Lavrador é homenageado pelo Tribunal Marítimo

Coluna "Navegação em Foco" LOP - Jornal o Liberal

Os vice-almirante Lima Filho e André Morais Ferreira no momento da entrega do prêmio a JoséAbenildo

Em solenidade realizada na praça “Marinha do Brasil”, anexa à Agência Fluvial de Penedo, localizada na histórica cidade de Penedo, no Estado de Alagoas, presidida pelo Comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante André Moraes Ferreira, o juiz-presidente do Tribunal Marítimo (TM), vice-almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho, realizou a entrega do prêmio “Salvaguarda da Vida Humana no Mar”, oferecido pelo TM.
O evento contou com a presença do capitão dos portos de Alagoas, do agente fluvial de Penedo e de integrantes da comunidade marítima do Baixo São Francisco, além de outras autoridades civis e militares da região.
O prêmio foi entregue a José Abenildo dos Santos, lavrador e morador de uma pequena comunidade às margens do rio São Francisco, em reconhecimento ao ato extraordinário no dia 15 de maio de 2016, quando empreendeu uma singradura (viajem) para o salvamento de quatro náufragos de uma canoa de madeira que emborcou nas águas do rio, nas proximidades do município de Porto da Folha, Sergipe. José Abenildo é o primeiro cidadão alagoano agraciado pela concessão do prêmio que visa agraciar quem praticou atos extraordinários que resultam no salvamento de vidas humanas em acidentes ou fatos da navegação. 

Espaço cultural do CMN recebe visita de estudantes

Trinta alunos do colégio Príncipe da Paz, localizado no bairro Parque Verde, em Belém, visitaram o Espaço Cultural Cap-Mor Pedro Teixeira, nesta segunda-feira, 25. Situado no casarão histórico onde está instalado o Comando Militar do Norte (CMN), o espaço é composto por uma exposição permanente, disposta em três andares, que permite ao visitante um passeio pela história da presença militar na Amazônia Oriental.
Os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental, acompanhados pelo professor de História, Marcos Vinícius Cruz, e da equipe técnica do colégio, puderam conhecer de perto a importância da Força Terrestre para a construção da sociedade. Além disso, conheceram a história do CMN, as áreas de atuação, além das principais operações, entre elas, a Operação Acolhida, uma Força-Tarefa Humanitária de apoio aos refugiados e migrantes Venezuelanos em Roraima.
Para o chefe da assessoria cultural do CMN, capitão Gilberto Mendes, as visitas são uma forma de aproximar o Exército da população. “O Espaço Cultural Capitão Mor Pedro Teixeira foi inaugurado com a missão de diminuir as fronteiras entre a sociedade civil e a cultura militar na Amazônia Oriental.

Aspirante Alfaia conversa com os estudantes durante a visita ao espaço cultural

Esquadrão Gavião tem primeira tenente-instrutora

A tenente aviadora Maria Luisa Michelon Silveira tornou-se a primeira mulher a ser qualificada como instrutora de voo na aeronave H-50 Esquilo. O helicóptero é utilizado para formar futuros pilotos de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas (CEOAR), ministrado no Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, sediado em Parnamirim (RN).
A instrutora é natural de Santa Maria (RS) e ingressou na FAB em janeiro de 2012, perfazendo quatro anos de formação na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Em 2016, a então aspirante a oficial Maria Luisa concluiu o CEOAR e foi classificada para o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, servindo de 2017 a 2021. Além da aeronave H-50, foi homologada à Instrutora de Voo nas aeronaves H-60 Black Hawk e C-98 Caravan. Nesse período, realizou diversas missões operacionais, bem como contribuiu para a elevação operacional de outros pilotos. 

A tenente aviadora Maria Luisa Michelon Silveira é a primeira mulher a ser qualificada como instrutora de voo na aeronave H-50 Esquilo.

MARES & RIOS

O amigo Edson Sabbá, filho do saudoso jornalista Alyrio Sabbá, homenageou o pai, o “rei”, como costumava chamá-lo, nas redes sociais. Alyrio, que por mais de três décadas foi colunista de O Liberal, completaria, ontem, 90 anos se estivesse vivo. Em abril, familiares e amigos lembraram um ano de saudade…

Amanhã (29), às 10h30, no Rio de Janeiro (RJ), acontecerá a solenidade de passagem de comando da Escola Superior de Guerra. O tenente- -brigadeiro do ar Luis Roberto do Carmo Lourenço passará o comando para o general de divisão Adilson Carlos Katibe. A Adesg-PA estará representada por uma comitiva formada pelo delegado Mário Martins Jr., Madson Brandão, desembargador Mairton Carneiro e Luiz Paulo Pina.

Por conta do Bicentenário da Independência do Brasil, a Marinha do Brasil vem realizando, em todo o País, diversas atividades comemorativa à data. No Amapá, a Banda de Fuzileiros Navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) fará apresentação, no dia 29 de Abril, a partir de 19h, no Amapá Garden Shopping, em Macapá (AP). Já no dia 30 de abril, o espetáculo ocorrerá na Praça do Fórum, localizada na Rua Cláudio Lúcio Monteiro, nº 2536, em Santana-AP, a partir das 19h. As apresentações serão abertas ao público.

Ainda sobre as visitas guiadas no espaço cultural do Comando Militar do Norte, as escolas interessadas em fazer o agendamento para visitação devem enviar a solicitação para o e-mail assessoriaculturaldocmn@gmail.com. É necessário informar a quantidade de alunos, sugestão de data e equipe responsável.

No próximo sábado (30), o vice-almirante Lima Filho, estará completando idade nova, que será comemorada em grande estilo por familiares e amigos. A coluna parabeniza este brilhante oficial general da Marinha do Brasil que hoje é o presidente do Tribunal Marítimo e, em breve, estará ocupando uma diretoria na Antaq.

A prefeitura de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, está promovendo grande programação gastronômica e cultural. Sábado, o município completa 144 anos de fundação. A prefeita Consuelo Castro aguarda a presença do governador Helder Barbalho e um grande número de turistas. Para atender a demanda, as empresas de navegação que operam para a capital estão realizando viagens extras. Parabéns aos ponta-pedrenses!

A juíza titular de Mosqueiro, Graça Alfaia, além de responder pelo Juizado Especial, agora vai responder pela Vara Civil e Criminal. Dinâmica, também é a Diretora do Fórum. Na foto, está acompanhada dos Agentes de Proteção do Juizado da Infância e da Juventude.

A juíza GraçaAlfaia ao lado de agentes e do jornalista Beto Messias.

Fonte: (NF) (LOP) luizopinheiro@gmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios