Hospital de Aeronáutica de Belém inaugura Memorial

Coluna Navegação em Foco (LOP) - Jornal O Liberal - Terça-feira

Fachada do Memorial do HABE na Amazônia

O Hospital de Aeronáutica de Belém inaugurou o Memorial do HABE. Conhecida como a “antiga residência do Diretor”, a casa onde hoje abriga o Memorial foi construída em 1940, com referência acentuada da Arquitetura Modernista.
Alguns móveis antigos e objetos da época, como mesas, cadeiras, lustres e aparadores foram preservados. Placas de homenagens, livros e muitas fotos complementam esses registros de
grande valor. São registros de atendimentos, missões importantes em aldeias, evacuações aeromédicas,
assistências médica e odontológica em ações cívico sociais, entre outros.
A inauguração fez parte das comemorações do 78º Aniversário do HABE. O espaço fica na Almirante Barroso, e está situado na área anexa ao Hospital de Aeronáutica de Belém. Para visitas, é preciso agendar pelo e-mail scs.habe@ fab.mil.br. As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira, de 9h às 11h.

ESTAÇÃO RADIOGONIOMÉTRICA E BASE NAVAL TEM NOVOS COMANDANTES

Capitão de Corveta (EM) Luis Cunha, Comandante do 4º DN Vice-Almirante Edgar e Capitão de Corveta Raphael de Souza

Dando prosseguimento às trocas de Comando nas Organizações Militares na área do 4º Distrito Naval, foram realizadas, na última quinta-feira, a troca de comando da Estação Radiogoniométrica da Marinha, em Belém. O Capitão de Corveta (EM) Luis Cândido Christo da Cunha substitui o também Capitão de
Corveta Raphael Rangel de Souza.
Na sexta-feira, foi realizada a troca de comando da Base Naval de Valde-Cans, quando o CMG Rodrigo Antonio da Costa Costeira, foi substituído pelo CMG (EN) Otávio Henrique Paiva Martins Fontes. Ambas as solenidades foram presididas pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Edgar Luis Siqueira Barbosa.

CMG (EN) Otávio Paiva, Vice-Almirante Edgar e CMG Rodrigo Costeira

MARES & RIOS

Solidários a situação de calamidade em que Baião se encontra, com cerca de 5 mil famílias atingidas pela cheia do rio Tocantins, o município vizinho, Cametá, está enviando apoio em Saúde, através da UBS
Fluvial, equipes de assistência, através da Secretaria de Assistência Social, e mais de 800 cestas básicas.

A Marinha do Brasil informou que um homem que estava desaparecido, depois de um acidente na Orla de Belém, envolvendo uma “rabeta”, na noite do dia 22, foi localizado com vida no domingo. Outras três pessoas já haviam sido resgatadas vivas. A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental encerrou as buscas e irá instaurar um inquérito administrativo para apurar as possíveis causas e responsáveis pelo ocorrido.

O Porto de Paranaguá, no Paraná, foi uma das paradas de duas embarcações da Esquadra da Marinha Brasileira. A Fragata Independência (F-44) e o Navio-Aeródromo Multipróposito Atlântico(A140) chegaram
na última quinta-feira, 20, e permaneceram atracados no cais paranaense até a manhã do dia de ontem (24).

O Atlântico A-140 é a maior embarcação da Marinha a atracar no porto em toda sua história. Ela tem 208 metros de comprimento (LOA) e 31.7 metros de largura (boca). Entre marinheiros, oficiais e aspirantes, o navio-aeródromo chega com 1.100 pessoas a bordo.

Já a Fragata Independência F-44 faz sua segunda passagem pelo cais paranaense. A embarcação já havia atracado em janeiro de 2019, quando chegou a ser aberta para a visitação publica. A Fragata Independência mede 129.5 metros de comprimento (LOA) e 13.6 metros de comprimento (boca). A bordo, 500 tripulantes.

O Vice-Governador do Estado do Amapá, Jaime Domingues Nunes, durante a visita a Belém, também foi recebido pelo Comandante Militar do Norte, General de Exercito João Chalella Júnior. Eles trataram de assuntos de interesse do Estado do Amapá. Durante a visita, o Vice-Governador estava acompanhado do Diretor Presidente da Nortelog, Kleber Campos.

Fonte: (CNF) (LOP) luizopinheiro@gmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios