Entrega da Espada de Oficial-General do Exército Brasileiro

Coluna Luís Celso Borges (CLCB) - "Navegando no Social"

Foto: Antônio Oliveira

Na quinta-feira pela manhã, dia (07/04), no Clube do Exército (Sede Lago) Setor de Clubes Esportivos Sul, Asa Sul, Brasília/DF. A solenidade de Promoção de Oficiais-Generais. O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio, acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Vice-Presidente, Hamilton Mourão, em solenidade de promoção de 30 oficiais-generais do Exército.

General Nagy e Pedro Rebelo

Entre eles o General de Brigada Júlio César Belaguarda Nagy de Oliveira, ele é casado com a Sra. Ana Carolina Silva da Costa, tem um filho Júlio César, Aspirante a Oficial Infantaria, Última comissão: Assistente-Secretário do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Teve como Paraninfo: O General de Exército Júlio Cesar de Arruda e Portador da Espada de General: Cadete de Infantaria Paulo Estêvão Costa Soares.

A solenidade de entrega da espada de General aos Generais de Brigada obedece a um cerimonial que simboliza a importância da investidura do Oficial no posto de General, enfatizando os vínculos que o unem ao passado e ao futuro do Exército Brasileiro. Ao Chefe do Estado-Maior do Exército caberá saudar os novos Generais em nome do Exército.” (Portaria do Comandante nº 554, de 28 de julho de 2008).

A Espada de General

 A espada de oficial do Exército Brasileiro recebida em outra, distante e igualmente significativa, cerimônia será substituída pela de oficial-general. Se aquela exigia o punho enérgico e forte do jovem recém-formado para abrir as trilhas que as missões indicavam, esta exige sabedoria e capacidade de julgamento para indicar os caminhos a serem desbravados. Se aquela admitia a ousadia dos afoitos, esta impõe a audácia dos serenos. Se aquela empolgava os subordinados com a simples presença do tenente, esta só os arrebatará se o líder conquistar suas confianças pelos exemplos e ensinamentos que distribuir. Se aquela demandava o bem-estar dos subordinados, esta converte o general em guardião das condições de vida, pessoais e profissionais, das gerações militares que o sucederão. Se aquela permitia ao comandante apontar com facilidade o objetivo sempre ao alcance da vista, esta o desafiará a encontrá-lo muito além dos limites do horizonte tático. Se aquela identificava o oficial como veículo dos valores do Soldado, esta o evidenciará como o depositário dos valores da própria Instituição. Se aquela, em seu fio, consagrava a vitória do Brasil no campo de batalha, esta, em sua lâmina, afiança no seio das nações a soberania e a perenidade da Pátria Brasileira! (Fonte: Assessoria de Comunicação Social – ASCOM)

Ana Carolina(esposa do general) General Nagy, Ludmilla e Pedro Rebelo Araújo

SOAMAR-GOIÂNIA

Os Soamarinos de Goiás. Sônia e Pedro Rebelo Araújo, doaram 60 caixas de bombons Garoto. A distribuição será feita pela Capitania Fluvial de Goiás para crianças de baixa renda em comemoração da Páscoa.

VILA DO CONDE

O Porta de Vila do Conde (PA), foi destaque nacional ele movimentou 27% a mais neste primeiro bimestre do que no anterior. Em 2022, a instalação paraense movimentou três milhões de toneladas. O Terminal Aquaviário de Madre de Deus (BA) movimentou 3,2 milhões de toneladas, aumento de 16%. De acordo com as estatísticas, os terminais privados movimentaram 120,1 milhões de toneladas em janeiro e fevereiro, queda de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. Os portos públicos movimentaram 59,6 milhões de toneladas, aumento de 8%.

ALYRIO SABBÁ

No dia (07), fez um ano da partida do nosso saudoso Colunista do Jornal O Liberal Alyrio Sabbá, em sua coluna sobre o setor naval que navegou por 54 anos, sempre defendendo a navegação na Amazônia. Ele deixou um grande legado e com muitas saudades para seus milhares de amigos. Eu fui o seu fotografo por 24 anos, ele foi um grande mestre para mim, com seus conselhos e lições de vidas. Hoje eu tenho o meu site e a minha coluna, sendo uma continuação dos seus ensinamentos.

CONVITE

O Colunista foi convidado pelo Comandante da Base Naval de Val de Cans, CMG (EN) Otávio Henrique Paiva Martins Frontes, para estar presente na Cerimônia alusiva ao 132° Aniversário do Corpo de Engenharia da Marinha, Corpo de Engenheiros da Marinha, que será realizado na Base Naval de Val de Cans, às 9 horas do dia 12 de Abril.

ACONTECIMENTOS

A maravilhosa Rosangela Vidigal, estar na Direct Marine em Belém/PA, e com sua filha Paloma Vidigal, na Praia de Jericoacoara, é uma vila toda feita de areia do município de Jijoca, localizado a 300km de Fortaleza, na costa oeste do Ceará.

A queridíssima Wanda Fonseca, ela está nas fotos caminhando para seu trabalho na ensolarada Belém/PA nas manhãs e a tarde tem a tradicional chuva.

A belíssima Maria José Coelho, ela está na primeira foto em um Hotel em Natal/RN, e na duas fotos na Praia da Enseada dos Corais no Cabo de Santo Agostinho/PE. Antigamente chama-se Praia do Boto e fica entre as praias Gaibu e Pedra do Xaréu. O lugar é paradisíaco, com areia branca, águas cristalinas e coqueiros.

A queridíssima Claudia Santos que aniversariou nesta semana, ela está na foto no Balneário Santo Antônio em Magalhães Barata/PA.

NEWS

Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), esteve reunida com a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (Sefaz) para tratar sobre a isenção da alíquota sobre o ICMS cobrado na Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação nas saídas interestaduais de suínos vivos.

A consultoria Cogo Inteligência em Agronegócio realizou a 1ª pesquisa de intenção de plantio da safra brasileira de grãos 2022/2023. O estudo aponta uma produção recorde de 320,2 milhões de toneladas, puxada pela recuperação da produtividade nas lavouras de verão, com expansão mais moderada das áreas de soja e milho 2ª safra.

O Índice de Preços de Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) alcançou média de 159,3 pontos em março, alta de 17,9 pontos (12,6%) ante fevereiro e o maior nível já alcançado desde o início da avaliação, em 1990. A alta foi liderada pelos aumentos dos subíndices de preços de óleos vegetais, cereais e carnes. Os subíndices de preços de açúcar e de laticínios também avançaram significativamente.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, registrou taxa de 1,62% em março deste ano. O indicador ficou acima dos observados no mês anterior (1,01%) e em março do ano passado (0,93%). Essa é a maior taxa para um mês de março desde a implantação do Plano Real, em 1994.

A 1ª pesquisa de intenção de plantio da safra brasileira de grãos 2022/2023, elaborada pela Cogo Inteligência em Agronegócio, aponta para uma produção recorde de 320,2 milhões de toneladas, puxada pela recuperação da produtividade nas lavouras de verão, com expansão mais moderada das áreas de soja e milho 2ª safra.

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações de carne suína (incluindo todos os produtos, entre in natura e processados) alcançaram 91,4 mil toneladas em março.

As exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 418,8 mil toneladas em março, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O número é 5,7% superior ao volume embarcado no terceiro mês de 2021, com 396 mil toneladas.

A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) realizou, de 02 a 05 de abril, mais uma etapa da Comissão “Farolex”, na qual restabeleceu o Farolete Santana Leste, no Rio Amazonas, localizado à Leste da Ilha de Santana, no município de Santana (AP). O Farolete foi reconstruído, desde sua fundação, e encontra-se operando novamente. A ação contribuiu para a manutenção, conservação e operação dos auxílios à navegação do local, favorecendo a segurança da navegação nas águas interiores da região.

A Base Naval de Val de Cães (BNVC) concluiu com sucesso, no dia 04 de abril, em Belém (PA), a docagem do Catamarã “Rondônia”, pertencente à Empresa de Navegação A.R. Transporte (ENART). A última docagem de navio extra-MB realizada pela BNVC foi em 2018, do rebocador “Pollux”, da empresa Wilson Sons.

Um abençoado domingo a todos, a coluna volta  na quarta-feira.

Fonte: (CLCB) luiscelsoborges@hotmail.com

Por (LCN) @luiselsoborges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios