mesmo embarcada em outra Unidade, sente falta do NT “André Rebouças” e sua tripulação. Sempre estaremos de braços abertos para recebê-la.

O Professor-Mestre do CIABA, Capitão de Longo Curso Garcia elogiando a palestra de Segurança Cibernética realizada no CIABA, com assunto altamente direcionado aos nossos dias atuais.

O Capitão de Longo Curso Carlos Alberto Costa sempre enviando mensagens motivadoras ao colunista. A cada edição, ele curte e divulga, contribuindo sobremaneira para levar ao públicoinformações da nossa Marinha Mercante Brasileira.

NAVEGANDO

Na mesa do colunista o Convite para a Cerimônia Alusiva aos 27 Anos do Centro de Intendência da Marinha em Belém (CeIMBe), que será realizada no dia 12 de Maio, às 08:30 hs. Agradecimentos ao Diretor, Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcos Antônio Souza de Assis e ao Segundo-Sargento (ES) Raimundo Alessandro F. Gonçalves. A presença do colunista ainda não foi confirmada, pois depende da Passagem de Comando a bordo do NT “André Rebouças” prevista para os próximos dias. Desde já os agradecimentos pela lembrança.

O colunista participou, na última semana, da webinar “A Política de Segurança Marítima do Reino Unido:
respostas para um espaço em transformação”, realizada pela NAC (Núcleo de Avaliação da Conjuntura) e pela Alumni-PPGEM. Certificado recebido.

A “Saam” fechou grande acordo para a aquisição de 17 rebocadores da “Starnav”. Avaliada em US$ 150 milhões, a transação envolve aquisição das embarcações utilizadas no apoio marítimo da empresa. Com isso, ficará mais focada nas operações offshore no Brasil.

A “Saam” também terá a incorporação de mais outras quatro unidades, que serão azimutais. Cortesia esta do Estaleiro “Detroit”. A Frota de Apoio Marítimo voltando a ficar fortificada, desenvolvendo a Marinha Mercante Brasileira, que atualmente está em sinal de ascendência na curva senoidal.

A construção naval no exterior continua subindo de “vento em popa”. A carteira de encomendas de construção de navios porta-contêineres está batendo novos recordes. As empresas “Cosco”, “Hapag-Lloyd”, “Evergreen” e “Ocean Network Express” (ONE) são as que mais têm solicitadas novas aquisições.

O Porto de Itaqui (MA) recebeu a Certificação ISSO 45001, que é a norma internacional que atesta a excelência do Sistema de Gestão e Saúde Ocupacional de uma organização. Quem recebeu essa importante certificação foi a “Empresa Maranhense de Administração” (EMA).

A Marinha do Brasil reincorporou à Armada, em Cerimônia realizada em 04 de Maio, o navio Aviso de Apoio Costeiro (AvApCo) “Almirante Hess”, construído na Indústria Naval do Ceará. O evento foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire.No último dia 06 de Maio foi comemorado o Dia do Cartógrafo, em reconhecimento ao profissional que, no âmbito da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), conduz o esforço principal na produção cartográfica náutica brasileira. Parabéns aos Engenheiros Cartógrafos.

Emocionante foi o vídeo lançado pela “Força Aérea Brasileira” (FAB) em homenagem ao dia das mães, celebrado no último domingo (08). O Videoclipe apresenta composição inédita da Orquestra Sinfônica da FAB, produzida especialmente para a data.

Também no dia 08 de Maio se comemorou os 77 Anos do Dia da Vitória, data esta que tem significado relevante para o Brasil. O General Nazista Otto Fretter Pico negociava a rendição da 148º Divisão da Whermacht com o General Zenobio da Costa (02/05/1945). O Brasil foi o único país latino-americano que participou da 2ª Guerra Mundial. (RM).

Fonte: (RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsonews

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios