2º Oficial de Náutica da Marinha Mercante recebe as Platinas e CIR do Capitão dos Portos do Rio de Janeiro.

Coluna "Convés Principal" CLC Ricardo Monteiro

Segundo Oficial de Náutica Gabriel ao lado do Capitão de Mar e Guerra.

O agora 2º Oficial de Náutica Gabriel da Silva Sampaio teve um belo início de carreira como Oficial da Marinha Mercante Brasileira.
No dia 14 de Abril teve suas Platinas substituídas pelo Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, Capitão de Mar e Guerra Alessander Antunes Peixoto, que também lhe entregou a nova etiqueta para ser afixada na sua CIR (Caderneta de Inscrição e Registro). O evento foi realizado na Sede dessa Organização Militar subordinada ao Comando do 1º Distrito Naval.
O Oficial Gabriel, ainda como Praticante de Náutica, esteve a bordo do NT “André Rebouças” para o 2º Período de seu estágio, denominada de Praticagem, sob o comando do colunista, no período de 27 de Julho de 2021 a 09 de Fevereiro de 2022.
Destacou-se no desempenho de suas funções, realizando viagens internacionais para Singapura, Malasia e Estados Unidos.
Foi o primeiro Praticante a terminar seu estágio em simuladores, após aprovação de norma pela “Diretoria de Portos e Costas”.
Atualmente está embarcado na empresa “Bravante”, exercendo suas atribuições para as quais foi formado e recebeu o apoio necessário na sua Praticagem. Com certeza absoluta, esse garoto vai longe. Sucesso, Gabriel!

Domingo de Páscoa é comemorado a bordo do NT “Castro Alves”.

O último “Domingo de Páscoa” foi comemorado pela tripulação do NT “Castro Alves”, pertencente a uma empresa estatal. Com mesa magnífica, aqueles que se fazem presentes ao mar, puderam celebrar a data de Renascimento de Cristo.
O Auxiliar de Saúde Thiago Cassiano Silva, embarcado na Unidade, esteve na organização do belo evento que, sem sombra de dúvida, ficarão nas lembranças dos tripulantes.

Refeitório do NT “Castro Alves” preparada para a celebração da Páscoa.

Ovos de Páscoa presentes na mesa do evento.

Tripulação do NT “Castro Alves”

Túnel do Tempo: Capitão de Longo Curso Paulo Brito e o NT “Gurupi”.

O Túnel do Tempo de hoje mostra grandioso evento realizado a bordo do NT “Gurupi”, no Comando do Capitão de Longo Curso Paulo Brito.
A primeira foto relembra 1997 (há 25 anos). O Comandante Paulo Brito recebeu a bordo do gaseiro os Superintendentes CLC Ronaldo Cevidanes (Fronape) e Engenheiro Emiliano (Dutos e Terminais). Na ocasião era o aniversário do Comandante, que caiu numa segunda-feira.
O LPG “Gurupi”, sob o Comando do CLC Paulo Brito e Chefe de Máquinas Marcos César, foi o primeiro navio da Frota a ganhar o Prêmio “Navio-1000”, isso em 1994.
Na segunda foto, temos o Comandante Paulo Brito ao lado da cantora Roberta Miranda, em fato inédito registrado no seu instagram. Ela é amiga da família desde os tempos de mocidade.

CLC Paulo Brito recebeu a bordo o CLC Ronaldo e Engenheiro Emiliano.

O 2º Oficial de Náutica Paulo Brito ao lado da cantora Roberta Miranda.

“Velas Latinoamérica 2022” na cidade de Valparaíso (Chile).

Mais uma etapa do “Velas Latinoamérica 2022” foi cumprida no dia 07 de Abril. Os veleiros participantes, entre eles o NVe “Cisne Branco”, atracaram na cidade de Valparaíso, no Chile.
As embarcações foram recebidas pelas autoridades locais, com apresentações de grupos folclóricos da região. Essa foi a segunda cidade desse país que fez parte do trajeto que ocorre a cada quatro anos.
Houve visitação pública, sendo bem concorrida, levando mais de 14.200 pessoas a embarcarem a bordo dos veleiros.
A despedida ocorreu no dia 13 de Abril, quando um desfile Naval foi realizado em frente às cidades de Valparaíso, Viña de Mar e Concón, sendo essa a despedida do Chile.
Agora os veleiros se destinam a cidade de Callao, no Peru, cuja data de chegada está prevista para hoje.

Navio-Veleiro “Cisne Branco” atracado em Valparaíso, no Chile

RUMO CERTO.
Agradecimento a atenciosa mensagem de Páscoa do Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, enviado de Genebra, na Suíça. Uma grande pessoa e de bom coração.

O Capitão de Longo Curso Ricardo Alfredo é um grande leitor da coluna. Embora aposentado, torce muito por uma Marinha Mercante forte.

O amigo Capitão de Longo Curso Plínio Calenzo atua como 1º Vice-Presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM), exercendo um trabalho dinâmico e de bons conceitos.

O Coronel Godinho, que por muitos anos serviu na Polícia Militar do Pará, quando na ativa, realizou o Curso de Escalador Militar no Batalhão de Montanha do Exército Brasileiro, sediado em São João Del Rey (MG).

O Capitão de Longo Curso Ayrton Martins Caldeira Filho, que faz parte da Guarda de Nossa
Senhora de Nazaré, em Belém (PA), está no comando do grande gaseiro “Oscar Niemeyer”.

O Agente Wadson, que atua em Salvador (BA), sempre feliz e realizando as visitas nas embarcações nacionais e estrangeiras com profissionalismo e dedicação. Amigo do colunista desde o início da carreira.

O Marinheiro de Máquinas Antonilo Muniz Góes bastante feliz com a aprovação do seu nome para o curso de Condutor, que será realizado no CIABA. Ele foi o 2º lugar na classificação. Vai voltar usando o uniforme bege.

O Marinheiro Góes esteve a bordo com o colunista no NT “Guaporé” e NT “João Cândido”. Agradeceu pela carta de indicação ao curso, juntamente com outros profissionais.

A Presidente do Rotary Clube Satélite Vésper, Patrícia Magluta, vem realizando um grande trabalho com ações em prol da humanidade e pessoas carentes. Está de parabéns pelo seu mandato.

O Auxiliar de Saúde Washington Luiz Ramos Silva vem desempenhando grande papel a bordo do navio do colunista. Devemos reconhecer os bons.

NAVEGANDO
A nossa Marinha Mercante Brasileira tem seus valores e glórias no passado, quando participou das guerras mundiais, garantindo o abastecimento da nação. No cumprimento do dever, muitos tombaram e tivemos os navios torpedeados por submarinos inimigos, inclusive na própria costa.

Com esse acontecimento, a Marinha de Guerra foi chamada para defender a marinha coirmã. Também teve perdas, onde tombaram heróis que jazem no mar. No dia 21 de Julho é celebrada cerimônia em Homenagem a Memória dos Marinheiros Mortos em Guerra.

O Cruzador russo “Moskva” afundou no Mar Negro quando estava sendo rebocado de volta a Sevastopol, no dia 14 de Abril. O navio estava atuando próximo a costa de Odessa, criando um bloqueio marítimo, quando teria sido atingido por dois mísseis R-360 Neptune, em 13 de abril, comissionado pela Ucrânia. O afundamento representa a maior perda de um navio de guerra em 40 anos.

Antes dele, a maior perda era o ARA “General Belgrano”, torpedeado pelo submarino britânico HMS “Conqueror” em 02 de Maio de 1982, por ocasião da Guerra das Malvinas, considerado um triste fato na história Argentina. Guerras são de se lamentar.

A Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT) encerrou a “Operação Verão 2022” em 31 de março. Iniciada em Janeiro, no período foram inspecionadas 317 embarcações, sendo emitidas 43 notificações e 9 embarcações apreendidas por irregularidades.

O Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirnate Graça Aranha”, encerrou em 06 de abril a expedição científica às ilhas da Trindade e Martin Vaz. Atracando no Píer Almirante Irineu Roxo de Freitas, na “Diretoria de Hidrografia e Navegação” (DHN), foi oficialmente encerrada a comissão “PROTRINIDADE II”.

O tradicional Museu do Expedicionário, que fica localizado na cidade de Curitiba (PR), ampliou o acervo do herói da 2ª Guerra Mundial, Sargento Max Wolff Filho, que tombou nos campos de batalha da Itália. É um dos museus mais visitados em todo o Brasil, com media de 3.500 pessoas ao mês, entre turistas e estudantes.

O “Exército Brasileiro” comemorou o seu 374º Aniversário. Com mais de três séculos, nossa força terrestre contribui para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, e para a defesa da Pátria. Várias organizações subordinadas realizaram cerimônias em homenagem a esse importante dia.

Em Brasília (DF), a Solenidade contou com as presenças do Presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do VicePresidente Hamilton Mourão, e do Ministro da Defesa, General de Exército Paulo Sérgio. Na ocasião, personalidades civis e militares foram agraciadas com a Ordem do Mérito Militar e com a Medalha do Exército Brasileiro.

O colunista e sua tripulação já estão na cidade de São Sebastião (SP), para importante operação, abastecendo nosso país com grande riqueza vindo do exterior. Nem sempre é fácil cumprir grande missão, porém essa os tripulantes estão de parabéns. Foram incansáveis. Erros foram corrigidos. Acertos foram aperfeiçoados. Tem que ser do mar para poder provar água salgada. (RM).

Fonte: (RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios