Capitã de Longo Curso da Marinha Mercante é homenageada pela ALERJ.

Coluna "Convés Principal" - (CLC) - Ricardo Monteiro

Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia.

Em Sessão Solene realizada no dia 07 de Março pela “Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro” (ALERJ), a Capitã de Longo Curso da Marinha Mercante Brasileira Hildelene Lobato Bahia foi homenageada com o “Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro”.
O evento fez parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Dos vários currículos analisados por uma Comissão, foram selecionados 36, sendo premiados somente 10 ilustres representantes feminas, estando nossa querida paraense de Icoaraci entre elas.
Parabéns a nossa ilustre Comandante Hildelene, uma das grandes expressões da Marinha Mercante
Brasileira!

Momento da entrega do Diploma à Capitã de Longo Curso Hildelene

Diploma da Capitã de Longo Curso Hildelene.

Abrammil realiza 2º Torneio de Futebol Amador.

A “Academia Brasileira de Medalhística Militar” (ABRAMMIL) realizou no dia 05 de Março o seu 2º Torneio de Futebol, cujo objetivo foi o de agradecer aos times envolvidos, como o “Entre Amigos”, “Villa Real Sc” e outros que participaram da competição.
Segundo as palavras do Presidente da instituição, Coronel Regis Lermen: “o esporte educa tanto a mente quanto o corpo de quem o pratica. A educação esportiva é capaz de formar atletas brilhantes e transformar vidas. Uma educação de qualidade é uma educação que fomenta o esporte na vida dos alunos. Ensinar um esporte é ensinar a viver”. (Fotos e contribuição: Abrammil).

Presidente Regis Lermen e Acadêmicos da Abrammil.

Acadêmicos da Abrammil ao lado de um dos times participantes do Torneio.

Presidente Regis Lermen entregando troféu a time participante.

Base Naval de Val de Cães (BNVC) realiza desdocagem do NAsH “Pará.

Saída do NA “Pará” do Dique Seco da BNVC.

No último dia 05 de Março, a nossa poderosa “Base Naval de Val de Cães” (BNVC) cumpriu importantíssima e honrosa missão ao realizar a desdocagem do Navio de Assistência (NA) “Pará”, pertencente ao “Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte”.
A saída do Dique Seco foi acompanhada pelos Oficiais e guarnição da Base, contando com o auxílio do Empurrador “Iguana”, da empresa “Reicon”, sendo cumpridos todas as normas e protocolos de segurança para esse tipo de manobra.
Atualmente o Comandante da BNVC é o Capitão de Mar e Guerra (EM) Otávio Henrique Paiva Martins Fontes, que assumiu o timão dessa importante organização militar sob o Comando do 4º Distrito Naval em Janeiro desse ano.
Parabéns ao Comandante e tripulação da Base Naval de Val de Cães!

Mais uma missão cumprida pela BNVC.

Convenção sobre Gerenciamento de Lastro é promulgada no Brasil.

No dia 02 de Março, a Presidência da República editou decreto promulgando a “Convenção Internacional para Controle E Gerenciamento de Água de Lastro e Sedimentos de Navios”.
Essa Convenção foi firmada em 2004 e ratificada pelo Congresso Nacional em 2010, tratando das obrigações dos países e empresas em relação aos impactos nos oceanos e mares da atividade naval. Para operar nos portos, os navios possuem os seus respectivos “Planos de Gerenciamento de Água de Lastro” que detalham as medidas de segurança e procedimentos para destinação da água e sedimentos.

RUMO CERTO

O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar participou de importante live sobre Marinha Mercante no dia 10 de Março patrocinado pelo Jornal “DR”, tendo como apresentadora Raphaella Santana.

O Capitão de Cabotagem Allan Moreira esteve presente na “Cerimônia para o Desenvolvimento do Turismo Náutico”, realizado pelo Ministério do Turismo no dia 08 de Março, em Brasília.

Nesse mês da mulher, nossa amiga Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia estará com a agenda cheia. Com certeza representará muito bem a classe feminina

Cordial contato do Comandante da Base Naval de Val de Cães, Capitão de Mar e Guerra (EM) Otávio Henrique Paiva Martins Fontes, ao colunista, agradecendo a nota publicada.

Nosso grande amigo Major PMPA Juniel Maciel sempre lendo a coluna e enviando mensagens ao colunista. Gente fina é outra coisa. Com certeza chegará a cargos elevados. Aos bons, Deus ajuda.

A 2ª Oficial de Náutica Luciane Mirelle Correa Takeda é a única representante feminina embarcada no NT “André Rebouças”. Excelente profissional.

Agradecimentos a querida Lucidea, funcionária do Estado, lotada na Seduc. Sempre lendo a coluna. Ela que é natural do Moju (PA).

Completado o primeiro mês de embarque pelo colunista e sua tripulação, no momento em que o navio se destina a Galveston, nos Estados Unidos. Tomara que passe rápido.

A bela Tenente Tainá, que foi Praticante no NT “Dragão do Mar”, em 2020, sentindo saudades do tempo a bordo que, segundo ela, a tripulação amenizava as saudades de casa.

O Capitão de Fragata (EM) Carlos Evandro da Cunha Bezerra lembrou do CMG Fábio da Silva Andrade por ocasião da comemoração dos 20 anos da formatura da Turma “Ayrton Senna da Silva” no CIABA, em 2017.

NAVEGANDO

No dia 28 de Fevereiro ocorreu naufrágio de uma embarcação na costa sul do Rio de Janeiro, nas proximidades da Ilha Jorge Grego, na Baía da Ilha Grande, município de Angra dos Reis. Quatro pessoas foram resgatadas logo após o acidente. As buscas por dois desaparecidos foram coordenadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Marinha.

O Ministério da Defesa prestou homenagem significativa no Dia Internacional da Mulher destacada pela força e heroísmo. A Marinha conta atualmente com mais de 12,7%% de mulheres, o Exército com 6,4% e a Aeronáutica com 19,7%, nos dando o total de mais de 35 mil representantes femininas nas Forças Armadas, com mérito e competência

Ontem foi a estreia do “Jobsafe Podcast #7” da “Safety Seed Consultoria”, em seu canal do youtube. Desta vez trazendo a participação do Sr. Carlos Hipólito, que é instrutor de Operações Ferroviárias. Foram debatidos os riscos e curiosidades dessa profissão, bem como os procedimentos operacionais, situações de emergências e outros assuntos de relevante importância. Recomendo assistir.

A “Organização do Tratado do Atlântico Norte” (OTAN) afirmou através de seu Secretário Geral, Jens Stoltenberg, que está preparada para proteger seus 30 países membros e que vai impedir que a Rússia expanda sua agressão sobre a Ucrânia.

O Exército Brasileiro comemorou o Dia Internacional da Mulher com o lançamento de paraquedistas. Em ação conjunta com a Força Aérea Brasileira, 24 mulheres paraquedistas militares foram lançadas na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), localizada no Rio de Janeiro, a bordo da aeronave C-105 Amazonas, isso no dia 03 de Março.

Em 2021, a empresa de navegação “Log In” obteve sua melhor movimentação anual de contêineres dos últimos nove anos, registrando crescimento de 29% nos volumes transportados. Isso também foi beneficiado pela alta do mercado internacional, garantindo elevação de 24% em sua receita.

O Píer 99, recém-construído no terminal maranhense do porto de Itaqui, realizou sua primeira operação de carga completa, ao embarcar 59.002 toneladas de celulose no navio “Pelican Arrow”. O agenciamento foi de responsabilidade da empresa “Wilson Sons”. A carga será destinada aos portos de Pallice (França) e Fushing (Holanda).

O “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe), comemorou o 252° Aniversário do Corpo de Intendentes da Marinha, outorgando o título de “Intendente Honorário” aos senhores Leonardo Fadul Pereira (AGU-PA) e ao CT (RM2) Breno Rafael Pinheiro Bastos. Seu atual Comandante é o Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcos Antônio Souza de Assis.

O Tribunal Marítimo (TM), que tem como Presidente o Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho, prestou homenagens às mulheres em seu dia. Como convidada especial, tivemos uma ilustre Comandante da Marinha Mercante Brasileira. Voltaremos com essa matéria na próxima edição.

Entre os dias 07 e 22 de Março, doe seu livro usado ou novo. O Programa “#LeituraNaFronteira” é uma iniciativa do Comando do 4º Distrito Naval e visa a criação de uma biblioteca na Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque para estimular a leitura da família naval. Para mais informações: (91) 3216-4017 ou email com4dn.imprensa@marinha.mil.br. (RM).

Fonte: (RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) Seguir no Twitter do Site: @luiscelsonews

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios