SEMINÁRIO INTERNACIONAL: “200 Anos da Independência do Brasil”

Coluna Luís Celso Borges - "Navegando no Social"

(Lisboa), (Portugal). Teve início na quinta-feira dia (28) e foi até a sexta-feira (29) de abril, no Palácio Marqueses do Lavradio, no Campo de Santa Clara, a primeira fase do Seminário Internacional “200 anos da Independência do Brasil”.

O Seminário é uma iniciativa pioneira da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx)/Oficial de Ligação da Área Cultural e Doutrina em Portugal, e conta com o apoio da Diretoria de História e Cultura Militar (DHCM) do Exército da República Portuguesa. 

O Seminário tem por objetivo evocar o segundo Centenário da Independência do Brasil, estreitar os laços culturais entre os Exércitos dos dois países e difundir o conhecimento sobre acontecimentos relacionados com a História Militar comum.

O evento foi aberto com as palavras do General José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado Maior do Exército de Portugal e do Comandante do Exército General Marco Antônio Freire Gomes. (Fonte: Exército Brasileiro)

CIABA E BASE AÉREA

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) prestou apoio na realização do Curso de Sobrevivência no Mar, o qual tem como objetivo aprimorar as técnicas de sobrevivência em ambientes costeiros e em emergências no mar.

Durante o curso, foi disponibilizada a infraestrutura do Centro de Instrução para a realização do treinamento e contou com a participação de 37 tripulantes das Unidades Aéreas subordinadas à Base Aérea de Belém (BABE), além de um tripulante do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (GRAESP-PA).

Segundo o Comandante da BASE, Coronel Ricardo Beviláqua Mendes, a parceria com o CIABA muito tem contribuído com as ações desenvolvidas pelo Comando da Aeronáutica na Amazônia Oriental, colocando à disposição a estrutura da BASE para futuras interações.

MARINHA

Confira no quadro abaixo as vagas para o concurso do Quadro Técnico 2022. 
Os principais pré-requisitos para ingresso são:
– Ambos os sexos;
– Ter menos de 35 anos no dia 30/06/2023; e
– Ter graduação completa na área a que concorre.
Sua chance de se realizar na carreira!
Acesse: o site para saber todas as informações: https://bit.ly/QT_2022

CASAIS E PESSOAS EM EVIDÊNCIAS

Carlos Xavier (Feapa), José Conrado Santos (Fiepa) e Apoliano Nascimento (Sinpesca).

Anderson Costa. João Antônio Garcia (Sindampa), os práticos, André Salgado (Unipilot), Marcelo Salgado (Pará River) e Miguel Salgado (Barra do Pará).

Juliana Souza, Martinha Rebêlo, Maria Antônia Souza e Milva Rebêlo

Tiago e Tatiane Pinto

João Antônio e Valéria Garcia.

ACONTECIMENTOS

As belas amigas Norma Carrafa e Carla Correia, elas estão na Curva da Jurema é uma praia da cidade de Vitória/ES. Está localizada na zona leste da Ilha de Vitória, entre a Ilha do Boi e a Praça dos Desejos.

A bela Corretora de Imóveis Roseli Belmar, que reside em Mogi das Cruzes/SP, ela está na Riviera São Lourenço em Bertiogo/SP, é um bairro aberto e 100% planejado, integrado á malha viária do Município de Bertioga, a apenas 120 km da Capital do Estado de São Paulo. Trata-se de um projeto de loteamento aprovado em 1979 e em execução há 43 anos.

NEWS

O DNIT – realiza uma série de obras na BR-381/MG. No viaduto sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), por exemplo, está sendo executado o lançamento das pré-lajes no trecho entre as divisas do Espírito Santo com Minas Gerais e Minas Gerais com São Paulo.

Melhor 1º trimestre da história no Porto de Santos. Com infraestrutura especializada e eficiente, Santos movimenta um volume cada vez maior de cargas sendo responsável por quase 30% das trocas comerciais brasileiras.

Mais agilidade e eficiência nos Portos do Brasil. sistema Porto Sem Papel (PSP), que reformulou a forma de operar nos portos, está de cara nova e com atualizações que simplificam a navegação e agilizam os processos portuários.

A obra de dragagem no Porto de Recife foi finalizada neste mês pela parceria entre o Governo Federal e o governo de Pernambuco, o que permitiu o aumento da profundidade na região. Agora, navios com maior capacidade de transporte de cargas poderão circular com mais facilidade.

A ampliação no terminal vai permitir a movimentação de aeronaves maiores e de longo percurso, que tenham como origem e destino EUA, Europa e Ásia. Os investimentos realizados pela Fraport Brasil melhoram a eficiência dos serviços e integram Porto Alegre ao mercado internacional.

Produção industrial tem alta de 0,3% em março, diz IBGE. Crescimento foi registrado em 14 das 26 atividades pesquisadas.

De janeiro a abril deste ano, as exportações de soja do Brasil totalizaram 29,24 milhões de toneladas, ficando abaixo das 31,50 milhões de toneladas embarcadas em igual período de 2021, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O recuo nas vendas do acumulado do ano foi influenciado pelo desempenho das vendas externas em abril. No quarto mês deste ano, as vendas externas de soja chegaram a 8,27 milhões de toneladas, bem abaixo das 16,11 milhões de toneladas embarcadas em abril de 2021.

Em relação às exportações de milho, o Brasil embarcou 3,40 milhões de toneladas de janeiro a abril de 2021, volume muito próximo das 3,54 milhões de toneladas registradas no mesmo intervalo do ano passado.

Somadas, as exportações de soja e milho do Brasil totalizam 32,64 milhões de toneladas no acumulado do ano até abril, abaixo das 35,04 milhões de toneladas registradas em mesmo período de 2021.

Em relação ao milho verão, a colheita progrediu 2 pontos porcentuais na semana e chegou a 98% da área plantada. Os trabalhos de campo estão estáveis na comparação anual.

A Embrapa Soja prorrogou por mais quatro dias – até 6 de maio – as inscrições antecipadas para o IX Congresso Brasileiro de Soja e o Mercosoja 2022, a serem realizados de 16 a 19 de maio, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR). Permanece válida a promoção para as inscrições em grupo: para cada nove inscrições da mesma categoria, a décima é cortesia.

Uma Maravilha e abençoada quarta-feira, a coluna volta no domingo

Fonte: (CLCB) Canal Rural, Agência Brasil.

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios