Presidente do TM ministrou palestra na ESG

Coluna Luís Celso Borges - "Navegando no Social"

O presidente do Tribunal Marítimo o Vice-Almirante Wilson de Lima Filho ministrou palestra na Escola Superior de Guerra, na última segunda-feira dia (18). O Alte expressou sua alegria em retornar à Escola Superior de Guerra (ESG), onde já serviu como Assistente da Marinha e estagiário do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), no ano de 2010. O Presidente do TM proferiu palestra para os 87 estagiários(as) da turma 2022 do CAEPE sobre as atividades da nossa Corte Marítima. A nova turma levará o nome “Bicentenário da Independência do Brasil”. Muito bem escolhido por homenagear esta Efeméride, comemorada por um Brasil livre, soberano e invicto.

Vale ressaltar que a seleta turma é composta por oficiais das três Forças Armadas, Policiais Militares, além de profissionais civis do mais alto nível oriundos (as) de importantes entidades públicas brasileiras e estagiários de diversas Nações amigas. “ESG, estudando o Brasil para melhor serví-lo”.

ANIVERSARIANTE

Na terça-feira (19) esteve aniversariando o Alexandre Carvalho, ele é amigo do colunista a uns 30 anos, o festejo foi ao lado da sua família. Na foto o Alexandre e sua esposa Naira. (Amor nota 10).

ACONTECIMENTOS

A maravilhosa Xaxá Alves, em suas férias na primeira foto na Praia de Iracema em Fortaleza/CE, e nas outras na Praia de Canoa Quebrada, é uma praia do município de Aracati, situada no Litoral Leste do Ceará. Fica a 160 km da capital Fortaleza e 12 km da cidade de Aracati/CE.

A maravilhosa Gaúcha, Beatriz de Souza da Silva, nas primeiras fotos em sua residência em Caxias do Sul/RS. E na outra foto na Praia de Capão da Canoa em Capão Novo/RS, está localizada no litoral norte do estado.

AGRADECIMENTOS

O colunista agradece o bom atendimento que ele recebeu da Sargento Nayara, da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, uma pessoa com muita educação e profissionalismo.

No 4° Distrito Naval a Tenente Ohana e no Ciaba a Tenente Layze, elas desempenham muito bem os seus trabalhos sempre informando o colunista. (Nota 10).

NEWS

Primeira chamada do programa #MédicosPeloBrasil vai contratar 529 profissionais para 24 estados. Cerca de 1,7 mil candidatos devem ser convocados até o fim de abril.

Redução da taxa de energia vai favorecer pequenos negócios, diz Sebrae. Segundo especialistas, segmento foi o mais afetado pela pandemia.

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência oferta cursos online. Inscrições podem ser feitas até o dia 9 de junho.

Anvisa vai revisar atos e resoluções editados durante a pandemia sobre uso emergencial de vacinas e medicamentos.

PRF divulga dados do feriadão com menos acidentes e mais mortos. Nos quatro dias de fiscalização, acidentes graves diminuíram 50% nas estradas federais.

O Balcão Único, sistema lançado pelo Governo Federal que permite a qualquer cidadão abrir uma empresa de forma simplificada e automática, já está presente nas juntas comerciais de 24 estados.

A Receita Federal deu mais um passo em direção à simplificação e à modernização no controle aduaneiro, em benefício de todos aqueles que atuam como intervenientes do comércio exterior.

Vendas externas alcançaram US$ 14,53 BILHÕES em março. Valor é 29,4% superior na comparação com mesmo mês de 2021. As exportações do agro representaram 50% de todo o valor exportado pelo Brasil em março de 2022.

A Secretaria do Tesouro Nacional tem o prazer de anunciar a abertura das inscrições para a 27° edição do Prêmio Tesouro Nacional de Finanças Públicas, que visa a estimular estudos, pesquisas e desenvolvimento de soluções na área de Finanças Públicas.

A construção do terminal de celulose do Porto de Paranaguá/PR está avançada e tem previsão de entrega no 2º semestre deste ano. A expectativa é de que o armazém inicie suas operações em dezembro de 2022.

O Navio-Patrulha (NPa) “Bracuí”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou, em abril, adestramento de lançamento de minas SH-60, qualificando a tripulação na montagem do dispositivo, no guarnecimento de postos e no lançamento simulado de minas de exercício. O treinamento ocorreu na Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA).

O exercício contribuiu também para avaliação da capacidade do meio na condução de Operações de Minagem, atribuição prevista para essa classe de navio enquanto componente da Força de Emprego Rápido do Comando do 4° Distrito Naval.

Porto do Itaqui registra o melhor março da história. O 1º trimestre do ano teve alta de 5% em relação a 2021, mas o destaque ficou para as 2,5 mi de toneladas de cargas movimentadas somente no mês de março. Aumento nos volumes de soja e derivados do petróleo.

O Porto de Cabedelo mais um marco histórico: 1º porto organizado do Brasil a ter 100% de suas áreas regularizadas junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Uma abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo.

Fonte: (CLCB) luiscelsoborges@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios