CLC Hildelene Lobato Bahia é a nova Embaixadora da IMO no Brasil.

Coluna "Convés Principal" - (CLC) - Ricardo Monteiro

CLC Hildelene ao lado do CLC Gondar.

A nossa querida amiga Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia agora é Embaixadora Marítima da Boa Vontade da IMO (International Maritime Organization) no Brasil. Ela substituiu o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, indicado em 2017, cujas atividades foram encerradas em 31 de Dezembro de 2021.
O Brasil, por possuir Representação Permanente juto a IMO, indicou e submeteu a CLC Hildelene para exercer o cargo, que terá um período máximo de 5 anos, onde sua missão será de aumentar o público-alvo e inspirar novas gerações de marítimos.
Os embaixadores nomeados são incentivados a compartilhar sua vocação pelo mundo marítimo, particularmente com jovens iniciando seus estudos, estágios e carreiras, convidando-os a considerar opções profissionais ligadas ao mar e à indústria marítima.
A CLC Hilelene é Oficial formada pelo CIABA em 2000. Comandou os navios “Carangola” e “Rômulo Almeida”. Tem 2.555 dias de mar ao longo da carreira e, atualmente, exerce as funções de fiscal de contratos, membro do Corpo Docente da Academia de uma empresa estatal e auxilia na ambientação dos novos Praticantes que irão realizar estágio no mar.
Parabéns a amiga Hildelene e sucesso nessa nova missão!

Certificado da CLC Hildelene de Embaixadora da IMO.

ABRAMMIL realiza homenagens na cidade de Itaperuna.

Coronel Regis Lermen, Presidente da Abrammil, ao lado de autoridades civis e militares.

No dia 17 de Fevereiro de 2022, a “Academia Brasileira de Medalhística Militar” (ABRAMMIL) realizou Cerimônia de entrega de medalhas na cidade de Itaperuna (RJ). O evento ocorreu no Auditório “Waldemar Zveiter”, na 11º Subseção da OAB/RJ.
Foram homenageados, com as várias medalhas da instituição, os seguintes militares pertencentes a Polícia Militar do Rio de Janeiro: Coronel Ibiabina (Comandante do 6CPA) e Tenente-Coronel Luiz Cláudio (Comandante do 29BPM).
Também receberam as condecorações o Delegado de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Sr. Geraldo (Chefe da 6DPA), Dra. Aline (Juíza de Direito), Tenente Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais Márcio (47 BPM) e jornalista Altevo, além de outras personalidades e autoridades.
Conforme mencionado pelo Coronel Regis Lermen: “E aquele que compartilha conhecimentos, que ensina e aprende humildemente com seus semelhantes, merece receber todo o reconhecimento, toda honra e felicitações, todos os dias”. (Fotos e contribuição: Abrammil – Cel. Regis Lermen).

Autoridades civis e militares foram homenageadas com medalhas da Abrammil.

Homenageados da Abrammil.

O evento ocorreu na sede da OAB/RJ, em Itaperuna.

Navio-Patrulha Oceânico “Apa” realiza evacuação médica de tripulante de Navio-Tanque estrangeiro.

A Marinha do Brasil sempre prestando seus serviços e solidariedades aos homens e irmãos do mar.
No dia 14 de Fevereiro, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” realizou evacuação média de tripulante a bordo do NavioTanque (NT) “Gotland Sofia”, de bandeira de Bahamas, quando navegava a 40 milhas do Rio de
Janeiro.
Com sucesso, o tripulante que sofria de dores, após uma queda, foi retirado de bordo e conduzido até o Cais da Portuguesa, onde uma ambulância já o aguardava. (Foto e colaboração: Centro de
Comunicação Social da Marinha).

Resgate em navio mercante estrangeiro

Aniversariante de 18 de Fevereiro – Colunista Luiz Omar.

Aniversariou no último dia 18 de Fevereiro, o grande amigo e colega Prático do Rio Amazonas (ZP1) Luiz Omar Pinheiro, que aparece na foto ao lado do colunista.
O Luiz Omar também atua nos meios de Comunicação Social, através de sua coluna “Navegação em Foco”, que estampa as páginas no jornal “O Liberal” de Belém (PA) todos os domingos, terças e quintas-feiras, bem como no “Portal da Navegação” e no site do “LCNews”.
É muito querido na sociedade paraense e onde quer que esteja presente em virtude de sua acessibilidade e a facilidade de fazer amigos.
Ao lado da família, a passagem de seu dia foi comemorado com muito entusiasmo, devoção e paz.
Feliz aniversário, Luiz Omar. Muita paz, saúde, fé e esperança!

Aniversariante Luiz Omar Pinheiro ao lado do colunista

RUMO CERTO

O Contramestre José Dantas de Amorim Filho pensa nas boas lembranças quando embarcavnos navios. Hoje está aposentado, em repouso merecido ao lado da família, após longa vida no mar.

O ator Nelson Freitas, que é marítimo de formação, lançou importante vídeo comentando sobre a “BR do Mar”. Iniciativa esta da APMM (Associação dos Profissionais da Marinha Mercante).

A professora Selma Grello, que tem bondade enorme e bom coração, sempre agradecendo a coluna e enviando comentários valiosos. Ela tem uma bela história na Marinha Mercante.

Em uma empresa de navegação de bandeira brasileira, os marítimos estão felizes e, ao mesmo tempo, receosos com as mudanças que virão. Torçamos para que tudo dê certo.

O Capitão de Fragata (EM) Carlos Evandro da Cunha Bezerra, amigo do colunista de vários anos, sempre acompanhando as viagens pelos países afora.

Outro grande amigo que acompanha as viagens na íntegra, bem como é leitor da coluna, chamase Djalma Santos, residente em Recife (PE).

O Capitão de Mar Guerra Rodrigo Antônio da Costa Costeira, continua servindo na área do Comando do 4º Distrito Naval, após ter passado o Comando da “Base Naval de Val Cães” (BNVC), em Janeiro desse ano.

Comentário confirmado: O Comandante Hugo de Oliveira Alcoforado é um verdadeiro expert em Legislação Marítima. Seu navio é um dos melhores da frota.

A Tenente Layza sempre cordial conosco. Ela faz parte da Assessoria de Comunicação Social do CIABA, diga-se de passagem, exercendo muito bem a função. Tem um grande fotógrafo que é o Marinheiro Saraiva.

NAVEGANDO

O Programa Antártico Brasileiro (Proantar) retomou seus projetos de pesquisas na Antártica, após um ano de interrupção em função da pandemia de Covid-19, que ainda assola a humanidade. Nesse ano, a Marinha do Brasil comemora o 40º Aniversário do Programa.

O Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, realizou importante palestra no dia 22 de Fevereiro com o tema “A Evolução da navegação Marítima e os impactos para o Amapá”. O evento foi realizado na Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), contando com as presenças de várias autoridades civis e militares.

A “Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará” (EAMCE) realizou a Cerimônia de Formatura e Juramento à Bandeira de 272 alunos da Turma November/2021. O evento foi realizado em 18 de Fevereiro, com público restrito, sendo presidido pelo Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Moraes Ferreira, que também foi Comandante do CIAGA.

Oficialmente, as mulheres ingressaram no Exército Brasileiro em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, contando com 67 Enfermeiras Hospitalares e 6 Especialistas em transporte aéreo, que contribuíram para a Força Expedicionária Brasileira (FEB).

A primeira turma de mulheres matriculadas na “Escola de Administração do Exército” foi em 1992, quando 49 entraram no curso. Já o “Instituto Militar de Engenharia” (IME), localizado no Rio de Janeiro (RJ), recebeu 10 mulheres em 1997. Em 2017, o Exército iniciou a formação do segmento feminino em curso de Linha de Ensino Militar Bélico. Hoje, temos Oficiais combatentes formadas pela “Academia Militar das Agulhas Negras” (AMAN).

Continua a atuação dos militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, em apoio e cooperação com a Defesa Civil, no transporte e distribuição de donativos às vítimas atingidas pelas enchentes na cidade de Petrópolis (RJ). Já foram repassadas 188 toneladas, além dos atendimentos médicos em Hospital de Campanha.

O navio mercante de bandeira turca, atingido pelos ataques russos à Ucrânia, quando navegava no Mar Negro, em Odessa, chama-se “Yasa Júpiter”. Fotos circulam nos meios sociais onde aparece o Passadiço com vidros estilhaçados das vigias.

Mais um navio mercante atingido por um míssil russo: o cargueiro “Namura Queen” quando navegava ao largo da costa da Ucrânia, próximo do porto da região de Odessa, em 25 de Fevereiro, ferindo um marinheiro. A proprietária da embarcação é a empresa japonesa “Kyodo”. O navio arvora a bandeira panamenha e tem tripulação filipina. Os navios estão sendo alertados para evitar a área. Lamentável o acontecimento.

Relembro um fato marcante ocorrido há 20 anos, na costa da Galiza. Um acidente com o petroleiro “Prestige”, carregado com cerca de 80 mil toneladas de óleo, que se partiu causando um vazamento de grandes proporções. Contaremos essa história em outra edição.

Em homenagem a Marinha Mercante Brasileira, a prefeitura do Rio de Janeiro nomeou a estação BRT, localizada na avenida “Brasil”, em frente ao CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha), como “Estação Marinha Mercante”. Grande e bela atitude.

Há 20 anos, o ator da franquia “O Exterminador do Futuro”, o famoso Arnold Schwarzenegger, esteve no Rio de Janeiro para passar o período de carnaval. Um segurança foi chamado de “the best” pelo ator. Qual teria sido a profissão desse segurança? Damos algumas opções e voltaremos com a resposta na próxima edição:
(a) Oficial do BOPE do Rio de Janeiro.
(b) Policial Federal.
(c) Oficial de Náutica da Marinha Mercante.
(d) Oficial das Forças Especiais do Exército Brasileiro. (RM).

FONTE: (RM) ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios